Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal MG: Como é a redação da Polícia Penal?

icone calendario 29 nov 2021

O concurso Polícia Penal MG 2021 foi publicado com a oferta de 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário).

Sendo assim, se você realmente deseja fazer uma Redação Nota Máxima, não deixe de conferir as dicas que a Nova Concursos preparou para você!

Por fim, é importante destacar que as provas objetivas serão aplicadas no dia 16 de janeiro. Dessa forma, os locais e horários de prova poderão ser consultados no site do Instituto Selecon  a partir do dia 11 do mesmo mês.

Prova de redação do concurso Polícia Penal MG

Para iniciarmos iremos analisar o que o edital traz a respeito da redação.

Segundo o edital , a prova de Redação será constituída de tema que será fornecido no momento da prova e terá o valor de 100 pontos.

Ela deverá conter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas e será avaliada quanto a Correção Formal: Ortografia/Acentuação/Propriedade Vocabular; Morfossintaxe; Pontuação/Elementos de Coesão.

Como também quanto a Correção de Conteúdo: Desenvolvimento do Tema/Tipologia Textual/Coerência Textual; Seleção de Argumentos/Construção da Argumentação.

Para ser classificado e ter a redação corrigida, o candidato deverá obter, no mínimo, 60% do total de pontos atribuídos na prova objetiva e, no mínimo, 40% em cada disciplina. Por outro lado, na redação deverá ser escrita com 20 a 30 linhas, sobre o tema a ser fornecido no momento da aplicação dos exames.

Dicas sobre a redação

Após se atentatar sobre o que o Instituto Selecon pede no edital, será a vez de analisar a fundo o que pode fazer com que você perca nota, afim de evitar que isso aconteça.

A segunda dica é em relação aos critérios de avaliação, verifique o que será levado em consideração na hora da correção e evite cometer erros.

Além disso, vale ressaltar que a organização do texto é um dos critérios que devem ser levado em consideração, uma vez que os parágrafos devem estar separados de maneira clara e respeitando o números de linhas para cada um deles.

Para isso é preciso ter um parágrafo para a introdução, dois para o desenvolvimento e um para a conclusão. Do mesmo modo, é preciso ter média de linhas, lembre-se que o “recheio do seu texto” sempre deve estar maior, então, a soma dos dois parágrafos do desenvolvimento sempre precisa ser maior que a soma da introdução com a conclusão.

Já o quesito conteúdo será avaliado quantos os aspectos de: pertinência do tema proposto, argumentação correta das ideias e informatividade, adequação do uso de articuladores e propriedade vocabular.

Aposta de tema

Acompanhe a seguir um dos assuntos que pode vir a ser tema da sua redação, do mesmo modo serão apresentadas algumas orientações para conseguir discorrer sobre o assunto.

  • Aposta de tema: “O combate às drogas e os desafios para o enfrentamento a esse problema no ambiente carcerário”.

Primeiramente é necessário identificar os termos-chaves, que nesse caso são o combate ás drogas e os desafios no ambiente carcerário;

Uma maneira de manutenção da temática é justamente a retomada desses termos que são chave, dos termos que são centrais dentro da apresentação do assunto.

Além disso, é importante separar os argumentos que podem servir para você reafirmar sua ideia central, citando possíveis problemas que posteriormente você poderá trazer reflexões.

Para finalizar, não deixe de conferir o aulão de redação que a Nova Concursos preparou para você conseguir conquistar sua vaga na Polícia Penal de Minas Gerais !

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!
Acompanhe nossas

redes sociais