Pesquisar no blog

Carta aos Assinantes n°05: Procrastinação: o maior apego do concurseiro

icone calendario 25 jul 2022

“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”

Podemos definir procrastinar como um comportamento realizado para adiar algo que temos que resolver, deixar para lidar com a situação depois.

Estudos indicam que a procrastinação é um fenômeno motivacional, apresentando elementos individuais e contextuais (Steel, 2007). De acordo com Potts (1987), esse fenômeno ocorre em ao menos 95% da população em geral e, cronicamente entre 15% a 20% de adultos e 33% a 50% de estudantes.

Os principais motivos que levam os concurseiros a procrastinar são apresentados a seguir:

  • não saber por onde começar
  • não saber se está no caminho certo e se sentir perdido.
  • ter medo de encarar disciplinas novas ou que o concurseiro não possui a mínima afinidade e ficar adiando essa missão.

ATENÇÃO!

Muitas vezes o que mais faz o concurseiro adiar suas atividades é pensar a quantidade de matérias pela frente e que cada etapa demandará um tempo enorme, e daí ele não se “sente preparado” para dar início naquele momento.

Por isso, é muito importante reduzir essas matérias e conteúdos imensos em blocos menores. Assim você cumprirá suas metas mais facilmente e se sentirá mais motivado para seguir adiante.

Quando estamos atarefados com muitas coisas para fazer, uma das saídas é fazer primeiro as atividades menores.

A quantidade de atividades irá sobrecarregar e resolvendo um número maior de “problemas”, facilitará minha organização e, assim, após concluir essas atividades me sinto mais motivado para iniciar as atividades maiores. É uma boa dica, concluir primeiro essas atividades menores e mais curtas.

Anote essa dica…

É essencial que você coloque metas, mas na sua meta não precisa estar presente concluir todo Direito Penal de uma vez, faça por etapas e tenha planejamento com atividades menores diariamente.

O ideal é ter dois tipos de planejamento: um realizado para seus estudos na semana e um realizado diariamente. Nesse planejamento diário que devem ser previstas essas etapas menores, assim você conseguirá concluir elas e ficará mais motivado para as próximas metas seguintes.

Acompanhe nossas

redes sociais