Pesquisar no blog

Concurso CNPq: Edital é solicitado ao Ministério da Economia. 182 vagas!

Boas notícias para os concurseiros! Um novo concurso CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) pode ser realizado, visto que um pedido por nova seleção foi enviado ao Ministério da Economia.

Além disso, sabe-se que foram solicitadas 182 oportunidades para os cargos de Assistente e Analista, de níveis médio e superior. Portanto, se você se interessa pela seleção, confira todos os detalhes a seguir!

 

Concurso CNPq: situação atual

Dessa forma, é essencial que os concurseiros saibam que poderá ser realizado um novo concurso CNPq, uma vez que o órgão confirmou ter enviado ao Ministério da Economia um pedido de concurso público.

Além disso, vale recordar que os órgãos federais possuíam até o dia 31 de maio para enviar ao ME suas solicitações de novos editais, de maneira que a partir de agora o Ministério avaliará os pedidos e posteriormente informará as autorizações ou negações.

Sendo assim, foram solicitadas 182 oportunidades, sendo 73 para Assistente, de nível médio, e 109 para Analista, de nível superior. Ademais, vale destacar que o quantitativo é menor que o número de cargos vagos no Conselho, que é de 656 cargos, sendo:

  • Assistente em Ciências e Tecnologia – 344;
  • Analista em Ciências e Tecnologia – 312.

 

Nesse sentido, vale frisar que caso o pedido seja aprovado uma comissão organizadora deverá ser formada para cuidar dos preparativos do edital e do processo de escolha e contratação de uma banca organizadora.

Ademais, a empresa contratada será a responsável por receber as inscrições dos candidatos e viabilizar e aplicar as etapas avaliativas da seleção, como as provas objetivas.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Último concurso CNPq

Sendo assim, enquanto maiores detalhes acerca da nova seleção não são revelados, é essencial que os concurseiros iniciem sua preparação com base em antigos editais publicados pelo órgão.

Dessa forma, o último concurso CNPq aconteceu em 2010, quando foram ofertadas 95 oportunidades entre os cargos abaixo:

  • Analista em Ciência e Tecnologia Júnior – 46 vagas;
  • Assistente 1 – 49 vagas.

 

Além disso, os requisitos exigidos pelas carreiras foram os seguintes:

  • Assistente 1: diploma de Ensino Médio e um ano experiência em tarefas inerentes à classe.
  • Analista em Ciência e Tecnologia Júnior: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação.

 

Por outro lado, as atribuições dos cargos são os indicados abaixo:

  • Assistente 1: programar, elaborar, organizar e/ou executar atividades de manutenção de bibliotecas, centros de documentação e arquivos, bem como dar suporte técnico às áreas de gestão, planejamento e infra-estrutura.
  • Analista em Ciência e Tecnologia Júnior: analisar, desenvolver e acompanhar estudos, programas, planos, projetos, sistemas nas áreas de gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia.

 

Requisitos básicos

Ademais, é de suma importância que os interessados na próxima seleção conheçam os requisitos básicos exigidos para a investidura nos cargos do órgão. Sendo assim, confira:

  • Ser aprovado no concurso público;
  • Ter nacionalidade brasileira e portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Não ter sido demitido do serviço público Federal, Estadual ou Municipal, com impedimento de exercer função pública;
  • Apresentar declaração de bens que constituem o seu patrimônio, declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública, ou proventos de inatividade;
  • Apresentar documentação pessoal necessária na ocasião da posse.

 

Etapas avaliativas

É igualmente importante mencionar que o último concurso do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ocorreu sob a organização do Cebraspe.

Sendo assim, os inscritos na seleção foram avaliados por meio de provas objetivas, provas discursivas e avaliação de títulos, sendo esse último somente para a carreira de nível superior.

Nesse sentido, para a etapa de prova objetiva os candidatos responderam a 120 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas a seguir:

  • Língua Portuguesa
  • Conhecimentos de Informática
  • Atualidades
  • Língua Inglesa (somente para Analista)
  • Língua Espanhola (somente para Analista)
  • Conhecimentos Específicos

 

Por outro lado, para a prova discursiva os inscritos elaboraram um texto dissertativo com tema relacionado aos Conhecimentos Específicos. Ademais, o texto deveria possuir até 30 linhas.

Sobre o CNPq

Missão:

Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.

Contribuição Social:

O CNPq pauta suas ações na grandeza territorial e na diversidade regional do Brasil. Dessa forma, planeja e executa políticas públicas com foco nos desafios enfrentados pela humanidade, pensando soluções em escala nacional, mas considerando, também, nossas necessidades regionais. As parcerias internacionais são indispensáveis para o enfrentamento dos desafios comuns à população do mundo globalizado.

 

Acompanhe nossas

redes sociais