Como acertar questão de múltipla escolha

Como acertar questão de múltipla escolha

icone calendario 29 jan 2021

Olá, meus amores! Hoje trago um assunto polêmico para concurseiros: O que é melhor em questões do tipo “certo / errado”? Você chuta? Deixa em branco? O que fazer?

A questão não é tão simples. Não há uma resposta definitiva para o tema. Todavia, é importante refletir, analisar e, sobretudo, testar algumas opções a fim de que você chegue em suas próprias conclusões.

Existem provas onde só temos esse estilo de pergunta. E detalhe: em algumas delas, se o candidato errar uma questão, ele perde um ponto. Assim, se ele acertar, de 120 questões, 70 e errar 30, sua pontuação final será de 40.

Bem, o problema que muitos candidatos enfrenta é justamente sobre a quantidade de questões que se deve deixar em branco e sobre a quantidade de questões que se deve “chutar”. E agora????

Tem candidatos que pensam que vale a pena marcar todas as questões, mesmo as que se tem dúvidas, não deixando nada sem marcar. Outros, que tem que deixar no máximo 20% sem marcar. E outros, por sua vez, até ensinam como “chutar” neste tipo de prova.

Para você saber qual seria o melhor procedimento diante deste tipo de prova, faça um teste. Realize uma mesma prova de diferentes formas e avalie os resultados. Claro que você só poderá corrigir a prova depois de ter feito de formas diferentes. Como?

Passo 1: escolha uma prova que contenha matérias que você já estudou e que seja do tipo “certo/errado.”

Passo 2: faça a prova marcando todas as questões, mesmo aquelas que você tenha dúvida;

Passo 3: faça a prova novamente, marcando apenas as questões que você tem certeza, deixando todas as outras sem marcar;

Passo 4: faça a prova novamente, marcando apenas as questões que você tem certeza ou quase certeza, deixando todas as outras sem marcar.

Confira o gabarito e analise sua performance em cada uma das formas que você utilizou.

Lembrando que tem provas que três erradas anula uma certa; duas erradas anula uma certa e assim por diante. Cada prova possui uma estratégia diferente.

Mas para o tipo de prova onde uma errada anula uma certa, pode ser que cumprindo os quatro passos acima você chegue em uma boa estratégia. E o melhor de tudo é que essa conclusão será baseada em sua própria experiência e não em suposições, achismos ou dicas de “como passar em concursos “chutando”.

Agora quero saber e vocês! O que acham?

Um super beijo da ursa

catia-pCátia Pipoca é concursanda por natureza
e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  e em sua fanpage  https://www.facebook.com/C.PoPcon

 

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais