Concurso Bombeiros TO: Edital iminente; Vagas para soldado e oficial!

A seleção Bombeiros TO voltou a ser notícia e pode ter um edital divulgado em breve.  Além do PLOA 2021 e da autorização do estado, o certame agora conta com banca organizadora definida! Novo concurso Bombeiros TO O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins já recebeu a autorização do Estado para abrir o novo certame Bombeiros TO! O co...

Status do concurso: Previsto
BAIXE GRÁTIS: e-Book Oportunidades para Mudar de Vida em 2021
Cadastre-se e receba: e-Book Concursos 2021 + Guia Definitivo para montar um Plano de Estudos + Bônus Especiais!

A seleção Bombeiros TO voltou a ser notícia e pode ter um edital divulgado em breve. 

Além do PLOA 2021 e da autorização do estado, o certame agora conta com banca organizadora definida!

Novo concurso Bombeiros TO

Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins já recebeu a autorização do Estado para abrir o novo certame  Bombeiros TO! O concurso  vai oferecer 110 vagas para praças (soldado) e oficiais, que exigem os níveis médio e superior, respectivamente.

As informações foram anunciadas pelo comandante geral do CBMTO e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva, na segunda-feira, 14, em celebração aos 28 anos da criação do Corpo de Bombeiros.

“O processo está bem avançado na parte burocrática e hoje recebemos do governo do Estado o sinal verde para que seja realizado o empenho e logo em seguida a contratação da empresa que irá lançar o edital do nosso concurso público.”

O que gera mais expectativas sobre a publicação do edital é que o certame já conta também com banca organizadora definida.

O Cebraspe está confirmado como banca organizadora da seleção Bombeiros TO, apenas alguns dias após o aval ser anunciado e confirmado o quantitativo de vagas.

A dispensa que oficializa a banca já foi publicada no Diário Oficial do Estado. Outra notícia boa é que o contrato também já foi assinado, sendo assim o edital deve sair em breve.

Sobre os cargos

O que faz um Soldado ?

Efetua trabalhos gerais no Corpo de Bombeiros Militar, tanto nos locais de sinistro onde exerce as funções de operador de equipamentos de resgate, salvamento, combate a incêndios ou emergências ambientais, quanto no dia a dia do aquartelamento realizando a manutenção básica das instalações e auxiliando nas rotinas administrativas.

Requisitos:

  • conclusão do ensino médio (no ato da matrícula no Curso de Formação);
  • mínimo de 18 anos e máximo de 32 anos (de acordo com nova lei);
  • altura mínima de 1,63m, se do sexo masculino, e 1,60, se do sexo feminino;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir válida, no mínimo na categoria “B”.

O que faz um Oficial?

A atividade Bombeiro Militar submete o profissional à forte pressão externa e emocional, ao porte de arma de fogo, ao risco de morte, de invalidez, de contágio por doenças, de degeneração do estado de saúde mental e de lesão corporal, além das responsabilidades civis, penais e administrativas a que der causa, dentre outros fatores.

Requisitos:

  • ensino superior completo na área de interesse, devidamente registrado em instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação. Podendo ser nas especialidades: Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração, Ciência da Computação;
  • mínimo de 18 anos e máximo de 32 anos (de acordo com nova lei);
  • altura mínima de 1,63m, se do sexo masculino, e 1,60, se do sexo feminino.

Sobre o CBM TO

Superação, força de vontade, amor à vida e à profissão constroem a história do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, o qual iniciou suas atividades como Companhia Independente de Bombeiros (1ª CIBM), criada por meio de decreto (6676/92), em dezembro de 1992. À época possuía uma estrutura pequena e ligada, organicamente a Policia Militar do Tocantins, com atuação apenas nas áreas de combate a incêndios urbanos e salvamento.

Somos uma instituição que tem por missão prevenir e realizar ações de combate a incêndios, salvamentos, resgates, segurança e proteção contra pânico; proteger o meio ambiente e executar ações de defesa civil para promover o bem-estar social e garantir a ordem pública do povo tocantinense.

Visamos a excelência na prestação de serviços de bombeiro por meio de tecnologias avançadas, equipes capacitadas e comprometidas com a gestão da qualidade no atendimento à sociedade.

Nossas ações são pautadas na Legalidade, Moralidade, Eficiência, Ética, Credibilidade, Integridade, Compromisso Social e Profissionalismo.

Último concurso

O último certame do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins foi realizado em 2013 e teve como objetivo preencher 100 vagas para o Cargo de Soldado do Quadro de Praças Bombeiros Militares. As oportunidades foram distribuídas em 90 vagas para o sexo masculino e 10 vagas para o sexo feminino.

O edital teve ao todo 6 etapas, resumidas da seguinte maneira:

  • 1ª etapa – classificatória e eliminatória, Prova Escrita Objetiva de Múltipla Escolha e Discursiva;
  • 2ª etapa – eliminatória, Exame de Capacidade Física;
  • 3ª etapa – eliminatória, Avaliação Psicológica;
  • 4ª etapa – eliminatória, realização de Exames Médicos e Odontológicos;
  • 5ª etapa – eliminatória, Investigação Social do candidato;
  • 6ª etapa – eliminatória e classificatória, Curso de Formação de Soldados.

A 1 º etapa foi realizada nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi, já as outras etapas foram realizadas somente em Palmas.

Prova Objetiva

A Prova Objetiva de múltipla escolha foi formada por 60 questões com 4 alternativas para escolha de uma correta. A avaliação conteve as seguintes disciplinas:

  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Conhecimentos regionais e atualidades
  • Informática básica
  • Normas da CBMTO
  • Redação

Prova Discursiva

A prova discursiva do certame Bombeiro TO 2013 foi composta de uma redação versando sobre atualidades e conhecimentos gerais e regionais. Com base em fragmentos textuais, os candidatos tiveram que elaborar texto dissertativo‐argumentativo de, no máximo 30 linhas, com o tema:

“O papel da segurança pública diante do combate a fatores contrários à preservação do meio ambiente”.

A pontuação da redação tinha o valor total de 20 pontos. Só foram corrigidas as redações dos candidatos habilitados na Prova Escrita Objetiva dentro do limite de 5 vezes o número de vagas ofertadas para cada sexo.

Também foi aprovado na Prova Discursiva quem obteve aproveitamento mínimo de 30% da pontuação máxima possível na redação.

Histórico de Notícias

21/12/2020

Concurso Bombeiros TO: Banca organizadora é definida; edital urgente!

Cebraspe é confirmado como banca organizadora do concurso Bombeiros TO que conta com 110 vagas para soldados e oficiais. Confira!

Continuar lendo
16/12/2020

Concurso Bombeiros TO: Aval concede edital com 110 vagas; banca em breve!

Novo concurso Bombeiros TO já recebeu aval do Estado e a banca poderá ser definida em breve.O certame contará com 110 vagas para soldados e oficiais.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais