Método eficiente para revisão de matéria

Método eficiente para revisão de matéria

icone calendario 29 jan 2021

Olá, guerreiros e guerreiras, sentiram minha falta? Pois eu estou louca com tantos TRT’s e seus editais! Mas tudo há de dar certo, basta acreditar 😉

Eis que, perto dos certames, surge uma dúvida muito comum e que certamente muitos irão se identificar, que é a hora de revisar a matéria.

“Todo mundo diz que a revisão deve durar no máximo 15 minutos. Mas comigo é uma tortura. Quando vou revisar, às vezes demoro 1 h pra revisar 10 páginas… é como se estivesse vendo a teoria de novo. Resultado:Pra revisar TODA a matéria, demoro meses. E quando volto no primeiro assunto de novo, não o lembro mais.

Por que demoro tanto? Estou revisando o tópico 10. Aí, quando volto ao tópico 1, já não lembro de quase nada!! Então fico tentando decorar ou entender outra vez o assunto. E isso demora e vira um ciclo sem fim. “

Quem aí se identificou, hein?? No final, isso vira uma verdadeira bola de neve e parece que a gente empaca! Mas, calma! Respire fundo.eek  Existe sim, um método para que você tenha eficiência em sua revisão.

Mas aviso: o que funciona para alguns pode não funcionar para você. Use ou descarte o método se quiser, combinado?

Estas são apenas algumas dicas que podem fazer a diferença. No final, você verá que é possível sim revisar um livro de 1000 páginas em (!) 5 horas surprised

1) Número de Disciplinas

Estipule quantas disciplinas farão parte do seu ciclo regular de estudos. Sugiro que estude primeiro as disciplinas mais importantes do seu concurso.

Depois, à medida que for finalizando a teoria delas, jogue-as no grupo de revisão e vá colocando disciplinas de importância mediana no lugar.

Por último, entrarão as disciplinas menos importantes (isso se der tempo de vê-las antes de sair o edital do seu concurso). A quantidade de disciplinas por ciclo e horas do ciclo para cada disciplina vai do gosto de cada um.

2) Tempo de revisão

Note que para revisar, não precisa “decorar” tudo o que se lê. Você precisa ter sempre em mente uma meta: que deverá acertar 70 a 80% das questões daquele capítulo logo após o estudo teórico.

Conseguiu esse nível de desempenho? Não se desespere, passe pra frente. Depois revise o assunto na semana seguinte, e depois, sempre MENSALMENTE. 

Sobre o tempo de revisão, a média por página num primeiro contato  deve ser de 3 a 5 minutos, talvez um pouco mais, mas 10 minutos revisando é muito :(.

Agora, a informação mais importante é: descubra o seu tempo médio de LEITURA quando encarar uma nova teoria, de revisão POR PÁGINA e de resolução de exercícios, tudo isso em cada matéria. Por que é tão importante isso? Para gastar bem o seu tempo disponível e distribuí-lo sabiamente, quando você estiver na reta final de concurso, tendo que estudar uma nova matéria e revisar outras.

😀 Quer ver como funciona? 😀

-Suponha que sua média atual para aprender teorias novas é de 3 minutos por página em direitos e 5 minutos por página em matérias com cálculos ou outros assuntos espinhosos.

-A velocidade de leitura de revisão é de 1 a 2 min por página para primeiras revisões e menos de 1 minuto por página para revisões de matérias já dominadas.

-Já o tempo de exercício é de 1 a 2 minutos por questão fácil, de 2 a 3 minutos por questão média e de  3 a 5 minutos por questão difícil.

3) Exercícios sempre!

Outra coisa mega importante e que sempre vou ressaltar é: Logo após a revisãofaça uma bateria  de exercícios com 20 a 30 questões daquele assunto revisado e veja se consegue acertar (na prática mesmo) de 70 a 80% do assunto.

Conseguiu? Parabéns! Então você reteu bem as informações da revisão e ela foi bem realizada. Já numa próxima revisão, a bateria de questões pode ser menor.

4) Simbologia para que te quero

Guerreiros, sempre usem símbolos para marcar o seu material. Quando for resolver uma bateria de questões, faça um círculo nas questões de nível médio (para refazer na revisão seguinte), um quadrado nas muito fáceis (nem precisa fazer de novo, só leia a resposta) e uma estrela nas difíceis (para lembrar de rever a teoria).

Acabada a revisão e a bateria de questões, volte apenas para revisar novamente a teoria que você errou nas questões, não tudo, entendeu? 😉

E pra que tudo isso no final? Você vai se condicionando e agilizando o processo de revisão. Assim, as revisões vão ficando mais rápidas. Vai parar de esquecer e não vai mais sentir necessidade de revisar tão rotineiramente, mantendo o aproveitamento de 70%.

Resumindo:

arrow  Faça revisões periódicas MENSAIS do assunto estudado com velocidade “média” de 1 minuto/página.
arrow  Realize uma bateria de questões em seguida.
arrow  Se conseguir 70 a 80% de acertos, fim da revisão.
arrow  Se não conseguir, volte só para entender o que errou.
arrow  Quando se sentir seguro, só revise pelos sublinhados e marcações que fez no estudo inicial e depois refaça a bateria de questões rapidamente de acordo com os símbolos para ganhar tempo.

Lição de casa para essa semana, combinado?

Beijo da ursa,

catia-pCátia Pipoca é concursanda por natureza
e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  e em sua fanpage https://www.facebook.com/C.PoPcon

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais