Compartilhar:

Quais são as etapas do concurso público?

icone calendario 25 mar 2019

Os concursos públicos são a forma de seleção para trabalhos em órgãos gerenciados pelo governo nas três esferas – municipal, estadual e federal. Através do concurso público, a seleção é feita de forma isenta – isto é, sem o julgamento de um profissional de recursos humanos, como ocorre na iniciativa privada.

Para que o candidato seja admitido através de um concurso público, ele precisa apresentar a qualificação técnica adequada, atinja a nota de corte da prova objetiva e os resultados específicos em caso de prova física ou possua as graduações solicitadas na prova de títulos.

Mas até o lançamento da edital, convocação para as provas e nomeação dos candidatos, há uma série de processos que determinam a necessidade de um concurso público. Você sabe quais são as etapas de um concurso?

etapas_concurso

 

No final do mês de julho, a Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento apontou uma defasagem de  223.120 servidores para o total de 757.158 postos públicos existentes em esfera federal. A maior carência é na área médica, seguida pela área de educação.

Somando as esferas municipal, estadual e federal, os concursos públicos tem, em média, 21 milhões de inscrições todos os anos. Estima-se que cerca de 10 milhões de cidadãos brasileiros ou radicados no Brasil buscam por uma oportunidade na iniciativa pública.

Agora que você já conhece um pouco melhor as etapas de criação de um concurso público, confira também como escolher o concurso ideal para você!

Aproveite e compre as Apostilas para o seu Concurso Público direto com a Editora Nova e parcele no cartão de crédito em até 6 x sem juros!

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos e compre apostilas direto com a Editora Nova! Não deixe de seguir nosso Google Plus e confira nosso Canal no Youtube!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais