- Página Inicial
- Concurso Codesaima
Um novo concurso Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) pode ser divulgado em breve. O certame anterior foi publicado em 2017, reforçando a necessidade de novos servidores.
Ainda não há confirmação de vagas no novo concurso Codesaima. Se forem ofertadas as vagas do certame anterior, as oportunidades serão para:
Nível Alfabetizado
Nível Fundamental
Nível Médio
Nível Superior
Auxiliar de Produção: Alfabetizado
Auxiliar de Serviços Gerais: Alfabetizado
Costureira: Alfabetizado
Magarefe Retalhador: Certificado devidamente registrado, de conclusão de curso de nível fundamental (antigo 1o grau)
Vendedor: Certificado devidamente registrado, de conclusão de curso de nível fundamental (antigo 1o grau) e 12 (doze) meses de experiência comprovada. Formas de comprovação de experiência: registro em carteira, declaração oficial de instituição pública, guia da Previdência Social (carnê de recolhimento do INSS) ou do ISS e recibo de pagamento de autônomo (RPA), acompanhados da inscrição no INSS.
Agente Administrativo: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo 2o grau).
Agente de Inspeção: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo 2o grau)
Assistente de Informática: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo 2o grau) e Certificado de Curso Técnico de no mínimo 1200 horas.
Operador de Caldeira: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo 2o grau) e Certificado de Curso na área com no mínimo 40 horas.
Operador de Sala de Máquinas: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo 2o grau) e Certificado de Curso na área com no mínimo 40 horas
Técnico de Enfermagem: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio em Técnico em Enfermagem e registro profissional no órgão de classe correspondente.
Técnico em Manutenção Elétrica: Técnico em nível médio em Eletrotécnica ou em Eletrônica. Registro no respectivo Conselho de Classe, como Técnico.
Técnico em Segurança do Trabalho: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio. Para exercer a profissão em técnico em segurança do trabalho nível médio de escolaridade e formação específica em curso técnico de segurança do trabalho com no mínimo 1600 horas.
Administrador: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração Pública ou Administração de Empresas, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, e registro profissional no órgão de classe correspondente
Advogado: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, e registro profissional no órgão de classe correspondente
Assistente Social: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Serviço Social, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, e registro profissional no órgão de classe correspondente.
Contador: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, e registro profissional no órgão de classe correspondente.
Engenheiro Agrônomo: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Agronômica, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, e registro profissional no órgão de classe correspondente
Engenheiro de Segurança do Trabalho: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior Engenharias ou Arquitetura fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, e registro profissional no órgão de classe correspondente. O exercício da especialização de Engenheiro de Segurança do Trabalho será permitido exclusivamente ao Engenheiro ou Arquiteto, portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Engenheiro Mecânico: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Mecânica, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, e registro profissional no órgão de classe correspondente.
Médico do Trabalho: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, e registro profissional no órgão de classe correspondente. O exercício da especialização de Medicina do Trabalho será permitido exclusivamente ao Médico, portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho.
Médico Veterinário: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina Veterinária, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, e registro profissional no órgão de classe correspondente.
Psicólogo: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Psicologia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, e registro profissional no órgão de classe correspondente.
Químico: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Química, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, e registro profissional no órgão de classe correspondente.
Secretário Executivo: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Secretariado, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, e registro profissional no órgão de classe correspondente.
Os salários ofertados no concurso de 2017 eram:
Auxiliar de Produção: Executar tarefas rotineiras envolvendo atividades de natureza repetitiva, relativas à produção industrial e agropecuária, sob supervisão direta ou indireta de encarregados e executar atividades correlatas.
Auxiliar de Serviços Gerais: Execução de tarefas de baixa complexidade que exijam habilidade motora e médio esforço físico de apoio às atividades administrativas nas áreas de copa, limpeza, vigilância e jardinagem em conformidade com os regulamentos do serviço e executar atividades correlatas.
Costureira: Confecção e/ou reparos no fardamento dos funcionários da unidade operacional (manutenção e abate), em conformidade com os regulamentos do serviço e executar atividades correlatas.
Magarefe Retalhador: Abater bovinos, caprinos, ovinos, suínos, controlando a temperatura e velocidade de máquinas. Preparar carcaças de animais (aves, bovinos, caprinos, ovinos e suínos) limpando, retirando vísceras, depilando, riscando pequenos cortes e separar cabeças e carcaças para análises laboratoriais. Tratar vísceras limpando e escaldando. Preparar carnes para comercialização desossando, identificando tipos, marcando, fatiando, pesando e cortando. Realizar tratamentos especiais em carnes, salgando, secando, prensando e adicionando conservantes. Acondicionar carnes em embalagens individuais, manualmente ou com o auxílio de máquinas de embalagem a vácuo. Trabalhar em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental e executar atividades correlatas.
Vendedor: Atender clientes para venda de produtos e executar atividades correlatas.
Agente Administrativo: Executar ou auxiliar a execução de tarefas e trabalhos relacionados com atividade-meio e as atividades-fim da unidade de lotação, incluídas aquelas que exijam datilografia ou digitação, respeitados os regulamentos do serviço. Atividades de execução a nível médio, referentes a estatísticas, administração de recursos humanos, matérias, patrimoniais, financeiro e orçamentário e executar atividades correlatas.
Agente de Inspeção: Execução, monitoramento e acompanhamento da inspeção de bovinos, caprinos, ovinos, suínos. Recebimento de animais do curral, acompanhamento da entrega de carcaça, vistorias nos veículos de transporte de carne, acompanhamento e higienização da unidade operacional e executar atividades correlatas, observado o disposto no Decreto n° 8.205/2014.
Assistente de Informática: Operar equipamentos de processamento de dados, regulando seus dispositivos de comando para o perfeito processamento dos programas elaborados; acompanhar e monitorar os sistemas visando ao processamento dos serviços dentro dos padrões de qualidade e prazos estabelecidos; prestar assistência na administração da rede de computadores e suporte aos usuários nos aspectos de hardware e software, inclusive reparo e configurações; desempenhar outras tarefas correlatas ao cargo e executar atividades correlatas.
Operador de Caldeira: Preparar máquinas e equipamentos para operação e controlar o funcionamento das caldeiras e a qualidade da água ou do combustível. Operar sistemas de bombeamento e compressores de ar e controlar o funcionamento de máquinas e instalações fixas. Efetuar atividades para produção de gás de hulha e distribuir utilidades, identificar redes de distribuição, interpretando fluxograma de distribuição, elaborar procedimentos operacionais. Realizar operações de abastecimento e destanqueio. Realizar manutenção de rotina em máquinas e equipamentos e trabalhar segundo normas e procedimentos de segurança e executar atividades correlatas.
Operador de Sala de Máquinas: Preparar máquinas e equipamentos para operação e controlar o funcionamento das caldeiras e a qualidade da água ou do combustível. Operar sistemas de bombeamento e compressores de ar e controlar o funcionamento de máquinas e instalações fixas. Efetuar atividades para produção de gás de hulha e distribuir utilidades, identificando redes de distribuição, interpretando fluxograma de distribuição, elaborando procedimentos operacionais. Realizam operações de abastecimento e destanqueio de aeronaves. Realizam manutenção de rotina em máquinas e equipamentos e trabalham segundo normas e procedimentos de segurança e executar atividades correlatas.
Técnico de Enfermagem: Desempenhar atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas como: hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, atuar em saúde ocupacional e outras áreas. Prestar assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar, administrar medicamentos. Organizar ambiente de trabalho e dar continuidade aos plantões. Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizar registros e elaborar relatórios técnicos. Desempenhar atividades e realizar ações para promoção da saúde no trabalho e executar atividades correlatas.
Técnico em Manutenção Elétrica: Operar equipamentos de processamento de dados, regulando seus dispositivos de comando para o perfeito processamento dos programas elaborados; acompanhar e monitorar os sistemas visando ao processamento dos serviços dentro dos padrões de qualidade e prazos estabelecidos; prestar assistência na administração da rede de computadores e suporte aos usuários nos aspectos de hardware e software, inclusive reparo e configurações; desempenhar outras tarefas correlatas ao cargo e executar atividades correlatas.
Técnico em Segurança do Trabalho: Participar da elaboração e implementação política de saúde e segurança do trabalho; realizar diagnóstico da situação de SST da instituição; identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho; integrar processos de negociação. Participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho; investigar, análises de acidentes de trabalho e recomendar medidas de prevenção e controle e executar atividades correlatas.
Administrador: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração Pública ou Administração de Empresas, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, e registro profissional no órgão de classe correspondente
Advogado: Prestar assessoria jurídica nas áreas comercial, civil, tributária, trabalhista etc. tanto nos aspectos preventivos quanto na administração do contencioso, sugerindo medidas a tomar, visando resguardar os interesses e dar segurança jurídica aos atos e decisões da empresa. Administrar o contencioso da mesma, em todas as instâncias, acompanhando os processos administrativos e judiciais, preparando recursos ou tomando as providências necessárias para garantir os direitos e interesses da empresa e executar atividades correlatas.
Assistente Social: Prestam serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejam, coordenam e avaliam planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras), atuando nas esferas pública e privada; orientam e monitoram ações em desenvolvimento relacionadas à economia doméstica, nas áreas de habitação, vestuário e têxteis, desenvolvimento humano, economia familiar, educação do consumidor, alimentação e saúde; desempenham tarefas administrativas e articulam recursos financeiros disponíveis e executar atividades correlatas.
Contador: Atividades de supervisão, coordenação e execução especializada, em grau de maior complexidade, relativa à administração financeira e patrimonial, contabilidade e auditoria, compreendendo análise, registro e perícia contábil de demonstrativos contábeis. Supervisionar as atividades da contabilidade geral, visando assegurar que todos os relatórios e registros sejam feitos de acordo com os princípios e normas contábeis e legislação pertinente, dentro dos prazos e das normas e procedimentos estabelecidos pela empresa e executar atividades correlatas.
Engenheiro Agrônomo: Atividades de Planejamento, supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, de projetos em geral sobre a preservação e exploração de recursos naturais, economia rural, defesa e inspeção agrícola e promoção agropecuária e executar atividades correlatas.
Engenheiro de Segurança do Trabalho: Controlar perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. Desenvolver, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos produtivos, gerenciar atividades de segurança no trabalho e do meio ambiente, gerenciar exposições a fatores ocupacionais de risco à saúde do trabalhador, planejar atividades produtivas e coordenar equipes, treinamentos, atividades de trabalho e executar atividades correlatas. Avaliações ambientais para determinações das condições do ambiente do trabalho; Elaboração de laudos de Insalubridade, Periculosidade e Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT; Perícias trabalhistas; Criação de projetos de proteções coletivas para máquinas, edificações e prevenção e combate a incêndios.
Engenheiro Mecânico: Atividades de planejamento, supervisão, coordenação e execução, em grau de maior complexidade, de projetos de equipamentos e instalações mecânicas. Orientar e supervisionar auxiliares nos trabalhos referentes a processos mecânicos; manutenção de maquinas em geral, instalações industriais e mecânicas, equipamentos mecânicos e eletro mecânicos; veículos automotores, sistema de produção, de transmissão e de utilização do calor e sistema de refrigeração; e executar atividades correlatas
Médico do Trabalho: Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes e clientes; implementar ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordenar programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica e executar atividades correlatas.
Médico Veterinário: Planejamento execução, acompanhamento e controle das atividades da Administração, voltadas à ciência, à extensão, à saúde e ao bemestar social e à produção na área de Medicina Veterinária, respeitados formação, legislação profissional e regulamentos do serviço e executar atividades correlatas.
Psicólogo: Pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e executar atividades correlatas.
Químico: Realizar ensaios, análises químicas e físico-químicas, selecionando metodologias, materiais, reagentes de análise e critérios de amostragem, homogeneizando, dimensionando e solubilizando amostras. Produzir substâncias desenvolvem metodologias analíticas, interpretar dados químicos, monitorar impacto ambiental de substâncias, supervisionam procedimentos químicos, coordenam atividades químicas laboratoriais e industriais e executar atividades correlatas.
Secretário Executivo: Assessorar os executivos no desempenho de suas funções, atendendo pessoas (cliente externo e interno), gerenciando informações, elaborando documentos, controlar correspondência física e eletrônica, organizar eventos e viagens, supervisionar equipes de trabalho, gerir suprimentos, arquivar documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões e executar atividades correlatas.
O último concurso Codesaima aconteceu no ano de 2017, sob responsabilidade da UERR – Universidade Estadual de Roraima.
Foram 143 vagas ofertadas para cargos de níveis alfabetizado, fundamental, médio e superior.
⇒ Confira o edital Codesaima 2017!
Os candidatos foram avaliados mediante provas objetivas e avaliação de títulos.
A estrutura das provas era a seguinte:
Confira o conteúdo programático:
Nível Alfabetizado
Nível Fundamental
Nível Médio e Superior
A Codesaima busca fomentar políticas públicas de industrialização e desenvolvimento econômico do Estado e estimular os investimentos de infraestrutura produtiva, econômica e social, contribuindo para o crescimento sustentável por meio de prospecção de oportunidades de negócios, geração e manutenção de empregos e renda, modernização das estruturas produtivas, aumento da competitividade estadual e redução das desigualdades sociais e regionais.
Para a realização de seus objetivos, poderá a CODESAIMA: