Análise edital TJ-RS

Análise edital TJ-RS

icone calendario 29 jan 2021

Veja com a Nova Concursos a análise do edital do concurso do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) 2014.

tj-rs-assistente-social-judiciario Compre Agora

 

 

Sobre o concurso TJ-RS 2014:

 Edital: http://www.faurgsconcursos.ufrgs.br/2014/TJRS1401/TJRSEdital1714.htm
Vagas: 133- 116 para o cargo de oficial de justiça e 17 para assistente social judiciário
Níveis: médio e superior
Remuneração: entre R$ 4.054,74 a R$ 9.527,64 de acordo com o cargo
Data provável para a prova objetiva: 25 de maio
Cidades que serão realizadas a prova: Alegrete, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e, se necessário, Região Metropolitana,Santa Maria e Santo Ângelo
Carga horário de trabalho: 40 horas semanais

A prova objetiva para o cargo de oficial de justiça

Parte 1: 30 (trinta) questões objetivas de Língua Portuguesa, valendo 30 pontos;
Parte 2: 40 (quarenta) questões objetivas de Conhecimentos Específicos/Tópicos de Legislação, valendo 40 pontos;
Parte 3: 10 (dez) questões objetivas de Microinformática, valendo 10 pontos.

O conteúdo programático está bem extenso. Este é um concurso que exige mais ainda organização. Saber planejar o horário para estudar e cada tópico do edital é fundamental.

A prova tem a exigência de um mínimo de pontos que o candidato deve alcançar para não ser eliminado. Logo, não adianta ser expert em português e nos conhecimentos específicos e tópicos de legislação e não alcançar a pontuação exigida em microinformática.

Do total de questões da prova (80), é exigido no mínimo 48 pontos para a classificação.

Só a matéria de Português vale 30 questões. O edital exige do candidato o conhecimento vasto da língua portuguesa, juntando praticamente todas as matérias usadas nos concursos públicos (Lembrando que o mínimo de acertos para não ser eliminado é de 18 questões).

Definitivamente, são quase todos os tópicos de uma gramática completa. Por isso, estude-a com afinco, destacando (se quiser, anote em um arquivo) as principais regras e os exercícios que tiver mais dúvidas.

Principais tópicos da prova de português:

1. Ortografia
2. Morfologia
3. Sintaxe
4. Pontuação
5. Semântica
6. Leitura, análise e interpretação de texto

Conhecimentos específicos e tópicos de legislação

O direito é parte fundamental nas atividades realizadas pelo oficial de justiça. Nos conhecimentos específicos e tópicos de legislação o candidato precisa de no mínimo 24 acertos de 40 questões para não ser eliminado do concurso. Por isso, estude detalhadamente cada tópico do edital.

O oficial de justiça do TJ-RS precisa ter especial atenção para o direito e as leis brasileiras. As atividades relacionadas ao serviço público, o âmbito da administração pública, as funções essenciais à Justiça e o Poder Judiciário são alguns dos tópicos relacionados do programa de direito constitucional.

Regras relativas ao tempo e lugar dos atos processuais, à citação por hora certa, as mudanças ocorridas no processo de execução, envolvendo principalmente cumprimento de sentença, à impenhorabilidade dos bens são matérias que o candidato não pode deixar de estudar em relação ao direito civil e processual civil.

Em relação ao processo penal, atente ás peculiaridades existentes nos atos de comunicação dos juizados especiais, bem como a Lei Maria da Penha e Lei de Tóxicos, temas recorrentes nos concursos para oficiais de justiça.

Veja no edital: http://www.faurgsconcursos.ufrgs.br/2014/TJRS1401/TJRSEdital1714.htm os tópicos do programa de legislação administrativa.

Programa de microinformática

– Conceitos básicos de Certificação Digital
– Sistema Operacional: Microsoft Windows 7 Professional (32 e 64-bits) operações com arquivos; configurações; segurança e proteção.
– Processador de Textos: LibreOffice Writer 3.3 ou superior Formatações; recursos básicos.
– Planilha Eletrônica: LibreOffice Calc 3.3 ou superior recursos básicos; formatação de planilhas; funções; operações com células.
– Programa de Acesso a Correio Eletrônico: Microsoft Outlook Web App do Exchange Server 2010; recursos básicos do programa; seleção de destinatários; anexos.
– Navegador de Internet: Microsoft Internet Explorer 9 ou superior (32-bits) recursos básicos de navegação; segurança e proteção de navegação; ferramentas de busca.

Agora é com você!

A Nova Concursos deseja a todos uma ótima prova!

banner_nova_468_60_arrumado

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube ! Gostou? Não deixe de votar abaixo!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais