Concurso público na área de segurança

Concurso público na área de segurança

icone calendario 29 jan 2021

concurso-area-segurancaOi, Pessoal! Como vocês estão? Depois de rápidos feriados, trato na minha coluna sobre os concursos nas área de segurança pública!

Recentemente saiu o edital para o concurso  da Polícia federal (Ele vem com 566 vagas). Aliás, são diversas as instituições onde você pode prestar, como:

– As polícias militar e civil;
– Rodoviária federal;
– As guardas municipais;
– A ABIN (Agencia Brasileira de Inteligência);
– As agências e secretarias de administração penitenciária;
– o DEGASE e as secretarias municipais e estaduais de segurança pública.

Ufa! Tem para todos os gostos! 😀

Para saber como escolher e o que você deve fazer, trago palavras que vi do Paulo Estrella, super fera nos concursos.

“Dependendo da região, podem haver variações grandes entre as disciplinas cobradas para alguns cargos. Policia militar e guarda municipal são dois exemplos de corporações que com grandes variações nas cobranças de conteúdos nos editais de diferentes regiões.

Dê uma olhada no ultimo edital dos concursos da região que você esta disposto a atuar, considerando sempre a possibilidade de algum deslocamento, dependendo do salário é claro.

Mas de uma forma geral, alguns conteúdos estão presentes em quase a totalidade dos concursos. São eles: 
-direito constitucional;
-direito administrativo; 
-direito penal
-português.

Essas são as disciplinas básicas e as primeiras que o concurseiro deve encarar. A profundidade e a abrangência do estudo em cada uma dessas disciplinas vão depender da sua estratégia e qual o concurso da área de segurança pública que mais te agrada.

Por exemplo, se você escolheu o concurso da Polícia Federal, você pode estudar um constitucional menos abrangente,  já que o foco do conteúdo está exatamente na questão de segurança pública.

Quando sair o concursos da Polícia Civil de seu estado, você terá que complementar essa disciplina, pois, de uma forma geral, o conteúdo de constitucional é mais extenso para ela e pode incluir até controle de constitucionalidade, dependendo da região.

Outra possibilidade é identificar quais são os concursos da área onde você teria mais interesse e partir para o estudo mais amplo. Se seu interesse é fazer polícia federal e civil, sendo que  o constitucional da civil é mais extenso, eleja esse conteúdo para estudar.

Sabendo o mais extenso você também estará preparado para o menos extenso, bastando apenas revisar e fazer questões de provas anteriores quando as notícias apontarem para concursos que cobram conteúdos menores.

Você pode estudar do menos para o mais, pegando conteúdos menores e agregando novos conhecimentos com o aquecimento da noticia de concurso para um cargo onde a disciplina é mais complexa, ou estudar de cara o conteúdo maior e apenas revisar quando as notícias apontarem para concursos onde as disciplinas menos extensas (nesse caso do mais para o menos). “

Estão vendo? A estratégia depende do que você optar, mas independente de sua escolha, o resultado final é o mesmo! 😀 basta se manter coerente com ela na hora de apontar para próxima oportunidade e ajustar o estudo.

Rezem por mim, o TRT Bahia e SP estão chegando 😉

Beijocas,

catia-pCátia Pipoca é concursanda por natureza
e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  e em sua fanpage https://www.facebook.com/C.PoPcon

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

 

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais