9 erros fatais de concurseiros iniciantes

9 erros fatais de concurseiros iniciantes

icone calendario 29 jan 2021

Você está dando uma guinada na carreira e resolveu prestar concursos públicos? Então, foco e atenção!

A Nova Concursos traz os 9 maiores erros que o concurseiro de primeira viagem pode cometer diante de um concurso – alguns deles até acarretam a reprovação 🙁  Veja quais:

1. Observar apenas o número de vagas ou a remuneração

Não deixe de observar a vocação, afinidade, formação escolar e experiência no momento de optar por uma ou outra carreira pública. Frequentemente, a escolha leva em conta apenas o número de vagas oferecidas no edital ou o valor inicial da remuneração do cargo.

2. Escolher o concurso pela estimativa de baixa concorrência

Não considere o número de candidatos por vaga. Em regra, a oferta de muitas vagas acaba por atrair mais candidatos, o que reduz matematicamente as chances de sucesso.

3.Não avaliar se está apto para a carreira

Outro ponto importante que o candidato também precisa avaliar é se tem realmente a aptidão para a carreira que deseja seguir. Ela é decisiva para que o servidor mantenha o emprego, tenha um futuro profissional brilhante e seja feliz no trabalho, até se aposentar.

4. Não ler o edital adequadamente

Um erro comum de candidatos é não traduzir o edital. Concurseiro que se preze lê todo o conteúdo da norma que rege o certame. Assim, ele se certifica de que preenche os requisitos para a posse no cargo, ao mesmo tempo que toma ciência de todo o programa que será cobrado nas provas.

5. Não destinar aos estudos o tempo exato que terá para resolver as questões da prova

pelo menos uma vez por semana, destine aos estudos o exato tempo que você terá para resolver as questões da prova. Se a prova tiver previsão de durar quatro horas, estude durante quatro horas seguidas. Com esse tipo de treinamento, você desenvolve agilidade de raciocínio para resolver as questões no tempo estabelecido pela banca.

6. Deixar de estudar na semana que antecede a prova ou privilegiar apenas algumas disciplinas

Abster-se de fazer resumos para revisão na semana que antecede a prova é outra falha que pode comprometer meses – e até anos – de estudo. É preciso manter o ritmo até o momento da prova. O candidato deve revisar todas as matérias, sem exceção.

7. Não esgotar o conteúdo programático contido no edital

O candidato nunca deve achar que este ou aquele item é menos importante e não cairá na prova. Ao contrário, o concurseiro deve estudar todo o conteúdo exigido pela banca examinadora.

8. Não estudar em grupo

Quem não gosta ou não consegue estudar em grupo deixa de aproveitar uma das mais eficazes ferramentas para garantir uma boa preparação e, consequentemente, aumentar as chances de aprovação.

9. Não resolver provas de concursos anteriores

O candidato que não faz isso perde uma ótima oportunidade de melhorar o desempenho nas provas, sobretudo na reta final do concurso. Esse tipo de exercício é uma forma de fixar na mente questões que têm grande chance de ser cobradas pelos examinadores.

Por isso é tão importante ficar atento. Agora que você já sabe, mãos à obra e bons estudos 😉

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais