Pesquisar no blog

Estudos x saúde mental: como manter a mente saudável e obter sucesso?

icone calendario 28 out 2022

Estudar para concursos não é uma tarefa fácil e durante esse processo sua saúde mental pode ficar prejudicada. Para te ajudar, desenvolvemos algumas dicas para obter sucesso! Confira!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Defina sua rotina!

Elaborar um calendário ou cronograma de estudos é uma ótima estratégia, pois saber o que você deverá estudar em determinado momento ajuda na produtividade.

Além disso, um bom cronograma possibilita reservar um tempo para outros afazeres, como lazer.

No entanto, é importante elaborar uma rotina que seja de acordo com sua realidade, para que seu cérebro entenda que você conseguiu cumprir com o planejado.

Do contrário, sua saúde mental pode ficar prejudicada.

Faça atividades físicas!

Realizar atividades físicas traz benefícios como o aumento da produção de endorfina no cérebro, que proporciona sensação de bem-estar e reduz a ansiedade.

Além disso, auxilia na memorização do conteúdo estudado e na concentração durante as horas de estudo.

Pratique o autoconhecimento!

Quando você sabe quem você é, se torna possível identificar suas reais necessidades e quais questões precisam ser resolvidas.

Você consegue admitir que está com dificuldade em determinado conteúdo e quais métodos de aprendizado estão funcionando.

Além disso, é mais fácil evitar a comparação com o próximo.

Tenha um grupo de apoio!

Manter o convívio social durante sua jornada de estudos é essencial. Mantenha contato com sua família, amigos e principalmente, outros concurseiros que estão vivendo a mesma batalha que você.

Cuidado com sua alimentação!

Sua alimentação pode ser uma forte aliada durante a sua preparação.

A ingestão de bons alimentos proporciona o aumento de nutrientes, potencializando o desempenho cognitivo.

Um exemplo são os peixes que possuem ómega 3 e atuam na massa cinzenta do cérebro, promovendo a comunicação entre as células nervosas, monitorando o humor, a concentração e a memória.

No entanto, o efeito pode ser o oposto, caso você mantenha uma alimentação ruim.

Respire!

Se concentrar na respiração é um bom treino em momentos de medo e ansiedade. Confira alguns exercícios que podem te ajudar! 👇🏽

  • Inspirar pelas narinas em 3 tempos, com distensão do diafragma e dilatação do abdômen, prender o ar nos pulmões durante 3 tempos, expirar pela boca em 6 tempos
  • Inspirar pelas narinas em 4 tempos, prender a respiração em 7 tempos, expirar de forma audível pela boca em 8 tempos. Nesse caso, são necessários 4 ciclos de respiração

assinatura completa

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais