O que cai na prova: CEAL - AL

O que cai na prova: CEAL – AL

icone calendario 28 jan 2021

ceal-eletrobras-comum-a-todos-os-cargos A Companhia Elétrica do Estado do Alagoas lançou edital para concurso público com a oferta de 19 oportunidades imediatas. Os cargos oferecidos são os de profissional de suporte, engenheiro eletricista, administrador, advogado, analista de sistemas, assistente social, contador, comunicólogo e técnico de segurança, técnico de eletrotécnica e técnico de telecomunicações.

Conteúdo Programático

As provas objetivas serão aplicadas no dia 1º de fevereiro de 2015.

– Língua Portuguesa (comum a todos os cargos): Ortografia Oficial; Estrutura da Palavra: radicais e afixos; Formação da palavra; Classes de Palavras: reconhecimento e uso; Substantivo, Adjetivo, Pronome e Verbo; Formas Pronominais de Tratamento; Emprego de Tempos e Modos; Vozes do Verbo; Sintaxe de Colocação; Concordância Verbal e Nominal; Regência Verbal e Nominal; Termos da oração; Predicação Verbal; Estrutura do Período; Nexos oracionais; Semântica; Sinonímia e Antonímia; Coesão e Coerência; Tipologia e Estrutura de Texto; Variedade Linguística; Compreensão e Interpretação de Texto. Ortografia (escrita correta das palavras); Coerência e Coesão Textual; Significado das palavras; Divisão silábica; Pontuação; Acentuação Gráfica e Flexão do substantivo.

– Raciocínio Lógico (comum a todos os cargos): A prova de raciocínio lógico tem o objetivo de medir a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrarias entre pessoas, lugares, coisas, ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas, e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Nenhum conhecimento mais profundo de lógica formal ou matemática será necessário para resolver as questões. As questões das provas poderão tratar das seguintes áreas: Trigonometria. Álgebra linear. Probabilidades. Combinações, Arranjos e Permutação. Geometria Básica.

– Programa de Legislação do Setor Elétrico (comum a todos os cargos): Resolução 414/2010 e suas alterações.

– Conhecimentos gerais do Estado do Alagoas (comum a todos os cargos): História; Cultura; Localização geográfica; População; Demografia; Indicadores demografia; Crescimento populacional; Cidades mais populosas; Base econômica; Folclore; Cultura; Infraestrutura; Segurança Pública; Saúde; Educação e Política últimos cinco anos.

– Informática (comum a todos os cargos): Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware, software e periféricos. Conceitos de organização e gerenciamento de arquivos e pastas (copiar, mover, criar, remover e renomear). Sistema Operacional Windows. Principais aplicativos comerciais para edição de textos e planilhas. Conhecimentos básicos de edição de textos (criação de um novo documento, formatação e impressão). Conceitos de Internet e Intranet. Gerenciador de e-mail; Procedimentos para o Armazenamento de Dados e para a Realização de Cópia de Segurança (backup).

– Noções de Direito Administrativo (comum a todos os cargos de nível superior, exceto para advogados): Princípios da administração pública. Serviço público. Princípios do Direito Administrativo; Noções Básicas sobre Atos administrativos; Noções básicas de licitações e contratos: Lei 8666/93.

– Prova específica Administrador: Teoria Geral de Administração; Introdução à Teoria Geral da Administração; Administração: história e teorias contemporâneas; Administração moderna; desafios da administração moderna; Planejamento; Organização; Controle; Recursos Humanos; Administração Pública; Reforma da Administração Pública; Noções básicas de Administração; Técnica de elaboração e implementação de projetos organizacionais; Finanças: Políticas de Administração de recursos a curto prazo; Ciclos operacional e financeiro; necessidade de capital de giro; capital de giro e saldo de tesouraria; Administração do disponível; Fluxo de caixa; Administração dos valores a receber; Administração de Estoques; Estratégia da produção; Projeto em gestão da produção. Projeto de produção e serviços; Projeto da rede de operações produtivas; Tecnologia de Processo e Planejamento e controle de capacidade.

– Prova específica Advogado: Lei Complementar nº 101/2000; Lei Federal 8.666/93, Direito Constitucional; Constituição Federal de 1988: Dos Princípios Fundamentais; Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Da Organização do Estado; Da Organização dos Poderes; Emendas constitucionais; Da ordem econômica e social na Constituição Federal – Fontes; Controle de constitucionalidade; Princípios fundamentais; Direitos e garantias fundamentais; Tutela jurisdicional das liberdades. Habeas corpus; Habeas data; Mandado de segurança; Mandado de injunção; Direito de petição; Ação popular; Princípios gerais da atividade econômica; Função social da propriedade; Organização dos poderes na Constituição da República; Princípios Gerais do Direito Administrativo; Imprescritibilidade, Impenhorabilidade e não oneração dos bens públicos; das restrições ao Direito de Propriedade; Retrocessão. Servidão Administrativa; Requisição Administrativa; Direito Civil; Princípios da administração pública; Administração centralizada e descentralizada; Serviço público; Empresas estatais; Sociedades de economia mista; Fundações públicas; Autarquias; Entidades autárquicas; Princípios do Direito Administrativo; Atos administrativos; Licitação; Conceito e Caracteres Jurídicos; As diversas espécies de Contratos Administrativos; Convênios Administrativos, Contratos de Gestão e Termos de Parceria; Execução dos Contratos Administrativos; Fiscalização dos contratos; Extinção dos Contratos Administrativos; Agentes públicos: conceito; empregos públicos; classificação dos agentes públicos; responsabilidade dos agentes públicos e Restrições administrativas.

Para conferir o edital e todo o conteúdo das provas , clique aqui!

 

Critérios de desempate

a) Idade mais elevada dos candidatos, nos termos do Parágrafo Único do art. 27 da Lei 10.471/03 (Lei do Idoso);
b) maior nota na prova de conhecimentos específicos;
c) maior nota na prova de Legislação do Setor Elétrico;
d) maior nota na prova de português;
e) maior nota na prova de raciocínio lógico;
f) maior nota na prova de conhecimentos Gerais do Estado de Alagoas;

 

 

Compre os produtos da Nova

A Nova Concursos já produziu material para o concurso da CEAL, Clique Aqui  e confira essa e outras oportunidades em nosso site!

Essa apostila já está disponível em nosso site! Compre as Apostilas para o seu Concurso Público direto com a Editora Nova e parcele no cartão de crédito em até 6 x sem juros!

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

avalie-a-nova

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais