Concurso DER PE: Terá novo edital no próximo ano | Nova Concursos

Concurso DER PE: Terá novo edital no próximo ano, diz secretária!

Um novo concurso DER PE (Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de Pernambuco) está sendo planejado para ocorrer em 2022. Vale ressaltar que até então não foram informados os cargos e as vagas que serão ofertadas. A previsão é que o edital seja publicado no início do primeiro semestre do ano que vem. Concurso DER PE: situação a...

Status do concurso: Previsto

Um novo concurso DER PE (Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de Pernambuco) está sendo planejado para ocorrer em 2022.

Vale ressaltar que até então não foram informados os cargos e as vagas que serão ofertadas. A previsão é que o edital seja publicado no início do primeiro semestre do ano que vem.

Concurso DER PE: situação atual

Após 10 anos sem realizar concursos, foi confirmado pela prórpria secretária de infraestrutura do estado, Fernandha Batista, a realização de um novo concurso para o Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de Pernambuco. A seleção é prevista para o primeiro semestre de 2022.

O objetivo da nova seleção é repor o atual quadro de servidores do órgão. Atualmente, a autarquia possui 811 funcionários, sendo que 400 servidores já podem se aposentar. Sendo assim, a abertura do concurso DER PE se torna cada vez mais urgente.

Devido a falta de concursos nos últimos governos, a autarquia depende de consultorias e profissionais da Secretaria de Infraestrutura para elaborar os editais das estradas que o Estado de Pernambuco licita.

Último concurso DER PE

Realizado em 2011, o último concurso DER PE ofertou 25 oportunidades para contratações temporárias. As oportunidades foram para o cargo de Engenheiro, em diversas áreas de atuação.

As oportunidades foram distribuídas da seguinte maneira:

Para todas as especialidades do cargo em questão, o valor do salário inicial foi de R$ 4.590,00, com jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Etapas do último concurso

Os candidatos foram avaliados através de duas etapas sucessivas, sendo elas, uma Avaliação Curricular, de caráter eliminatório e classificatório e em seguida uma Entrevista Técnica, de caráter classificatório e eliminatório.

Avaliação Curricular

A Avaliação Curricular foi aplicada para todos os cargos, com valor máximo de 10 pontos, observando os seguintes itens:

O candidato que não comprovou a escolaridade exigida e a experiência profissional de, no mínimo, seis meses, para a função na qual se inscreveu, foi considerado eliminado na Avaliação Curricular.

A experiência profissional teve que ser comprovada da maneira a seguir:

  • a) mediante cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • b) através Certidão/Declaração de tempo de serviço público ou privado, emitida pela unidade de recursos humanos da instituição em que trabalha ou trabalhou, na qual conste expressamente o cargo/função desempenhada e as atividades desenvolvidas;
  • c) no caso de experiência profissional como autônomo, mediante contratos ou Recibos de Pagamentos de Autônomo (RPA) ou notas fiscais de serviço ou declaração de imposto de renda, tudo por cópia autenticada em cartório, devendo constar expressamente o cargo/função desempenhados e as atividades desenvolvidas;
  • d) no caso de experiência profissional no exterior, mediante certidão da instituição para a qual trabalhou acompanhada de tradução para a língua portuguesa, feita por tradutor juramentado, na qual conste expressamente o cargo/função desempenhado e as atividades desenvolvidas;
  • e) no caso de experiência como cooperativado, mediante declaração assinada pelo dirigente máximo da entidade à qual se vincula ou vinculou formalmente, na qual conste expressamente o cargo/função desempenhado e as atividades desenvolvidas.

 Entrevista Técnica

Participaram da 2º etapa, os candidatos aprovados na Avaliação Curricular, em número correspondente a três vezes o total de vagas ofertadas no concurso.

A Entrevista Técnica consistiu na realização de, no mínimo, cinco perguntas, formuladas pela banca do certame, devendo ser respondidas, oralmente, pelo candidato. O valor total desta etapa foi de 10 pontos.

Acompanhe nossas

redes sociais