Concurso Banco do Brasil: Como estudar matemática? | Nova Concursos

Como estudar matemática para o concurso Banco do Brasil?

icone calendario 01 abr 2021

O Banco do Brasil segue estudando um novo edital para preenchimento de vagas de Escriturário, nível médio, para o concurso Banco do Brasil . Com isso, aumentam as expectativas quanto aos estudos para preparação dos candidatos.

O certame segue previsto para 2021, mas não foi publicado ainda por problemas internos na instituição e devido à pandemia da Covid-19. Confira neste artigo, o que deve ser estudado na disciplina de Matemática para o concurso.

Concurso Banco do Brasil: o que estudar?

O concurso Banco do Brasil é muito concorrido, o que gera aos candidatos uma maior força tarefa com os estudos. Porém, como o edital para o novo concurso ainda não foi divulgado, o edital do último certame poderá ser usado como modelo de estudos.

Último edital como base

Publicado em 2018, o documento servirá de base, uma vez que as vagas previstas também têm foco na área de Tecnologia da Informação. Os candidatos foram avaliados por meio de tópicos como Lógica (Lógica Proposicional) e Matemática, que tinha o tema predominante de Ágebra e Álgebra linear.

Por outro lado, a Matemática Financeira não especificou seus tópicos, fazendo com que os estudos sejam iniciados por todas as áreas da disciplina. Das cinco questões da prova, duas foram de sequências, uma de função, uma de raciocínio aritmético e uma de Matemática Financeira (porcentagem).

Estudar Lógica Proposicional, Álgebra e Álgebra Linear é um bom começo para quem quer se aprimorar para as provas. Os candidatos devem buscar um sólido conhecimento teórico e questões de nível médio.

Lógica Proposicional: como estudar?

A Matemática, em 2018, contou com quatro temas, sendo 40% sobre Lógica Proposicional. Por isso, é preciso ficar atento, uma vez que, com o exame tendo foco na área de TI, poderá ser exigir conhecimentos nesse nível.

O que pode animar os concurseiros é que de 2018 para 2021 a disciplina não teve nenhuma mudança, então, o Banco do Brasil poderá surpreender caso inserisse questões de Matemática Básica para avaliação.

Cronograma de estudos

Não menos importante que o decorrer do tempo de estudo, o cronograma é algo essencial para quem quer se organizar e estudar focado e sem deixar nenhum assunto para trás.

É uma dica importante que os candidatos comecem seus estudos pelo tema de sequências, abordando tabela verdade, negação e equivalências; passando para progressões aritméticas, com noções de conjuntos, relações e funções e funções polinomiais (1º e 2º graus); e progressões geométricas, funções exponenciais e logarítmicas; seguindo depois para Matemática Financeira, Álgebra linear com os tema matrizes, determinantes e sistemas lineares .

Concurso Banco do Brasil: provas

No último concurso , em 2018, 150 mil candidatos foram convocados para as provas, aplicadas nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Composta por 70 questões em 2018, a prova objetiva do último certame abordou disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos, sendo:

Conhecimentos Básicos – 20 questões

  • Língua Portuguesa (05)
  • Língua Inglesa (05)
  • Atualidades do Mercado Financeiro (05)
  • Matemática (05)

 Conhecimentos Específicos – 50 questões

  • Conhecimentos Bancários (05)
  • Probabilidade e Estatística (20)
  • Conhecimentos de Informática (35)

Os concorrentes ainda realizaram uma redação, no modelo de um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 30 linhas.

Concurso Banco do Brasil: vagas previstas

Previsto para 2021, o edital do concurso Banco do Brasil ainda não tem data para ser divulgado. Entretanto, devem ser abertas 120 vagas para o cargo de Escriturário, com foco na área de TI.

De acordo com o órgão, a banca organizadora do certame já foi definida, porém o nome ainda não foi informado.

O regime de contratação será o celetista e o nível exigido é o médio. Para a carreira, os salários iniciais são de R$ 4.036,56, com jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Além do salário, que já envolve os auxílios-alimentação e refeição, os contratados ainda contarão com os seguintes benefícios:

  • participação nos lucros (geralmente paga duas vezes ao ano);
  • planos de saúde e odontológico;
  • previdência privada com participação do banco;
  • auxílio-creche/babá; e
  • auxílio ao filho com deficiência.

Uma novidade é que o concurso Banco do Brasil deve permitir ao candidato escolher o local de trabalho, uma vez que que o banco estuda manter o sistema home office mesmo após a pandemia da Covid-19.

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital com 120 vagas será divulgado pós-pandemia!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais