GN Concursos

Sobre a profissão

O profissional é responsável pela formalização do Inquérito Policial, ou pela documentação do mesmo. tudo o que acontece no Inquérito deve ser “colocado no papel” pelo Escrivão. O profissional pode ser graduado em ensino superior em qualquer área e seu trabalho é de suma importância no andamento dos processos e depoimentos na delegacia.

Mercado de trabalho

O escrivão pode atuar nas polícias Federal, Civil ou Militar.

 

A rotina do trabalho

policia civil escrivaoSuas atribuições são assessorar, executar e controlar os trabalhos relacionados à formalização dos atos de Polícia Judiciária por determinação e orientação da Autoridade Policial a que estiver subordinado nos inquéritos policiais, sindicâncias e processos administrativos disciplinares; expedir certidões de ofício e mediante requerimento deferido pela Autoridade Policial.

>> Compre a Apostila PC-AC – Agente e Escrivão de Polícia Civil e parcele o pagamento SEM JUROS! <<

Executar tarefas administrativas pertinentes às atividades cartorárias; responder pela guarda de bens, valores e instrumentos de crime entregues à sua custódia em razão de sua função, dando-lhes a destinação legal; proceder e manter registro atualizado das estatísticas inerentes aos trabalhos policiais do seu cargo; receber e recolher à repartição competente as importâncias ou valores relativos à fiança; zelar pelo cumprimento dos prazos legais; proceder a outros atos de natureza tipicamente cartorária; manter o sigilo necessário à elucidação dos fatos e às investigações, dentre outras determinadas pelas autoridades competentes.

>> Adquira o Combo PC-SP 2017 – Escrivão de Polícia + Curso Online e parcele o pagamento SEM JUROS! <<

 

 

 

 

Perfil profissional

Trata-se de um trabalho burocrático, de organização. O profissional deve possuir capacidade de identificar e lidar com problemas simultaneamente, discriminando partes de um todo, englobando-as em uma percepção geral. É preciso ser atento, possuir boa memória e raciocínio lógico. Além da capacidade para estabelecer relacionamentos interpessoais de forma cortês, criando um clima de confiança, cordialidade e respeito mútuo.

Saiba mais sobre o Escrivão de Polícia

Apostilas para o Escrivão de Polícia

Principais notícias

Escrivão de Polícia

O que faz um Escrivão da PC SP?

Saiu o edital de concurso público da Polícia Civil de São Paulo (Concurso PC SP)! O certame, que havia sido autorizado no início de novembro do 2017, finalmente conta com o documento oficial. São 800 vagas oferecidas,…

policia federal blog fbb
Escrivão de Polícia

Concurso Polícia Federal PF: Pedido com mais de 1.700 vagas tem avanço!

Atenção concurseiros que aguardam oportunidades de carreiras policiais, o novo concurso da Polícia Federal PF está cada vez mais próximo! O concurso já está autorizado pelo Diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, que prevê…

pc-ms-200X200(1)
Escrivão de Polícia

Concurso PC MS: Últimas horas de inscrições para 210 vagas e salários de R$ 15 mil!

Atenção concurseiros! As inscrições para o Concurso Polícia Civil do Estado (PC MS) serão encerradas hoje!  São 210 vagas para Agente (Escrivão e Investigador) e Delegado. » Compre a Apostila para o Concurso PC MS e parcele o…

Cadastro:

  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.
Portal oficial da Editora Nova. Aqui você encontra as notícias mais atualizadas e dicas sobre o mercado de concurso público.