Concurso Banco do Brasil: Vendas e Negociação | Nova Concursos

Concurso Banco do Brasil 2021: Como estudar Vendas e Negociação?

icone calendario 12 jul 2021

O concurso do Banco do Brasil foi aberto e já está recebendo inscrições. Comece já seus estudos e garanta sua vaga!

Vendas e Negociação é uma matéria cobrada no concurso Banco do Brasil e é necessário ter um conhecimento aprofundado sobre este tópico para garantir uma boa nota final nos exames.

Fizemos um compilado de assuntos sobre Vendas e Negociação que mais caem nas provas do Banco do Brasil e reunimos algumas dicas para você se organizar nos estudos.

Dicas de estudo

Estudar em casa e por conta própria não é uma tarefa fácil, já que para garantir eficiência nessa forma de estudo é preciso ter muito foco, concentração e paciência.

É sempre recomendado que os concurseiros busquem cursinhos caso sintam que estudar sozinho não dá tantos resultados quanto o desejado.

Porém, se estudar por si só é a opção que você tem, saiba que com organização e dedicação essa tarefa se torna muito produtiva.

Primeiramente, é bacana manter um cronograma de estudos. Definir horários e criar uma rotina (e segui-la!) é um ótimo jeito de começar a se organizar.

Avalie o seu dia a dia e considere os seguintes pontos:

  • Você trabalha? 
  • Quais atividades comprometem meu tempo? 

Tendo em mente quais as atividades você exerce durante a semana, será mais fácil para estruturar o seu horário para estudos.

Além dos horários, no cronograma você pode definir os dias em que você vai estudar determinado conteúdo.

É claro que o ritmo de estudo, as horas dedicadas por dia e a divisão das matérias é muito subjetiva. Cada candidato deve levar em conta seus horários disponíveis e as matérias nas quais encontra mais dificuldade.

Dica: as matérias mais difíceis para você, concurseiro, devem ter uma atenção maior!

Outra dica é procurar vídeo aulas somente para aqueles conteúdos extremamente difíceis e que necessitam realmente de uma explicação de alguém que entende daquilo. As vídeo aulas para matérias mais fáceis podem virar um contratempo se não forem usadas com cautela.

Por último, tente sempre conciliar as teorias com as práticas. Refazer exercícios, inclusive de provas antigas dos concursos Banco do Brasil e da Fundação Cesgranrio, pode ser uma boa maneira para aprender melhor o conteúdo.

Lembre-se: é importante se atentar a cada detalhe do edital do concurso!

Sobre a banca organizadora Cesgranrio

Além de seguir dicas de estudo, uma boa forma de se preparar para um certame, é conhecer a banca que o organizará.

No caso do certame do Banco do Brasil, a instituição que realiza essa função é a Fundação Cesgranrio, que tem 40 anos de experiência na área de concursos.

A Fundação Cesgranrio costuma manter um nível médio de dificuldade em suas provas em comparação com bancas como o Cebraspe ou a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além disso, a organizadora é conhecida por utilizar a matéria completa que é indicada no edital, o que faz com que os candidatos tenham um conteúdo extenso para estudar.

Pegadinhas são comuns nas questões preparadas pela banca e, por isso, exige muita atenção por parte dos concurseiros, que não podem se deixar enganar pelos enunciados curtos e objetivos.

As perguntas normalmente são de múltipla escolha com cinco opções de resposta, sendo somente uma a correta.

É importante que o candidato se atente ao estilo de questões e assuntos que a banca costuma cobrar em seus exames, portanto refaça provas e preste atenção a estes detalhes.

Além disso, o candidato precisa se atentar ao tempo que vai gastar em cada questão, pois as provas do concurso público geralmente são feitas para não dar tempo de serem completadas. Ou seja, o concurseiro precisa ser rápido na resolução das perguntas.

O que é cobrado e táticas para se sair bem na prova

Alguns tópicos do conteúdo programático da matéria de Vendas e Negociação do concurso do Banco do Brasil são:

  • Noções de Estratégia Empresarial: análise de mercados, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento;
  • Segmentação de Mercado: níveis de segmentação e modalidades;
  • Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente: curso total X valor total.

Para o primeiro tópico, é importante estudar Planejamento Estratégico, ou seja, entender o conceito de Visão, de Valores, de Missão, o que é Análise Swot e vantagem competitiva.

para o segundo, o concurseiro pode se dedicar a aprender sobre Marketing de Massa, Marketing de Nicho, Marketing Local e Marketing Geográfico, além do Marketing Digital. Vale ressaltar que esse tópico costuma aparecer bastante nas provas da Cesgranrio.

Por fim, para o terceiro tópico, é importante que o candidato saiba no que consiste o “custo total” e o “valor total” e como eles se relacionam e interferem um no outro.

O concurseiro também precisará estudar Gestão da Experiência do Cliente, Aprendizagem e Sustentabilidade Organizacional, Características do Serviço, bem como Intangibilidade, Inseparabilidade, Variabilidade e Perecibilidade.

Gestão de Qualidade em Serviço e Técnicas De Venda também são tópicos bastante recorrentes nas provas do Banco do Brasil.

Além dessas matérias, existem outras que são cobradas na parte de Vendas e Negociação e elas podem ser encontradas no edital .

Essa matéria de Vendas e Negociação vale 22,5 ponto e entra no critério de desempate, ou seja, é importante se dedicar aos estudos, pois, em caso de empate, o candidato com a maior nota nessas questões ficará em melhor colocação.

A melhor forma de se preparar para essa matéria é montando um plano de estudos que inclui Teoria, Legislação, Revisão e Resolução de Questões.

Saiba mais sobre o conteúdo e sobre como organizar seus estudos com a aula do professor Cristiano Silva:

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil 2021: Edital publicado com 4.480 vagas nível médio!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais