Pesquisar no blog

Concurso PC PI: O que estudar para a prova de Escrivão?

icone calendario 29 nov 2022

Um novo concurso PC PI  (Polícia Civil do Piauí) está sendo discutido e planejado. A previsão é para oferta de mais de 300 vagas, sendo a maioria para Escrivão. Saiba o que estudar para a prova da carreira!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso PC PI: o que estudar para a prova de Escrivão?

Portanto, o edital do concurso da Polícia Civil do Piauí está em curso e sendo planejado para os próximos meses.

Por isso, quem estiver interessado em entrar na corporação, pode iniciar os estudos através de editais passados.

A carreira que terá mais vagas no próximo edital segundo a previsão, é a de Escrivão. Sendo assim, o último edital para o cargo aconteceu em 2014 e foi organizado pelo Nucepe.

Foram 20 vagas ofertadas. Por isso, veja abaixo as disciplinas cobradas na última avaliação do cargo:

  • Língua portuguesa – 20 questões
  • Noções de Lógica – 10
  • Noções de Informática – 10
  • Conhecimentos Gerais – 10
  • Noções de Direito – 10

Ademais, a prova teve quatro horas de duração, foi aplicada no tipo múltipla escolha, com cinco alternativas, sendo uma única resposta correta.

Demais etapas

  • Prova Escrita Objetiva, tendo caráter classificatório e habilitatório, e Teste de Digitação, com caráter habilitatório;
  • Exames de Saúde (médico), de caráter habilitatório;
  • Teste de Aptidão Física, de caráter habilitatório, e constará de exames atléticos inerentes ao cargo;
  • Exame Psicológico, de caráter habilitatório, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas;
  • Investigação Social, de caráter habilitatório, com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato.

Requisitos

  • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Nível Superior de graduação (Bacharelado
    ou Licenciatura) em qualquer área de formação, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo
    Ministério da Educação;
  • Permissão para dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação, categoria B, no mínimo;
  • Aprovação no Curso de Formação para ingresso na carreira, conforme disposto na Lei Complementar nº 37, de 09
    de março de 2004;

Atribuições

Cumprir e fazer cumprir as ordens legais emanadas dos Delegados de Polícia; dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, ultimação e remessa de procedimentos policiais de investigação; expedir privativa e gratuitamente certidões, preparar expedientes e estatísticas atinentes às atividades cartorárias; ter em boa guarda os livros cartorários, os feitos, documentos a seu cargo e objetos apreendidos, que oficialmente receber; conservar o cartório em boa ordem e classificar ordeiramente os autos de inquéritos, termos circunstanciados, mandados, precatórias e demais atos policiais; acompanhar o delegado de polícia, sempre que determinado, em diligências policiais; reduzir declarações a termos; executar outras atividades cartorárias que forem determinadas pela chefia ou autoridades superiores; dirigir, se necessário, viaturas policiais; executar todas as demais atribuições de polícia judiciária, constantes de leis bem como do Regulamento Geral da Secretaria da Segurança Pública.

Salários

Posteriormente, de acordo com o último edital, os aprovados contaram com salários de R$ 3.194,35.

Além disso, há ainda demais vantagens previstas na Lei Estadual nº 6.123, de 08 de novembro de 2011.

Apesar disso, conforme ranking divulgado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, o atual salário de Escrivão é de R$ 6.920,00.

Quando será publicado um novo concurso PC PI?

Assim, o secretário de Segurança Pública do estado, coronel Rubens Pereira, afirmou que o edital do concurso da Polícia Civil do Piauí  sairia ainda em 2022.

Entretanto, é possível que ele fique para o primeiro semestre de 2023. Certo é que ele está sendo planejado.

Além disso, o assunto esteve em pauta na audiência pública da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), no início deste mês.

Durante a discussão do orçamento estadual de 2023, a categoria aproveitou para expor a necessidade de um novo edital.

Segundo o diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Marlon Mauriz, o estado possui hoje apenas um Escrivão.

Diante disso, policiais civis que são treinados para investigação estão realizando esta função. Por isso a necessidade e urgência.

“Há mais de 10 anos a Polícia Civil opera com menos de 50% do efetivo necessário para atender a população do Piauí. Além disso, os sindicatos não têm voz e vez na construção do orçamento”, disse.

“Temos secretarias que não têm mais servidores efetivos, apenas serviço prestado. Então precisamos realizar um concurso que abranja todas as áreas, em que as Polícias Civil e Penal podem ser contempladas”, respondeu Rejane Tavares, secretária de Planejamento.

Previsão de vagas

Além disso, já se sabe que serão ofertados cargos de Agente e Escrivão, além de cargos de apoio, como área administrativa e psicólogos.

Entretanto, o quantitativo de vagas ainda não está definido, mas a previsão é que sejam mais de 300 vagas.

Recentemente, o Delegado-geral da, Luccy Keiko, afirmou que serão ofertadas vagas para todos os cargos da corporação. Portanto, veja a possível distribuição:

  • Escrivão: 199 vagas
  • Perito Criminal: 56 vagas
  • Auxiliar de Necropsia: 10 vagas
  • Técnico de Apoio as Atividades Policias: 20 vagas
  • Analista de Apoio as Atividades Policiais: 20 vagas
  • Assistente Social: 10 vagas
  • Psicólogo: 10 vagas.

Vale destacar que esse número foi indicado pela polícia civil, que realizou estudo de impacto financeiro em março.

Ademais, vale recordar que um novo estudo havia sido solicitado para averiguar a possibilidade de que mais carreiras fossem contempladas pela próxima seleção.

Nesse sentido, as carreiras de Técnico de TI, Analista de TI e Comunicador Social somariam 41 oportunidades ao concurso público.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso PC PI: Comissão organizadora definida! Edital iminente!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais