Pesquisar no blog

Concurso ALE RR: Comissão formada. Novo edital em breve!

Atenção, concurseiros! Um novo concurso ALE RR (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima) com oportunidades efetivas será realizado em breve, visto que uma comissão organizadora já foi formada.

Além disso, vale recordar que a última seleção para o órgão ocorreu em 2018, de maneira que atualmente existem vacâncias que precisam ser preenchidas. Sendo assim, se você se interessa pelo concurso público confira os detalhes a seguir!

 

Concurso ALE RR: situação atual

Nesse sentido, é essencial que os concurseiros saibam que pode ser realizado muito em breve um novo concurso ALE RR, visto que o primeiro passo rumo a publicação do edital foi recentemente dado.

Dessa forma, foi publicada por meio do Diário Oficial a formação de uma comissão organizadora que deve dar início aos preparativos da nova seleção. Sendo assim, conheça os membros designados para a função:

  • I – Walker Sales Silva Jacinto;
  • II – Daniel Máximo Garcia;
  • III – Irayma Ursula Almeida de Amorim.

 

Além disso, a portaria já está em vigor, de maneira que o grupo já pode iniciar os trabalhos. Dessa forma, o próximo passo é a elaboração do projeto básico, que serve como um espelho do edital, contendo algumas das principais informações acerca do concurso público.

Ademais, o documento será de grande utilidade para o posterior processo de escolha e contratação de uma banca organizadora que será a responsável por receber as inscrições dos candidatos e por viabilizar e aplicar as etapas avaliativas da seleção, como as provas objetivas.

Sendo assim, é apenas após a contratação da organizadora que o edital se torna iminente, ou seja, que pode ser publicado a qualquer momento contendo todas as informações.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Vagas, cargos e salários

Sendo assim, é importante ressaltar que ainda são poucos os detalhes conhecidos acerca do novo concurso da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, visto que a comissão acaba de ser formada.

Dessa forma, ainda não foi revelado o quantitativo de vagas a ser ofertado pela seleção, visto que a comissão ainda realizará os estudos necessários para determinar esse número.

Entretanto, sabe-se que o cargo a ser contemplado pelo edital será o de Consultor Legislativo, de acordo com o documento que designa a comissão organizadora:

“Fica criada comissão responsável pelas providências necessárias à organização do concurso público para provimento de cargos da carreira de Consultor Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima.”

Nesse sentido, ainda não foram informados os salários a serem recebidos pelos aprovados e contratados pelo órgão.

Último concurso ALE RR

Portanto, enquanto maiores detalhes acerca da nova seleção não são divulgados, é importante que os concurseiros comecem a se preparar com base em antigos editais publicados pela Assembleia.

Dessa forma, o último concurso ALE RR foi realizado em 2018, quando foram ofertadas 41 oportunidades entre cargos de níveis médio e superior sob a organização da Funrio (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle).

Sendo assim, conheça as carreiras contempladas pelo concurso:

Nível Médio

  • Assistente Legislativo;
  • Taquígrafo.

 

Nível Superior

  • Procurador;
  • Administrador;
  • Analista de sistemas;
  • Assessor técnico legislativo;
  • Contador;
  • Economista;
  • Enfermeiro;
  • Jornalista;
  • Psicólogo;
  • Revisor;
  • Tradutor (Inglês).

 

Além disso, os aprovados no concurso público e contratados pelo órgão contaram com remunerações que variavam entre R$ 3.218,50 e R$ 7.903,10, sem contar com os benefícios, para as jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

É igualmente importante mencionar que os inscritos nessa seleção foram avaliados por meio de provas objetivas, além de prova prática para o cargo de Taquígrafo.

Ademais, ainda foi aplicada uma prova discursiva para Procurador, e análise de títulos para as carreiras de nível superior.

Dessa forma, para a prova objetiva os concurseiros responderam a 50 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Regimento Interno da ALE-RR e Conhecimentos Específicos.

Sobre a ALE RR

O Estado de Roraima passou a ser reconhecido como Unidade da Federação em 1988, com a nova Constituição Federal. Em 1990, ocorreu a primeira eleição para escolha do governador e dos 24 parlamentares. A Assembleia Legislativa de Roraima nasceu em 1991, com a posse dos primeiros deputados eleitos pelo voto popular.

A Assembleia Legislativa de Roraima ganhou vida, de fato, a partir da primeira sessão ordinária, em 15 de fevereiro do mesmo ano. A deputada Noêmia Bastos Amazonas convocou a eleição para a Mesa Diretora. A chapa “Independência com Liberdade”, encabeçada pelo deputado Flávio dos Santos Chaves, do PFL, foi eleita para comandar os trabalhos do Poder Legislativo no biênio 91/92.

Desde a instalação, o Poder Legislativo teve presença permanente em todos os acontecimentos políticos, sociais e econômicos de Roraima.  No entanto, o documento mais importante para os trabalhos do Legislativo, o Regimento Interno, ainda não existia, assim como a Constituição Estadual.

Nasce então, no dia 15 de abril de 1991, a Assembleia Constituinte, composta pelos seguintes deputados: Flávio dos Santos Chaves, presidente, Francisco de Sales Guerra Neto, vice-presidente, Vera Regina Guedes Silveira, 1ª secretária, Eulina Gonçalves Vieira, 2ª secretária, Odete Irene Domingues, relatora, e Paulo Sérgio Ferreira Mota, relator adjunto.

A comissão percorreu os quatro cantos de Roraima, ouvindo as necessidades do povo, promovendo sessões especiais, reuniões e debates que serviram para a elaboração de uma radiografia do Estado e para criar propostas para a Carta Magna, que tivessem a cara do povo roraimense. A elaboração da Constituição Estadual foi o primeiro momento de aproximação entre a Assembleia e o cidadão.

Histórico de Notícias

13/04/2018

Concurso Assembleia Legislativa RR (ALE RR): Retifica edital!

Saiu retificação para o concurso da Assembleia Legislativa RR. Agora são 26 oportunidades para Assistente Legislativo.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais