4 Erros cometidos nos estudos

4 Erros cometidos nos estudos

icone calendario 29 jan 2021

Não passou no concurso ou Enem? Tudo deu errado? Não entende a matéria ou tem dificuldade? Pois entenda o que você está fazendo errado nos estudos com as dicas da Nova concursos!

banner_nova_468_60_arrumado (Clique aqui e conheça diversas apostilas para concursos públicos )

Anotações

O erro: achar que anotar as coisas na ordem que elas estão sendo lidas.

Por que: Muitas vezes, isso se torna apenas uma cópia. Isso não garante que você tenha absorvido o conteúdo.

O que fazer? Para garantir que você está entendendo a matéria, faça anotações pontuais, coisas fora da apostila e que surgiram depois.  Além disso, criar links entre os tópicos discutidos também é útil.

Reforce a informação e faça com que ela tenha algum sentido. Procure recriá-la de uma maneira diferente. Se você anota as informações em tópicos, por exemplo, pode tentar fazer um texto com elas.

Grifo 

O erro: Grifar o livro ou apostila inteiros com marca-texto, sem distinção.

Por que?
Isso é errado porque as cores brilhantes desse tipo de caneta criam um grande impacto visual na página e isso impede você de identificar o que é realmente importante.

O que fazer? Procure selecionar melhor o que será grifado. Pegue os conceitos-chave e faça alguma coisa com eles.

O ideal é transformar as informações grifadas para criar uma espécie de teste. Isso pode ser feito com cartões de fichamento, por exemplo. Além disso, uma boa ideia é usar uma cor para cada necessidade sua.  

Reescrever anotações

O erro: refazer anotações escritas por acreditar que a repetição é um bom caminho para a memorização.

Por que? De fato, a repetição tem o seu valor, mas não sozinho. O ideal é que ela venha acompanhada de testes que você mesmo pode preparar.

O que fazer? Troque as suas anotações com os seus concurseiros de fóruns e crie um exame prático com as anotações dos mesmos.

Memorizar definições

O erro: Só decorar a teoria, sem saber aplicar na prática.

Por que? Nem toda pergunta é igual. Se você não souber fazer ligações entre o que está sendo pedido com a teoria e saber aplicá-la, poderá não só se perder, mas também não terá compreendido nada da matéria.

O que fazer? Depois de ter decorado termos e definições, teste a si mesmo com uma redação na qual você deve discorrer sobre o termo, sua definição e suas aplicações.

Para saber se você realmente aprendeu aquele termo, você deve ser capaz de definir e explicar por que ele tem importância, além de criar comparações com conceitos similares.

Gostou e tem mais alguma dúvida? Comente :D

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais