Estudando antes do edital

Estudando antes do edital

icone calendario 29 jan 2021

O prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas para iniciar a preparação devido ao programa e à quantidade de matérias exigidas é curto .

Geralmente, este prazo é de 45 a 90 dias. Então, para que você tenha mais sucesso no concurso, o ideal é se preparar antes do edital.

Fatores que você deve considerar

– Geralmente não sabemos a época em que as provas são realizadas, quais são os programas abordados ou quando será o próximo certame, pois ao contrário dos vestibulares, não há como fazer estas previsões em concursos públicos: é um processo que se altera constantemente.

– O chefe do executivo (prefeito, governador ou presidente) é quem determina o número de vagas e autoriza a realização de concursos dependendo das necessidades e do orçamento disponível. Portanto, não há como prever quais as carreiras, quantas vagas e nem quando serão autorizadas novas contratações e, consequentemente, novos concursos.

– Não sabemos se as matérias e o conteúdo programático do próximo edital serão iguais às do último;

Como o concurso público é um tipo de seleção de pessoal para verificar dentre os interessados quais os mais aptos para a função, o dirigente do órgão público, juntamente com a empresa organizadora, pode alterar as matérias em relação ao último concurso, até para mudar o perfil do novo funcionário contratado.

Desatualização das leis

Quem acompanha a área jurídica sabe que diariamente ocorrem alterações de leis e códigos. Mas qual atualização vale?

A regra é a seguinte: são cobradas as atualizações até a data de publicação do edital.

Se nos basearmos nos concursos mais concorridos, verificamos que algumas disciplinas são comuns na maioria deles: são as chamadas disciplinas básicas. Outras são exigidas em poucos certames ou somente para uma carreira: são as chamadas disciplinas específicas.

Para estudar antes do edital o candidato deve então:
Estudar as matérias básicas, comuns à maior parte dos concursos em que está interessado.
Evitar estudar matérias específicas de poucos concursos e matérias que sofram constantes atualizações, como as de legislação.

Se olharmos para editais anteriores, podemos classificar as matérias comuns dependendo da área da carreira do concurso:

Por outro lado, existem matérias específicas para determinados concursos como o Regulamento do ICMS de determinado estado.

Porém, ao se estudar uma matéria específica antes do edital, o candidato corre os seguintes riscos:

– Que a lei relacionada com da referida matéria sofra alterações antes do edital, tornando o que o candidato estudou desatualizado e, conseqüentemente, errado;

– Que abram inscrições para um concurso em que não seja cobrada esta matéria prejudicando o candidato que poderia ter estudado uma matéria básica que será cobrada neste novo concurso;

– Que haja alterações no conteúdo programático;

Portanto muito cuidado e atenção nos estudos!

Um beijo,

Cátia Pipoca é concursanda por natureza 
e dá dicas para concurseiros guerreiros
em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br

 

Organize-se hoje mesmo para o seus estudos! Corra para adquirir sua apostila pela Nova Concursos  e acompanhar as novidades pelo Facebook  e Google Plus !

 

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais