Concurso Detran DF: Novo certame terá oferta de pelo menos 400 vagas!

O novo concurso Detran DF (Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal) pode sair em breve. O último concurso aconteceu no ano de 2011. O próximo certame deve ter vagas para Agente de Trânsito, Especialista de Trânsito, Analista Administrativo de Trânsito, Analista Administrativo de Trânsito, Técnico de Trânsito, Assistente d...

Status do concurso: Previsto

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

O novo concurso Detran DF (Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal) pode sair em breve. O último concurso aconteceu no ano de 2011.

O próximo certame deve ter vagas para Agente de Trânsito, Especialista de Trânsito, Analista Administrativo de Trânsito, Analista Administrativo de Trânsito, Técnico de Trânsito, Assistente de Trânsito.

Vagas Detran DF

A oferta de vagas deve ser para:

  • Técnico de Trânsito;
  • Assistente de Trânsito;
  • Agente de Trânsito;
  • Analista Administrativo de Trânsito;
  • Especialista de Trânsito.

Atribuições dos cargos do DETRAN DF

Agente de Trânsito

  • planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades referentes a ações de policiamento e fiscalização de trânsito do Distrito Federal;
  • realizar a operação de tráfego nos limites de sua competência de forma a garantir a segurança e fluidez no trânsito;
  • executar, acompanhar e defender o cumprimento dos atos do poder de polícia de trânsito;
  • orientar comunidade na interpretação da legislação de trânsito;
  • participar de programa de treinamento;
  • assessorar atividades específicas de sua área de atuação;
  • executar outras atividades de interesse da área;
  • exercer plenamente o poder de polícia administrativa de trânsito em todo o Distrito Federal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Assistente de Trânsito

  • Fiscalizar e controlar as atividades das entidades credenciadas, contratadas ou conveniadas pelo DETRAN-DF;
  • instruir processos;
  • coletar dados estatísticos;
  • ministrar cursos voltados para as questões de trânsito;
  • fiscalizar a emissão, guarda e arquivo do Certificado de Licenciamento Anual, do Certificado de Registro de Veículos, da Permissão para dirigir, da Carteira Nacional de Habilitação, da autorização de selos e outros documentos previstos na legislação;
  • participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relacionados à área de atuação;
  • executar outras atividades de interesse da área.
  • Exercer plenamente o poder de polícia administrativa de trânsito em todo o Distrito Federal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Auxiliar de Trânsito

  • Executar atividades relacionadas ao suporte no desempenho das atribuições da Carreira Atividades de Trânsito;
  • executar outras atividades de interesse da área.

Analista de Trânsito

  • planejar, coordenar, controlar, de acordo com a especialidade da área;
  • Exercer plenamente o poder de polícia administrativa de trânsito em todo o Distrito Federal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Salários DETRAN DF

No último concurso, que ofertou vagas para o cargo de Agente de Trânsito, a remuneração ofertada era a seguinte:

  • Agente de Trânsito: R$ 5.485,24.

Requisitos básicos Detran DF

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12º, da Constituição da República Federativa do Brasil;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data da posse;
  • Possuir o requisito exigido para o exercício do cargo;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos;
  • Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Apresentar declaração de bens que constituem o seu patrimônio;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo;
  • Apresentar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual, distrital ou municipal e outras que se fizerem necessárias;
  • Apresentar declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública, ou proventos de inatividade; ressalvadas as possibilidades de acumulação lícita previstas no inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal, a saber: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; e c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;
  • Cumprir as determinações deste edital e ter sido aprovado no concurso público.

Último concurso DETRAN DF

O último concurso Detran DF aconteceu no ano de 2011, sob responsabilidade da Fundação Universa. Na época, foram ofertadas 100 vagas para o cargo de Agente de Trânsito.

Provas DETRAN DF 2011

Os candidatos eram classificados mediante provas objetivas e discursivas.

Além disso, houve um Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social.

O conteúdo programático era composto de:

Língua Portuguesa: 1. Compreensão e intelecção de textos. 2. Tipologia textual. 3. Coesão e coerência. 4. Figuras de linguagem. 5. Ortografia. 6. Acentuação gráfica. 7. Emprego do sinal indicativo de crase. 8. Formação, classe e emprego de palavras. 9. Sintaxe da oração e do período. 10. Pontuação. 11. Concordância nominal e verbal. 12. Colocação pronominal. 13. Regência nominal e verbal. 14. Equivalência e transformação de estruturas. 15. Paralelismo sintático. 16. Relações de sinonímia e antonímia.

Atualidades: 1. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, relações internacionais, educação, segurança e artes e literatura e suas vinculações históricas. 2. Atualidades e contextos históricos, geográficos, sociais, políticos, econômicos e culturais referentes ao Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno – RIDE. 3. Noções de cidadania.

Noções de Direito Constitucional: 1. Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2. Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; educação, cultura e desporto; ciência e tecnologia; comunicação social; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso.

Lei Orgânica do Distrito Federal: 1. Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 2. Da organização do Distrito Federal. 3. Da Organização Administrativa do Distrito Federal. 4. Dos Servidores Públicos.

Noções de Direito Penal: 1. Infração penal: elementos, espécies. 2. Sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal. 3. Tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade. 4. Erro de tipo; erro de proibição. 5. Imputabilidade penal. 6. Crimes contra a Administração Pública. 7. Abuso de autoridade (Lei nº 4.898/1965).

Noções de Direito Processual Penal: 1. Inquérito policial; notitia criminis. 2. Ação penal; espécies. 3. Jurisdição; competência. 4. Prova (artigos 158 a 184 do CPP). 5. Prisão em flagrante. 6. Processos dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos. 7. Lei nº 9.099/1995. 8. Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

Noções de Direito Administrativo: 1. Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2. Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 3. Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 4. Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 5. Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 6. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. 7. Regime Disciplinar dos Servidores Públicos do Distrito Federal (Lei nº 8.112/1990, aplicável ao Distrito Federal, no que couber, por força da Lei Distrital nº 197/1991).

Microinformática: 1. Sistema Operacional Windows Vista. 2. Microsoft Office Word 2007. 3. Microsoft Office Excel 2007. 4. Microsoft Office PowerPoint 2007. 5. Conceitos, serviços e tecnologias relacionados a Internet e a correio eletrônico. 6. Internet Explorer.

Conhecimentos Específicos: 1. Lei nº 5.553, de 6 de dezembro de 1968. 2. Lei nº 4.898, de 9 de dezembro de 1965. 3. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. 4. Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, Código de Trânsito Brasileiro e alterações. 5. Portaria Interministerial nº 4.226, de 31 de dezembro de 2010. 6. Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN): nº 248, de 27 de agosto de 2007; nº 14, de 6 de fevereiro de 1998; nº 362, de 15 de outubro de 2010; nº 206, de 20 de outubro de 2006; nº 110, de 24 de fevereiro de 2000; nº 203, de 29 de setembro de 2006 e alterações; nº 277, de 28 de maio de 2008; nº 149, de 19 de setembro de 2003; nº 269, de 15 de fevereiro de 2008; nº 383, de 2 de junho de 2011; nº 384, de 2 de junho de 2011; e nº 386, de 2 de junho de 2011.

Acompanhe nossas

redes sociais