Compartilhar:

Concurso ESA: Como montar seu plano de estudos?

Redator da Nova Concursos

icone calendario 22 mar 2019

Se inscreveu para o concurso da Escola de Sargentos das Armas (ESA), certo? Então vamos focar completamente nas provas objetivas do certame, que serão realizadas no dia 4 de agosto de 2019.

» Prepare-se com a Apostila ESA + 4 Curso Online (GRÁTIS) «

Vamos te ajudar a criar um plano de estudos focado na sua aprovação!

Criando um Plano de Estudos para o Concurso ESA

1. Organizando sua rotina

Antes de planejar seus estudos, você precisa saber o que faz durante o dia. Pense em sua semana e faça uma planilha, no computador ou mesmo à mão, colocando suas atividades e os horários em que são realizadas.

A partir disso, podemos observar quais atividades são imprescindíveis e quais podem ser cortadas, resultando nas horas que teremos livres para estudar. Muita atenção nessa hora, pois o Plano de Estudos será seu companheiro a longo prazo, facilitando a aprovação no concurso dos seus sonhos.

2. Definindo os horários de estudo

Agora que você tem controle sobre sua rotina, é hora de definir quanto tempo está disponível e será direcionado para os estudos.

Uma dica: não é porque você irá delimitar seus horários que é necessário seguir eles a risca. Qualquer horário extra pode servir para revisar algo ou fazer algum exercício.

– Sono

Não existe regra para quantas horas precisamos descansar. Para algumas pessoas, oito horas de sono são necessárias; para outras, cinco horas são suficientes para se sentirem revigoradas.

O método aqui é de “teste e erro”: se você dorme essas oito horas e continua com sono, tente dormir um pouco menos. Ao passo em que vai tentando, o estudante acaba achando seu ponto de equilíbrio e conseguirá, no dia seguinte, aproveitar muito mais as matérias aprendidas.

– Lazer e descanso

Já ouviu o termo “rato de academia”? São aquelas pessoas que vivem fazendo exercício e parece que sempre estão na academia. Neste ponto, será que você está virando um “rato da biblioteca”?

Muitos concurseiros abdicam completamente de momentos de lazer e descanso, acreditando que precisam estar focados em 100% do tempo. O problema é que fazendo isso, o cérebro fica cansado e não absorve todo o conteúdo estudado. É a mesma coisa que acontece quando você está lendo um livro e percebe que não prestou atenção, precisando voltar do começo.

Aproveitar a família, curtir o cachorro ou assistir um filme no final de semana podem trazer uma sensação revigorante para sua preparação e ajudar nos conteúdos estudados. Você pode também definir metas para momentos de lazer, seja ao acabar um capítulo da disciplina ou atingir um número ‘x’ de questões no simulado.

3. Quais as matérias mais importantes?

Nós recomendamos que exista uma média, por assim dizer, em função da quantidade de matérias e do peso em que serão cobradas nos respectivos editais. Assim, podemos dar uma maior atenção para as disciplinas que, com uma questão ou outra, podem significar a diferença entre a aprovação ou não.

Para as matérias que não gostamos, uma dica: pensar de forma positiva pode ajudar. Sério! Ao invés de pensar “não gosto desta matéria”, você pode falar “conforme eu for estudado, esta matéria ficará cada vez mais agradável”. Com isso, nosso cérebro condiciona essa informação e não coloca uma barreira no conhecimento dessas matérias que não são nossas favoritas (ainda).

– Divisão do tempo

Respondidas as questões sobre quais matérias merecem destaque, começaremos a dividir o tempo disposto.

Lembre-se: no cronograma, iremos fazer a separação por matéria. Os conteúdos serão controlados por você, mas deve ser feito em outra aba da planilha ou mesmo em uma folha de caderno, assim você sempre saberá o que já foi estudado, o que revisar e o que ainda será estudado.

» Prepare-se com a Apostila ESA + 4 Curso Online (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso ESA 2019 - Escola de Sargentos das Armas

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais