Concurso Detran PA: Comissão já definida! Confira!
Pesquisar no blog

Concurso Detran PA: Comissão Formada! Edital para temporários publicado!

O Concurso DETRAN PA (Concurso do Departamento de Trânsito do Pará) já está com sua comissão organizadora formada. A comissão está formada desde 2019 e os preparativos para a escolha da banca organizadora estão em andamento.

Contudo um edital para o processo seletivo foi publicado e traz 158 vagas temporárias para o cargo de Assistente de Trânsito. Confira os detalhes.

Processo Seletivo Detran PA: inscrições

As inscrições estarão abertas entre os dias 16 e 17 de setembro de 2021, no site da organizadora, Sipros PA . Não será cobrada taxa de participação.

Processo Seletivo Detran PA: cargos, vagas e salários

As 158 oportunidades são para o cargo de Assistente de Trânsito com exigência de nível médio e salário inicial no valor de R$ 1.317,14. A jornada de trabalho compreenderá 6 horas diárias totalizando 30 horas semanais.

Os candidatos aprovados serão lotados em uma das seguintes cidades: Abaetetuba, Alenquer, Almeirim, Altamira, Ananindeua, Barcarena, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Conceição do Araguaia, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Igarapé Açu, Igarapé Mirim, Itaituba, Itupiranga, Jacundá, Mãe do Rio, Marabá, Medicilândia, Monte Alegre, Novo Progresso, Novo Repartimento, Óbidos, Oriximiná, Ourilândia do Norte, Paragominas, Paraupebas, Redenção, Rondon do Pará, Salinópolis, Santa Izabel do Pará, Santana do Araguaia, Santarém, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São Miguel do Guamá, Soure, Tailândia, Tomé-Açu, Tucumã, Tucuruí, Uruará, Vigia e Xingara.

O contrato de trabalho será pela duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Processo Seletivo Detran PA: provas

Os candidatos serão avaliados pelas seguintes etapas:

  • Análise documental
  • Análise curricular
  • Entrevista Pessoal

 

Serão pontuados, no campo “Qualificação Profissional” os certificados e/ou diplomas e/ou comprovantes correspondentes na área de atuação relacionada ao cargo em que concorre dos últimos cinco anos.

Na entrevista, a comissão realizará perguntas para conhecer melhor os concorrentes e se eles se encaixam nas atribuições do cargo de assistente de trânsito. A pontuação final do participante será a somatória das notas obtidas na análise documental, curricular e entrevista.

Concurso DETRAN PA: Edital para efetivos em fase de planejamento

Conforme informação da própria Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEAD), os certames dentro do Estado do Pará já estão em processo de planejamento do edital.

Com as comissões já organizadas e em fase de escolha de banca, o edital poderá ser lançado em breve e a previsão é para este ano.

Vagas para Efetivos

As vagas para o Concurso DETRAN PA ainda não foram informadas, mas estima-se uma grande quantidade nas mais diversas carreiras. De todos os cargos dentro do órgão, o único que ainda não foi incluso em concurso é de Assistente Administrativo.

Com base nos últimos os cargos de Agente de Fiscalização de Trânsito e Agente de Educação de Trânsito possuem remuneração inicial de R$2.191,52, ambos com gratificação de trânsito inclusa para uma carga horária de 30 horas.

Atribuições do cargo do Concurso DETRAN PA

Ainda não foram divulgados todos os cargos que serão contemplados pelo concurso, mas tendo em vista os últimos editais, serão:

  • Agente de Fiscalização de Trânsito: Fiscalização e atividades de trânsito, veículos e documentos. Integrar operações especiais de trânsito, Operação integradas com o Sistema Nacional de Trânsito e a Polícia Estadual. Dentre outros.
  • Agente de Educação de Trânsito: Apoiar as ações de fiscalização e engenharia de trânsito e executar outras atividades correlatas a sua área de atuação. Execução de Projetos referentes a Educação no Trânsito.

 

Requisitos Básicos para o Concurso DETRAN PA

Para poder ingressar nas vagas, é necessário cumprir alguns requisitos tendo em vista os últimos editais mesmo que os cargos ainda não tenham sido divulgados podem colocar como:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ensino Médio Completo;
  • CNH A e B para a vaga de Agente de Fiscalização de Trânsito.

 

Último concurso

O último concurso realizado foi em 2018 ofertando cerca de 100 vagas, a prova foi dividida por cargo:

  • Prova objetiva e discursiva para o cargo de agente de educação de trânsito;
  • Prova com 06 etapas para o cargo de agente de fiscalização de trânsito.

 

Prova do Último Concurso

A prova objetiva e discursiva foi a mesma para ambos os cargos testando conhecimentos básicos e específicos com 50 questões e uma redação.

Já no cargo de agente de fiscalização de trânsito no Concurso DETRAN PA, as próximas etapas foram divididas em:

1- Avaliação Médica;
2- Teste de aptidão física;
3- Avaliação psicológica;
4- Entrega de certidão negativa da vara de execução criminal;
5- Curso de Formação.

Histórico de Notícias

27/09/2021

Concurso Detran PA: Inscrições para Assistente de Trânsito Reabertas!

Foram reabertas as inscrições para o concurso Detran PA. Mas, corra, pois ela ficam abertas só até esta terça-feira (28). São 158 vagas temporárias!

Continuar lendo
16/09/2021

Concurso Detran PA: Edital publicado com 158 vagas temporárias!

O edital do concurso Detran PA já foi publicado e as inscrições se encerram amanhã, 17 de setembro. A seleção conta com 158 vagas temporárias. Confira!

Continuar lendo
01/04/2021

Concurso Detran PA: Prazo de validade de certame está suspenso!

O concurso Detran PA teve o prazo de validade suspenso. O documento vale para o cargo de Agente de Educação de Trânsito e está válido desde 23 de março.

Continuar lendo
15/02/2019

Concurso Detran-PA: Datas de provas são alteradas!

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) teve o novo cronograma para o cargo de Agente de Educação de Trânsito divulgado.

Continuar lendo
19/12/2018

Concurso Detran-PA: Inscrições encerrando em breve!

As inscrições para o concurso do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) serão encerradas no dia 20 de dezembro de 2018.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais