Concurso PRF 2021: Como será o TAF | Nova Concursos

Concurso PRF 2021: Como será o TAF?

icone calendario 12 fev 2021

Todas as etapas do concurso PRF 2021 são importantes, mas uma que sempre preocupa os concurseiros é o Teste de Aptidão Física (TAF). Por isso, neste artigo, vamos abordar sobre esse tema e no que você precisa focar durante essa etapa da seleção.

Lembrando que o concurso PRF 2021 está com edital publicado e traz nada menos que 1.500 vagas para Policiais Rodoviários Federais com iniciais de R$ 9,8 mil. Sem dúvida uma excelente oportunidade! Portanto confira como se dará o teste físico e ainda dicas de como se sair bem nesta etapa!

Teste de Aptidão Física (TAF)

O Teste de Aptidão Física (TAF) exige um bom preparo físico e mental do candidato. Esta etapa de avaliação tem caráter unicamente eliminatório.

No concurso deste ano, serão convocados 4.500 pessoas na categoria ampla concorrência e 1.200 para candidatos que se autodeclararem negros.

Já os portadores de necessidades especiais serão chamados até a posição de número 300. Totalizando nada menos que 6.000 candidatos convocados.

No edital publicado em 18 de janeiro de 2021, o TAF para os aprovados na primeira etapa ocorrerão nos dias 08 e 09 de maio de 2021. O período de tempo entre a publicação do edital e o TAF será menor do que quatro meses, totalizando 110 dias ao todo.

É um tempo curto para tamanha preparação do corpo. Por isso, não perca tempo: separe um tempo de ‘estudo’ para atividades físicas.

O TAF será composto de cinco exercícios:

Flexão em barra física

A exigência é de que os homens realizem o mínimo de três barras. Já as mulheres necessitavam sustentar a posição da barra por 10 segundos.

– Teste shuttle run (ir e vir)

Será aplicado em piso plano, não escorregadio, com distância de 9,14 metros delimitada por duas linhas paralelas e opostas no solo.

Ao candidato que não obtiver o desempenho mínimo na primeira tentativa, após um tempo não inferior a cinco minutos será concedida uma segunda tentativa. Para a nova tentativa, o cronômetro será zerado.

Teste de impulsão horizontal

Neste exercício, os homens devem saltar uma distância de pelo menos 2,01m. As mulheres precisavam conseguir o mínimo de 1,61m.

Teste de flexão abdominal

Corresponde ao abdominal tradicional. Os homens precisam realizar pelo menos 35 repetições, enquanto que as mulheres têm de atingir o número mínimo de 28. O tempo do exercício é de um minuto (60 segundos).

Teste de corrida de 12 minutos

As exigências são as seguintes:
Homem: 2.301m
Mulher: 2.001m

Para conseguir, o candidato precisava manter uma média de 11,5 km/h (homens) e 10 km/h (mulheres).

Etapas de Avaliação concurso PRF

O concurso da Polícia Rodoviária Federal está com as inscrições abertas para 1.500 vagas disponíveis. As provas serão aplicadas no dia 28 de março, por isso, é necessário, tão logo, iniciar sua preparação.

Assim o ideal é começar a se preparar desde já , visando os conteúdos básicos que compõe as provas objetivas e discursivas, como:

Bloco I (55 questões)

– Língua Portuguesa;
– Raciocínio Lógico-Matemático;
– Informática;
– Física;
– Ética e Cidadania;
– Geopolítica;
– Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês).

Bloco II (30 questões)

– Legislação de Trânsito.

Bloco III (35 questões)

– Noções de Direito Administrativo;
– Noções de Direito Constitucional;
– Noções de Direito Penal;
– Noções de Direito Processual Penal;
– Legislação Especial;
– Direito Humanos.

#Dicas para sair bem no TAF PRF

Para potencializar sua preparação física em prol de uma atuação totalmente eficaz no teste físico você deve fazer um simulado dos testes cobrados dentro do tempo estipulado.

Peça a ajuda de outra pessoa para que cronometre o tempo, e assim você possa conferir sua performance diante da atividade. Dessa maneira será mais fácil verificar o exercício que exige um pouco mais de dedicação.

Por fim, é importante ter uma alimentação balanceada, ingestão de muito líquido e boas noites de descanso.

O TAF da PRF do concurso realizado em 2013 teve um índice de 964 não aptos, entre reprovados e abstenções. O número representa 25% sobre os 3.800 candidatos convocados.

Lembre-se: não esforce ao extremo o seu corpo. Se ocorrer alguma lesão, ou alguma outra coisa que impossibilite o candidato de fazer a prova, ele será automaticamente eliminado. A única exceção é para o grupo das gestantes, que terá que fazer o TAF em data posterior definida pela instituição.

Saiba mais sobre o Concurso PRF 2021: 1.500 vagas abertas com salários de R$ 9,8 mil!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais