Pesquisar no blog

O que é melhor fazer faculdade ou estudar para concurso?

icone calendario 19 set 2022

Atenção, concurseiros! Prestar um concurso público  é uma das melhores opções para quem quer conquistar uma colocação profissional estável e repleta de benefícios. Entretanto, muitos se questionam se é melhor fazer faculdade ou concurso. Veja respostas abaixo!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso x Faculdade: qual é melhor?

É justamente uma questão que muitos concurseiros levantam: estudar para concurso é melhor que fazer faculdade?

A resposta é NÃO! Uma vez que em muitos concursos , é justamente a graduação que ajuda o concurseiro a conquistar uma vaga!

Vantagens de prestar concurso

Antes de mais nada é importante citar que muitos buscam um concurso público devido a colocação profissional estável. 

Além disso, quem entra concursado em algum órgão, terá uma série de benefícios. Veja:

  • salários mais altos desde o início da carreira;
  • inexigibilidade de experiência prévia;
  • cargas horárias mais brandas;
  • benefícios diferenciados;
  • planos de carreira bem definidos;
  • e, sobretudo, a estabilidade na carreira.

Mas, claro, tudo isso depende de uma boa prestação dos serviços, uma vez que exigem muita responsabilidade.

Isso porque o servidor público trabalha diretamente com demandas que interferem em pontos que envolvem toda a sociedade.

Por que fazer uma faculdade?

Muitos possuem dúvida se fazer faculdade é uma boa ou se é melhor se voltar para os concursos públicos e conquistar uma vaga.

Entretanto, o que muitos esquecem é que a faculdade é o principal caminho para o concurseiro conquistar aprovação em concursos públicos.

Isso porque muitas seleções exigem curso superior como requisito, aí quem fez faculdade é que terá a chance de conquistar a vaga.

Desse modo, a resposta para esse questionamento inicial é que a faculdade e o concurso público não são opções excludentes entre si.

Pelo contrário, o diploma de graduação é o que garantirá que você possa concorrer aos melhores cargos públicos e, assim, aproveitar as vantagens da carreira.

Além disso, vale destacar que ter uma graduação é indispensável para o desenvolvimento profissional em qualquer local, seja em concursos ou não.

Assim, é durante o curso que o aluno adquire conhecimentos técnicos e teóricos sobre a área de interesse.

É no curso que o aluno tira suas dúvidas estuda, conhece a área por um todo e desenvolve habilidades e competências que serão um diferencial no mercado de trabalho, como:

  • autoestima;
  • autonomia;
  • gestão de tempo;
  • responsabilidade;
  • capacidade de lidar com diferentes pessoas;
  • desenvolvimento de técnicas de estudo essenciais para a preparação para o concurso etc.

Mas, vale destacar também que mesmo após a formação pela graduação, é importante que o profissional continue estudos, através de pós, outros cursos e profissionalizantes.

Isso para que a garantia da ascensão profissional e o desenvolvimento de diferenciais proporcionem uma maior realização na carreira.

Exemplos

Assim, confira abaixo alguns exemplos de cursos superiores com maior demanda no funcionalismo público no Brasil:

  • Administração— a variedade de concursos que o profissional formado em Administração pode prestar é muito grande, podendo atuar em diversos órgãos públicos;
  • Gestão Pública — esse é um curso de graduação totalmente dedicado à formação de profissionais aptos para atuarem na esfera pública, com oportunidades em órgãos e serviços federais, estaduais ou municipais;
  • Direito — por meio de concursos, a pessoa formada em Direito pode ir além da advocacia e assumir cargos de Delegado de Polícia Estadual ou Federal, Juiz e Promotor de Justiça, entre outros;
  • Pedagogia e outras Licenciaturas — a rede pública de ensino tem uma alta demanda para profissionais da educação, incluindo pedagogos e professores de Ensino Fundamental e Médio;
  • Medicina e Enfermagem — a saúde pública também tem grande demanda por profissionais da Medicina e da Enfermagem, que podem trabalhar em hospitais, prefeituras e unidades de atendimento básico.

Sendo assim, o diploma de nível superior garante diferenciais no currículo que ajudam no ingresso ao mercado enquanto está na fase de preparação para os concursos.

Afinal, a não ser que você possa se dedicar exclusivamente aos estudos, é importante ter um bom emprego no meio tempo.

Isso porque que a convocação para um cargo público pode demorar desde a realização da prova, o que as vezes demoram mais tempo devido ao cadastro reserva dos concursos.

Agora é só escolher o concurso que pretende concorrer e iniciar os estudos. E claro, se tem interesse e pode fazer uma faculdade, faça!

assinatura completa

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais