Pesquisar no blog

Concurso Público: Como fazer redação estilo Cespe?

icone calendario 23 nov 2021

Uma das bancas organizadoras mais conhecidas entre os concursos públicos é o Cespe . Ademais, essa banca conta com um estilo muito específico de proposta de redação que deve ser atentamente analisado. Por isso, saiba como fazer uma redação desse estilo!

Em primeiro lugar, o Cebraspe, antigamente conhecido pela nomenclatura Cespe, conta com uma proposta de redação que possui um estilo bastante específico, formulado por meio de tópicos.

Sendo assim, é importante que os concurseiros saibam como formular uma dissertação para os concursos públicos organizados por essa instituição.

Concurso Público: redação Cespe

Primeiramente, é importante destacar que o gênero mais cobrado para as redações entre os concursos públicos é o de dissertação argumentativa. Esse gênero pede que o concurseiro argumente sobre um determinado tema e apresente reflexões e soluções para os problemas existentes.

Além disso, como mencionado anteriormente, as propostas de redação da banca Cespe têm como característica principal sua estruturação por meio de tópicos. Por outro lado, as propostas de outras bancas geralmente são formuladas de forma centralizada.

Em outras palavras, é essencial que os candidatos entendam que uma proposta centralizada oferece espaço para que o concurseiro argumente livremente sobre o tema proposto. Em contrapartida, isso não acontece com as propostas estruturadas por tópicos.

Nesse sentido, as propostas por tópicos exigem do concurseiro uma argumentação específica sobre o tema exposto, de forma que o texto é direcionado por tais tópicos. Dessa forma, o candidato que não segue as recomendações pode perder grande parte dos pontos de redação.

Portanto, é de extrema importância que o inscrito no concurso pública siga esse roteiro fornecido pela banca Cespe em suas propostas de redação, a fim de garantir uma boa nota e alcançar o cargo desejado.

Além disso, também é interessante mencionar que o Cespe não possui um padrão quanto a quantidade de textos motivadores que insere em sua proposta de redação. Entretanto, vale lembrar que é sempre uma boa opção utilizar dessas referências para a elaboração das argumentações.

Ademais, outra característica da banca, ao organizar concursos para carreiras policiais, é a de frequentemente abordar temas relacionados à segurança pública.

Redação Cespe: exemplo

Um exemplo de como a proposta de redação da banca Cespe é elaborada está presente no concurso público da DEPEN de 2021, para o cargo de Agente.  Ademais, o tema proposto era “A educação como caminho para a ressocialização das mulheres privadas de liberdade no Brasil”.

Além disso, as propostas de outras bancas apenas apresentariam o tema e dariam as demais especificações como quantidade de linhas, gênero exigido, entre outros. No entanto, a banca Cespe apresentou alguns tópicos, como geralmente faz. Sendo assim, eram eles:

  • 1 Discorra sobre a relação entre classe social e nível de escolaridade das mulheres privadas de liberdade. [valor: 6,00 pontos]
  • 2 Discuta, com base no trecho reproduzido da Lei de Execução Penal, os desafios relacionados à garantia do acesso pleno à educação a mulheres privadas de liberdade. [valor: 6,50 pontos]
  • 3 Sugira medidas para a garantia do acesso pleno à educação nas penitenciárias como caminho para favorecer a ressocialização de mulheres que já foram privadas de liberdade. [valor: 6,50 pontos]

Portanto, nota-se que os tópicos fornecidos pela banca Cespe são um direcionamento de como o concurseiro deve estruturar sua redação e sobre quais assuntos devem ser tratados.

Ademais, é de extrema importância que os candidatos tratem em suas redações sobre cada um dos temas mencionados nos tópicos, visto que a ausência deles acarretaria uma grande perda de pontos.

Concurso Público: como estruturar uma redação Cespe?

Por fim, são várias as possibilidades para se estruturar uma redação do Cespe e também de outras bancas. Uma delas, pensando no exemplo citado acima, consiste em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Além disso, o recomendável é que a Introdução possua 2 períodos. Por outro lado, o Desenvolvimento, que deve ser dividido em dois parágrafos, pode contar com 3 períodos cada um. Finalmente, a Conclusão deve possuir também 3 períodos.

Ademais, uma boa dica é elaborar uma redação que possua oito linhas para cada um dos parágrafos de Desenvolvimento. Isso porque é necessário que exista um equilíbrio, de forma que seria inviável um parágrafo contendo 3 linhas e outro com 10.

Dessa forma, pensando no exemplo da DEPEN, o primeiro parágrafo de Desenvolvimento trataria do tópico 1 e o segundo parágrafo de Desenvolvimento trataria do tópico 2. Consequentemente, a conclusão traria o tópico 3.

Isso porque o tópico 3 apresentado pela proposta de redação do Cespe conta com um caráter de proposta de intervenção que é tipicamente tratado no parágrafo de conclusão de uma redação.

Portanto, é importante destacar que essa é apenas uma das opções de estruturação para essa redação, de forma que elaborações variadas também podem trazer ótimos resultados.

Sendo assim, ao compreender que os tópicos elaborados pelo Cespe são um modelo de roteiro a ser seguido ao longo da redação, os concurseiros dos mais diversos concursos públicos poderão alcançar excelentes notas e garantir o tão sonhado emprego.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais