Aventureiros e Concurseiros de primeira viagem

Aventureiros e Concurseiros de primeira viagem

icone calendario 29 jan 2021

Olá queridos! As coisas estão mudando por aqui e eu quero contar cada vez mais com a participação de vocês na produção da nossa coluna. Então cada comentário aqui e no Faceboook  são preciosos pra que a gente converse sobre a vida e o dia-a-dia do mundo dos concursos públicos!

Hoje eu vou falar sobre aventureiros e concurseiros de primeira viagem.  Dizer que almeja ser um Servidor Público é fácil, mas é na prática que a vida dividirá os que só querem daqueles que realmente conseguem.

De 2008 para cá aumentaram as procuras por um cargo público, isso não é novidade para nenhum de nós.  A maioria assume a jornada sem  saber realmente o quão árduo pode ser; a cada 1000 candidatos apenas 1 consegue de fato. A razão disso é que muito se inscrevem em concursos e não se dedicam com afinco, acabam contam só com a sorte e ajuda divina. A esses chamamos no nosso meio de “os pombas” – eles enxergam migalhas, se aglomeram para comer e depois somem ( não dão continuidade aos estudos ) – os (também conhecidos como) AVENTUREIROS DE PLANTÃO.

Definição de aventureiro: Não estuda até a saída do edital e, em alguns casos, mesmo depois da publicação protela os estudos ao máximo. O aventureiro também não conhece a fundo o edital, nem a banca examinadora. Muitas vezes, nem verifica se atende completamente ou não os requisitos do edital.

Concurso Público não é coisa para aventureiro. Aquele papo de que fulano ou sicrano estudou e passou logo na primeira vez pode até ser verdade, mas são casos isolados, assim como acertar na Megasena. Devemos levar em consideração se o estudante veio de boas escolas, qual tipo de concurso prestou, relação candidato x vaga, e assim por diante. Não se iluda. Para ser servidor público é preciso ter disciplina e ponto final.

Doubts Concurseiros de primeira viagem

A você novato que está começando agora e se sente perdido, calma que todos nós passamos por cima dos mesmos pregos e anseios. E não será diferente com você, portanto.

Primeiro, você deve ter em mente que passar em um concurso público não é uma coisa que acontece da noite para o dia. Que você dorme e, quando acorda, já é servidor público.

O caminho para se tornar um servidor público é árduo. Por muitas vezes, você terá que deixar de fazer aquelas coisas que antes fazia com frequência: sair à noite com amigos, ir ao cinema, ir a um show, viajar.

Não é que para passar em um concurso público você deva ser anti-social. Não é isso. Porém engajamento nos estudos, disciplina e determinação farão a diferença no dia da prova. Todo o sacrifício que foi colocado em questão será compensado. Você se tornará SERVIDOR  PÚBLICO!

Faça um cronograma e se planeje bem. Tenha disciplina para cumpri-lo. Não desanime caso não seja aprovado nos primeiros concursos públicos.

A persistência, aliada ao correto planejamento nos estudos, será essencial ao bom desempenho nos próximos concursos.

Enfim, aventureiro ou novato algumas dicas que podem facilitar o processo de amadurecimento:

– Escolha da carreira
– Tenha o hábito de manter-se bem informado
– Faça um cronograma de estudos
– Fuja de expectativas negativas sobre as disciplinas
– Estabeleça mecanismos de controle de ansiedade
– Não se disperse navegando na internet
– Aulas (procure no começo estudar com um bom professor – presencial ou on line)
– Tenha critério na escolha do material de estudos (dúvida sempre pergunte e pesquise)
-Coragem e disciplina
-E acima de tudo não seja teimoso. Busque crescer com humildade e respeito pelo seu sonho

Desejo-lhes boa sorte e muita força de vontade que valerá a pena, garanto.

E para quem prefere a sorte ao invés de estudar, desperte enquanto é tempo – estude!

catia-pipoca   Cátia Pipoca é concursanda por natureza 

e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  e em sua fanpage  https://www.facebook.com/C.PoPcon

 

banner_nova_468_60_arrumado

 

(Clique aqui e conheça diversas apostilas para concursos públicos )

 

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

 

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

avalie-a-nova

 

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais