Acordando sem despertador

Acordando sem despertador

icone calendario 29 jan 2021

como-acordar-sem-alarme Quer acordar sem a ajuda de um alarme? Pois o artigo da Fast Company  ensina a fazer isso e ainda ter muito mais produtividade no seu dia.

“Parece um super poder conseguir levantar sem um alarme, mas é mais viável do que você pensa. É apenas realmente nossa boa e regular biologia- o resultado de seus hormônios lhe preparando para o seu dia.

É um hábito que você pode treinar em si mesmo, tornando-o mais alerta pela manhã e também mais produtivo.

A ciência de como acordar naturalmente 

Os ritmos circadianos do seu corpo são governados pelo núcleo supraquiasmático, um grupo de nervos no centro do seu cérebro que lhe diz quando se sentir cansado e quando se sentir acordado.

A palavra chave aqui é o ritmo: quanto mais consistente forem seus períodos de descanso e despertar, mais rapidamente você vai dormir e acordar, graças a uma proteína chamada PERÍODO (ou apenas PER). 

O número de proteínas PER em nossas células varia ao longo do dia. À noite, os níveis estão baixos e os nossos sistema relaxa de acordo, assim como a pressão arterial,  freqüência cardíaca, além de os processos mentais todos começarem a desacelerar.

Com a aproximação da manhã, os seus níveis de PER sobem, elevando a sua temperatura corporal e pressão arterial. Além disso, a mobilização (geralmente entendida e chamada de “estresse”) de hormônios como o cortisol começa a ser liberada em seu corpo, tirando-o do sono e jogando você nas atividades do seu dia.

Mas quando você é acordado de repente por um despertador, você não tem a experiência  gradual de ser acordado por seu ciclo de sono natural; ao invés disso, você está grogue e tropeço – sintomas da inércia do sono.

Um estudo da Universidade de Lübeck, onde 15 voluntários foram convidados a dormir em um laboratório por três noites, provou isso. Os resultados foram, bem, chocantes:

 Uma noite, foi dito ao o grupo que eles seriam acordados às 6 da manhã, enquanto que em outras noites, lhe fois dito que iriam ser acordados às 9 horas da manhã. 

Mas os pesquisadores mentiram – acordaram os voluntários às 6 da manhã de qualquer maneira. E os resultados foram surpreendentes. Os dias em que eles foram informados para acordar cedo, seus hormônios de estresse aumentaram às 4:30 horas da manhã, como se eles estivessem antecipando cedo uma manhã. Quando foram informados de que iriam acordar às 9 horas, os hormônios do estresse não aumentaram – e acordaram grogues.

Em outras palavras, parece que o nosso corpo pode perceber a intenção que estabelecemos para acordar.

É por isso que  manter um ritmo é tão útil: Se definir um tempo para dormir e acordar todos os dias, então o nosso relaxamento e hormônios podem começar a serem ativados em conformidade. Se você fizer isso com um ritmo bastante consistente, você pode não precisar de despertador, afinal.

Por razões semelhantes, aquele seu botão de soneca é traiçoeiro. Quando você acorda pela primeira vez, o seu corpo está em curso com seus hormônios de mobilização, mas colocar a cabeça no travesseiro diz a seu corpo para relaxar novamente- isso confunde o que poderia ser uma rotina matinal clara. “

Por isso, durmam bem, concurseiros! 😀

banner_nova_468_60_arrumado

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais