Perguntas de concurseiros iniciantes

Perguntas de concurseiros iniciantes

icone calendario 29 jan 2021

Olá, guerreiros e guerreiras! Como vão? hoje, trago as perguntas mais comuns de quem está começando a preparação para concursos públicos. Vamos a elas?

banner_nova_468_60_arrumado  (Clique aqui e conheça diversas apostilas para concursos públicos )

1. Qual concurso fazer?
2. Quais os concursos mais semelhantes ou aqueles que tem o maior número de matérias iguais?
3. Quais concursos eu deveria me preparar,  num período 1 a 2 anos?
4. Qual o melhor tipo de material para quem não sabe nada de exatas? 
5. Comprar um livro grande ou resumido de como passar em concurso? posso lê-lo antes, durantes ou depois de estudar?

Qual concurso fazer?

Resposta: depende do seu objetivo.

O governo é dividido em três poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo. O Executivo é o que mais emprega e onde existem mais concursos disponíveis. Porém, grande parte dos concurseiros vai para área de fiscalização, pois existem diversas opções para todos os gostos nesta área.

Portanto, vai depender dos seus objetivos. O que você quer na sua carreira, o que você deseja? Entenda o que gostaria de fazer e a partir daí fica mais fácil de responder.

Quais os concursos mais semelhantes ou aqueles que tem o maior número de matérias iguais?

Resposta: Saiba que Português, Direito constitucional, raciocínio lógico e  informática são matérias base para a maioria dos concursos. Mas acredito que os da área fiscal são os que geralmente tem editais semelhantes e com maior número de matérias iguais.

Quais concursos eu deveria me preparar, num período de 1 a 2 anos? 

Resposta: Geralmente os de nível médio e superior nas áreas tributária e fiscal, onde o número de candidato por vaga é grande. Também existem os jurídicos, como no caso dos TRTs. Para todos eles, é preciso muito estudo e dedicação.

Esse é o seu objetivo? Se sim, então pense em estudar como um plano a longo prazo.

Qual o melhor tipo de material para quem não sabe nada de exatas? 

Resposta: Existem apostilas estilo pacotão que vão todas as matérias juntas,e também alguns cursos onde é você que vai atrás do professor.

Minha sugestão? pegue uma prova (pode ser nível técnico) e tente resolver algumas questões de português, matemática financeira, raciocínio lógico e estatística. Se sentir que dá para estudar pela apostila/livro sem professor, ótimo.

Se sentir dificuldade ou impressão de estar perdido, procure um professor. Faça esse teste com todas as matérias até descobrir seus pontos fortes e fracos.

Comprar um livro grande ou resumido de como passar em concurso? Posso lê-lo antes, durante ou depois de estudar?

Resposta: Se você estiver extremamente inseguro, tente achar alguma obra que dê ideias de organização e dicas de como estudar, mas que não contenha fórmula mirabolantes. Tente se adequar a alguns esquemas, caso achar necessário, e leia quando achar necessário.

Ainda acredito que o melhor livro é o da vida- procure concurseiros experientes, que possam te guiar por esse caminho e vá se adequando conforme achar que está progredindo.

Agora é só começar! Se você ainda tiver mais alguma dúvida, comente, que responderemos 😉

Um beijo,

catia-pCátia Pipoca é concursanda por natureza
e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  e em sua fanpage  https://www.facebook.com/C.PoPcon

 

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais