Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros PI: Governadora autoriza oferta de 100 vagas. Edital iminente!

Atenção, concurseiros! O edital do novo concurso Bombeiros PI (Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí) deve ser publicado muito em breve, provavelmente ainda neste mês de julho, segundo o coronel José Arimatéia Rêgo.

Além disso, vale recordar que a oferta de oportunidades passou de 60 a 100 vagas para a carreira de Soldado, de nível médio, após autorização da governadora do estado, Maria Regina Sousa.

Se interessa pelo certame? Então confira todos os detalhes a seguir!

Concurso Bombeiros PI: situação atual

Antes de mais nada, é essencial recordar que o concurso Bombeiros PI é aguardado desde o ano passado, quando o coronel José Arimatéia Rêgo de Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, anunciou que uma nova seleção seria realizada ainda em 2021. No entanto, isso não aconteceu.

Além disso, tal informação foi pronunciada na data de 1º de setembro, em entrevista ao portal GP1, quando o comandante anunciou que obteve autorização por parte do ex-governador do Estado, Wellington Dias, para o preenchimento de 60 vagas para Soldado.

Ademais, os trâmites para a nova seleção, inclusive, já foram iniciados logo após o aval, que foi dado na última semana de agosto. Além disso, a banca organizadora foi recentemente definida, de forma que a escolhida para receber as inscrições dos candidatos e viabilizar e aplicar as etapas avaliativas do concurso, como as provas objetivas, foi o NUCEPE.

É igualmente importante citar que, de acordo com o ex-comandante coronel Ronaldo Macedo, a corporação conta com um dos menores quadros do país, o que faz com que um novo edital seja ainda mais necessário.

Segundo ele, na época, eram cerca de 350 militares na ativa e um déficit de, aproximadamente, 1.000 vagas.

“Precisamos de concurso, de efetivo. Hoje talvez sejamos o menor Corpo de Bombeiros do Brasil. Nosso efetivo hoje gira em torno de 350 militares. Temos 224 municípios e estamos presentes apenas em Parnaíba, Floriano, Picos e Teresina. Chegamos recentemente em Piripiri”, disse o coronel, durante entrevista à TV Cidade Verde.

Ampliação das vagas

Sendo assim, é imprescindível que os concurseiros saibam que a governadora Regina Sousa autorizou a ampliação das oportunidades a serem ofertadas pela nova seleção. Dessa forma, o quantitativo passa de 60 a 100 oportunidades para o cargo de Soldado, além das vagas também em cadastro reserva.

Além disso, o tenente-coronel José Veloso confirmou a informação:

“Estamos em processo de concurso. Conseguimos viabilizar essa ampliação no número de vagas e agora estamos aguardando as mudanças no edital.”

Nesse sentido, é importante mencionar que foi recentemente formada a comissão de acompanhamento do certame, responsável por fiscalizar o contrato com a banca organizadora e acompanhar as etapas da seleção. Ademais, esse é um dos últimos passos para a publicação do edital, de forma que, segundo o coronel José Arimatéia Rêgo, o documento é iminente e poderá sair ainda neste mês de julho:

“Em um primeiro momento, o concurso seria somente para 60 vagas, e ela (governadora) nos autorizou mais 40 vagas. Possibilitou também a possibilidade de nosso cadastro reserva com mais 100 vagas. Estamos fazendo os ajustes finais para lançar (o edital), provavelmente, no final do mês de julho”, disse.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Vagas, cargos e remunerações

Portanto, o novo concurso Bombeiros PI ofertará 100 oportunidades para o cargo de Soldado, que possui como requisito o nível médio de escolaridade. Ademais, de acordo com o último edital do órgão, as remunerações a serem recebidas pelos aprovados no concurso público giram em torno de R$ 3.294,99 inicialmente, seguindo a Lei 6.173/2012.

Entretanto, tal valor não é atualizado desde 2015, de forma que antes da chegada da pandemia em razão do Covid-19, a Associação de Bombeiros e Militares do Estado do Piauí realizou um protesto solicitando uma reposição salarial.

Ademais, vale destacar que o CBM PI espera receber cerca de 5 mil candidatos para essa seleção.

Além disso, segundo o coronel José Arimatéia Rêgo, o concurso público não será regionalizado, mas contará com oportunidades tanto para a capital do estado quanto para o interior.

Quais são os requisitos?

É igualmente essencial que os concurseiros interessados no novo concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí saibam que, para concorrer ao cargo, é necessário cumprir com os seguintes requisitos básicos:

  • Ensino Médio completo ou equivalente;
  • Os homens devem ter, no mínimo, 1,60m, enquanto as mulheres, no mínimo, 1,55m;
  • A idade mínima é de 18 anos e máxima de 30 anos no período de inscrição do concurso público para os candidatos ao Curso de Formação de Soldados.

 

Além disso, confira outros requisitos necessários para a investidura no cargo:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Possuir ilibada conduta pública e privada;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com o serviço militar, se do sexo masculino;
  • Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função policial militar;
  • Se Reservista das Forças Armadas, deverá o candidato ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento BOM;
  • Ser portador de Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir, que lhe permita conduzir veículo automotor, classificada no mínimo na Categoria “B”.

 

Concurso Bombeiros PI: provas

Além disso, também é importante que os concurseiros saibam que, de acordo com o projeto básico do edital, os candidatos do novo concurso Bombeiros PI serão avaliados por meio de até 05 etapas avaliativas, sendo elas:

  • Exames de Conhecimentos (provas escritas);
  • Avaliação Psicológica;
  • Avaliação de Saúde;
  • Teste de Aptidão Física; e
  • Investigação Social.

 

Último concurso Bombeiros PI

Publicado em setembro de 2017, o último concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí ofertou 110 vagas para Soldado, sendo 100 para homens e 10 para mulheres.

Ademais, foi exigido o nível médio completo, carteira de habilitação “B”, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). A remuneração inicial era de R$ 3.100.

Além disso, a banca organizadora foi o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe). Os concurseiros inscritos foram avaliados por meio de seis etapas de seleção mais o curso de formação.

Etapas da última seleção

Prova Objetiva

A prova objetiva do último concurso Bombeiros PI teve duração de cinco horas com 60 questões de múltipla escolha, de Conhecimentos Gerais e Específicos. Confira os detalhes das disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Química
  • Física
  • Noções de Informática
  • Legislação Institucional
  • Noções de Direito.

 

Prova Discursiva

Nas provas dissertativas argumentativas o candidato teve de demonstrar domínio da língua portuguesa, apresentando, defendendo e desenvolvendo um ponto de vista em relação ao tema proposto.

Ademais, a avaliação teve a pontuação máxima de 20 pontos, sendo que a pontuação mínima para continuar habilitado no certame era de 12 pontos.

Teste de Aptidão Física

Por fim, Teste de Aptidão Física do último concurso Bombeiros PI, de caráter eliminatório, classificou o candidato como APTO OU INAPTO. Foram cobrados os seguintes testes:

  • Barra Fixa
    • Masculino: 3 repetições completas
    • Feminino: 15 segundos
  • Abdominal em um minuto
    • Masculino: 30 repetições
    • Feminino: 25 repetições
  • Corrida 12 minutos
    • Masculino: 2.400m
    • Feminino: 1.800m
  • Natação: 50 metros
    • Masculino: 50 segundos
    • Feminino: 55 segundos

 

Histórico de Notícias

04/07/2022

Concurso Bombeiros PI: Edital para julho, confirma coronel!

O edital do concurso Bombeiros PI será publicado ainda neste mês de julho, segundo confirmou o comandante. Serão ofertadas 100 vagas!

Continuar lendo
10/06/2022

Concurso Bombeiros PI: Quantitativo passa a ser de 100 vagas após autorização!

Foi autorizada a ampliação do quantitativo de vagas do concurso Bombeiros PI, de forma que a seleção ofertará agora 100 oportunidades para Soldados!

Continuar lendo
08/06/2022

Concurso Bombeiros PI: Governadora autoriza acréscimo na oferta de vagas!

O edital do concurso Bombeiros PI pode ser publicado ainda em junho. E a governadora do estado autorizou o aumento no número de vagas, de 60 para 100 vagas.

Continuar lendo
06/06/2022

Concurso Bombeiros PI: Edital em junho pode ofertar 100 vagas. Saiba mais!

O edital do novo concurso Bombeiros PI pode ser publicado ainda neste mês de junho. E o número de vagas pode aumentar de 60 para 100 vagas.

Continuar lendo
12/04/2022

Concurso Bombeiros PI: Edital até julho, informa corporação!

Atenção, concurseiros! O edital do novo concurso Bombeiros PI pode ser publicado em até três meses. Previsão é para 60 oportunidades para Soldado.

Continuar lendo
03/11/2021

Concurso Bombeiros PI: Vagas e etapas confirmadas pelo projeto básico!

Com a banca quase fechada, o projeto básico confirmou vagas e etapas do concurso Bombeiros PI. Serão 60 oportunidades para Soldado com edital ainda em 2021.

Continuar lendo
28/10/2021

Concurso Bombeiros PI: Edital para Soldados terá Nucepe como banca!

O edital do novo concurso Bombeiros PI pode contar com o Nucepe como banca organizadora. Serão ofertadas 60 oportunidades de nível médio. Saiba mais!

Continuar lendo
18/10/2021

Concurso Bombeiros PI: Banca organizadora encaminhou proposta!

O edital do concurso Bombeiros PI deve sair nas próximas semanas. A escolha da banca ainda não foi concluída; a proposta já foi enviada! Serão 60 vagas!

Continuar lendo
15/09/2021

Concurso Bombeiros PI: Novo edital com 60 vagas em 20 dias!

Governador do Piauí anunciou novo concurso Bombeiros PI com 60 vagas. A expectativa é de que o edital saia dentro de 20 dias! Saiba mais!

Continuar lendo
02/09/2021

Concurso Bombeiros PI: 60 vagas autorizadas para Soldado!

Boa notícia concurseiros! Um novo edital para o concurso Bombeiros PI está cada vez mais próximo. Foi autorizada a abertura de 60 vagas de Soldado.

Continuar lendo
06/10/2017

Concurso Bombeiros PI (CBM PI): Últimas horas de inscrições com 110 vagas para nível médio!

O Concurso Bombeiros PI (CBM PI) oferece 110 vagas para candidatos de nível médio e salários de R$ 3,1 mil! Inscrições até o dia 06 de outubro!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais