PC SP: Como é o curso de formação na Acadepol | Nova Concursos

Concurso PC SP: Saiba como é o curso de formação na Acadepol!

icone calendario 04 mar 2021

Uma das etapas do concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) é o curso de formação na Acadebol, onde são ministradas aulas teóricas e práticas. A Nova Concursos preparou este artigo para lhe auxiliar nessa etapa. Então, saiba como é o curso de formação na Acadepol!

Curso de formação do concurso PC SP

O concurso PC São Paulo é composto por diferentes etapas avaliativas que constam de provas objetiva e discursiva, prova oral, comprovação de idoneidade e conduta, além de uma prova de títulos.

Após a aprovação nas etapas acima citadas, os candidatos nomeados são submetidos ao Curso de Formação da Acadepol (Academia de Polícia).

Importante mencionar que em alguns estados, a Acadepol é a última etapa do certame e, depois, os habilitados são convocados para posse. Em São Paulo, o processo é diferente, ou seja, o governo nomeia os novos policiais civis e, em seguida, são iniciadas as aulas na Acadepol. Dessa maneira, os alunos já recebem a remuneração da carreira.

Conforme informações de policiais civis o curso de formação pode ser classificado como um momento de grande aprendizado. Pois, são realizadas aulas teóricas sobre investigação, inquérito policial, papiloscopia.

Além disso, os policiais terão aulas práticas de armamento e tiro, defesa pessoal e sistemas de internet. Ultimamente, devido a necessidade de agentes na ativa e os gastos gerados à corporação, o período das aulas está menor, em torno de cinco meses, podendo variar.

Critérios para escolha da lotação

O critério para escolha dos locais de formação na Academia de Polícia Civil SP será a nota no curso de formação da Acadepol. Com isso os alunos com melhores notas poderão escolher a cidade que desejarem atuar.

Importante deixar claro que os concursos PC SP não são regionalizados, assim não trazem no edital o número de vagas por cidade. Dessa maneira é possível ser lotado em qualquer região do estado, podendo escolher a localidade apenas os alunos com as melhores pontuações na Acadepol.

#Fica a Dica: Dedique-se também para o curso de formação, pois dependendo da nota a vaga na cidade que você almeja poderá ser sua.

No curso de formação, os policiais serão submetidos a diferentes provas. As notas obtidas são somadas e geram uma média final. Haverá ainda “um provão” que chega a ser quase uma segunda fase do concurso.

Os candidatos devem ter em mente a região que desejam atuar. Assim que as localidades forem definidas faça uma visita nas delegacias em questão, para ter certeza da decisão.

Acadepol é composta por diferentes unidades

A sede da Acadepol – Academia de Polícia de São Paulo está localizada no bairro do Butantã, na capital. Há ainda os polos regionais, espalhados pelo interior do estado. Todos os candidatos, a princípio, serão convocados para comparecer à sede.

Quando apresentados, os alunos são questionados se têm interesse em montar uma turma nos demais polos. O que pode ser benefício para os policiais em formação que moram no interior, e teriam que arcar com os custos de estadia em São Paulo/SP.

O processo para ingresso na Polícia Civil de São Paulo é demorado, com mais de um ano entre as etapas do concurso e o período do curso de formação.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil SP: 2.939 vagas autorizadas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais