Como estudar depois do edital ser lançado

Como estudar depois do edital ser lançado

icone calendario 29 jan 2021

como-entender-o-editalOlá, meus amores! Como vocês estão?  Você está estudando firme e forte para um concurso e o edital acabou de sair?Veja algumas dicas de como estudar depois de seu lançamento!

O primeiro passo é se organizar! O período entre o lançamento do certame e a prova geralmente é de dois meses. O ideal é que você comece muito antes da publicação de qualquer edital. Mas…e depois?

Análise

O desespero baterá forte, mas CALMA! Pegue uma caneta marca-texto e ir vá grifando todas as informações importantes: data de inscrição, data de pagamento, data das provas, pré-requisitos, número de questões por disciplina, número de mínimos para passar etc. Fique atento aos requisitos!

disciplina

Imprima o programa de cada disciplina e faça isso em folhas separadas. Sempre tenha o programa de cada uma como guia ao estudar, para não perder tempo com o que não cai. Quando você está estudando sem edital à vista, tudo bem querer estudar todos os assuntos, mas lembre-se:  não é o momento de fazer isso.

estrategia

Se o concurso que você vai prestar não trabalha com mínimos por disciplina mas por prova, veja desde já qual disciplina vale realmente à pena e foque nela. Existem disciplinas que apenas fazem volume no edital e que não têm muitas questões na prova.

Mas se a sua prova tiver um mínimo por disciplina, então você precisa se concentrar em aprender mais de cada disciplina que não estudou muito. Esse é o tipo de decisão estratégica que você precisará tomar quando sair a publicação.

cronograma

Faça um checklist para estudar cada tópico que falta dentro de um determinado período de tempo (um mês, por exemplo). Depois, pode destinar as duas últimas semanas antes da prova para revisar todas as matérias. Nas duas semanas que sobraram, você estuda os pontos mais críticos e que merecem atenção maior.

Revisão

Não adianta estudar sem fazer revisões, senão você não consegue manter na memória o que viu. Pessoal, ter um período para revisar é muito importante. Você pode deixar as duas últimas semanas, ou somente a última, para isso.

Dia da prova

Para não ter que pensar nisso somente um dia antes e correr o risco de esquecer alguma coisa:

  • cartão de inscrição
  • RG
  • lapiseira com estoque de grafite
  • canetas da cor que pedir o edital
  • borracha
  • caneta marca-texto
  • algo para comer
  • algo para beber
  • algum doce, como chocolate ou balas
  • remédios para dor de cabeça, dor de barriga, gases, cólica
  • absorventes
  • relógio

E lembre-se: muitas pessoas desanimam na reta final porque acham que não estudaram o bastante ou que não vão passar. Ter confiança é fundamental! Por menos que você tenha estudado, encare a prova de frente!! Muita força nessa hora!

Um beijo,

catia-pCátia Pipoca é concursanda por natureza
e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  e em sua fanpage https://www.facebook.com/C.PoPcon

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais