Como retomar os estudos em 2019. Vamos Juntos!

icone calendario 31 dez 2018

É inevitável extravasar um pouco (ou muito!) no fim de ano. Festas com a família, natal, réveillon, viagens, etc. Isso, é claro, para você que mantém uma rotina comum – ou seja, com exceção daqueles focados ao extremo que não param de estudar por nada nesse mundo.

Com isso, após a virada de ano, ao tentar retomar os estudos certamente você deve sentir uma sensação ruim, péssima em alguns casos, de falta de ritmo nos estudos, baixa motivação, além da sensação de ter se esquecido de boa parte do conhecimento que havia adquirido em meses de estudos.

Calma! Não se apavore! A seguir, apresentaremos algumas dicas que irão acelerar a sua retomada nos estudos com qualidade:

1º – Recorde dos seus OBJETIVOS:

 É necessário aquela injeção de ânimo para retomar os estudos. Com isso, é importante que você reforce todos os seus objetivos, o seu sonho em ser aprovado(a) no concurso “X”. Se lembre da razão de acreditar ser vocacionado(a) para o respectivo cargo (se imagine exercendo a função!).

Só com esse pensamento positivo você já conseguirá dar o segundo passo com mais ânimo!

2º – Se organize:

 Após um certo período sem estudar, é natural que seu ambiente de estudos esteja um verdadeiro caos (ou engavetado). Volte a se organizar, colocar todo o material que utiliza no devido lugar. Um ambiente organizado costuma proporcionar mais tempo de estudo e de forma leve e agradável.

3º – Comece pela REVISÃO!

Essa provavelmente é a dica mais importante! Já tive muitos alunos que, diante de um forte ritmo de estudos, alcançavam excelentes resultados em simulados. Após uma pausa de uma semana ou mais nos estudos por conta do fim de ano, tomavam um verdadeiro balde d’água fria com uma queda enorme da nota. Qual o motivo disso acontecer?

É cientificamente comprovado que, após uma semana sem estudar, esquecemos aproximadamente três semanas de conteúdo estudado (variando de pessoa a pessoa, uns um pouco mais, outros menos). Ao retomar os estudos pulando direto para os simulados, a queda brusca será até esperada. Porém, com a queda vem o desânimo e não podemos dar margem para a perda de motivação.

Logo, é importante que retome os estudos revisando todo o conteúdo que adquiriu nas últimas semanas ou meses que antecederam sua pausa. Além de retomarem todo o conhecimento, isso lhe dará mais forças e novo progresso em seu ritmo de estudo.

4º – Agora sim: simulados e questões anteriores.

 Após a bateria de revisões, sentindo-se mais seguro(a), vale a pena encarar os simulados e questões de provas anteriores.

Agora, servirá também como uma espécie de termômetro para você perceber se retomou ou não o nível de desempenho que ostentava antes da pausa.

Além disso, realizar simulados é um excelente método de estudos para acelerar a aprovação!

5º – Pronto! Retome os estudos e siga em frente!

 Retomado o ritmo, bem como relembrado todo o conhecimento já adquirido, você se sentirá mais confiante para continuar buscando novos conhecimentos. Terá também diminuído os riscos de tomar “bomba” em simulados e, com toda essa retomada de forma leve e gradual, afastará de vez a preguiça e o desânimo para seguir em frente rumo ao seu sonho da aprovação.

Se você gostou das dicas e quer fazer de 2019 o ano da sua aprovação, acompanhe a transmissão que faremos no dia 01/01/2019 às 19h em nosso Canal do YouTube , com dicas e uma dose extra de motivação para você começar o ano com tudo! Vamos juntos! 

“A vida é melhor para aqueles que fazem o possível para terem o melhor”.

Johb Wooden

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais