Criminologia para concursos

Redator da Nova Concursos

icone calendario 10 set 2020

Se você chegou até aqui, sabe muito bem o caminho que quer percorrer. Dizemos isso porque a Criminologia para Concurso é uma disciplina cobrada em um nível mais restrito: nas carreiras policiais , principalmente na Polícia Civil , e também para cargos de Delegado , ou mesmo da DEPEN .

A Fundação Vunesp, banca comumente responsável pelos concursos da PC SP, tem a tradição de cobrar a matéria em suas provas. O cargo de Investigador teve em sua avaliação, 30 questões dessa disciplina, levando em conta o certame realizado em 2014.

Criminologia

A Criminologia é, por si só, um termo muito amplo: pode fazer referência a conceitos mais restritos, como o criminoso e o crime cometido, como também ser mais abrangente, incluindo todo o sistema social, a vítima, e o comportamento delitivo. Etimologicamente, é derivado do latim crimino (crime) e do grego logos (estudo), chegando ao “estudo do crime”.

Por assim ser, é notável a importância de estudar a evolução do pensamento criminológico para a reflexão crítica acerca das ciências criminais. Mesmo nos primórdios, nas teses do controle do arbítrio estatal e da personalidade delinquente, chegando ao estudo da criminalidade corporativa, sem esquecer, logicamente, das interações interindividuais e dos conflitos urbanos, é possível identificar todos os multifatores da criminalidade.

Países em desenvolvimento como o Brasil, especialmente, o Estado tem papel importante na “criação” de condutas criminosas, servindo aos propósitos de controle social da marginalidade e pobreza, propósitos de seletividade penal e encarceramento de massas. Logicamente, sempre há o contraponto, colocando o indivíduo no lugar de algoz.

Por fim, a definição de Criminologia de Antonio García-Pablos de Molina e Luiz Flavio Gomes apresenta uma definição bem completa, e porque não, complexa. Ela é definida como “ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplado este como problema individual e como problema social -, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente”.

Concurso Polícia Civil

Pensou em ser um Policial Civil? Vamos lá! Os concursos desta área acontecem com uma boa frequência.

Além disso, são outras vantagens: salários atrativos, benefícios oferecidos em cada carreira, e o respeito de ser um Policial.

Para entrar na corporação, há os seguintes cargos:

  • Delegado;
  • Perito Legista;
  • Inspetor;
  • Investigador;
  • Papiloscopista;

Além de várias outras, abrangendo todos os níveis de escolaridade, como nos cargos de Auxiliar e Técnico.

A principal função de um Policial Civil é prevenir, repreender e investigar crimes. A corporação responde cada uma a seu próprio estado. São destaques:

  • Polícia Civil SP;
  • Polícia Civil RJ;
  • Polícia Civil MG;
  • Polícia Civil DF;
  • Polícia Civil GO.

Criminologia para Concursos Polícia Civil SP

A Criminologia é uma parte importante para você alcançar a aprovação em um certame da Polícia Civil. Alguns outros concursos não focam totalmente na disciplina, mas pedem que você saiba ao menos Noções Básicas de Criminologia.

Partes essenciais para saber nos concursos públicos:

  • Conceito: É baseada na realidade (chamada ciência empírica), congregando ensinamentos de sociologia, psicologia, filosofia, medicina e direito (interdisciplinar), estudando os vários prismas da situação: o crime, o criminoso, a vítima e o comportamento social.
  • Funções: Sua principal função é reunir conhecimentos sobre os quatro prismas da situação, para, somente assim, compreender cientificamente o fenômeno criminal, possibilitando a prevenção e repreensão com eficiência.

Ciências Criminais: Embora sejam semelhantes, Criminologia, Direito Penal e Política Criminal são ciências autônomas e coexistentes. Confira:

Direito Penal

  • Finalidade: A análise é realizada acerca de fatos humanos indesejados, tipificando infrações penais e cominando sanções penais.
  • Objeto: Crime enquanto norma.

Perito Criminal

  • Finalidade: Analisa meios de controle social da criminalidade.
  • Objeto: Crime enquanto valor.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais