Concurso DETRAN PI: Diretor revela que novo edital pode ser publicado em breve!

De acordo com informações do novo diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, em breve, será realizado o novo concurso DETRAN PI. As oportunidades deverão englobar vários cargos, principalmente na área de Tecnologia da Informação. O diretor Garcia Guedes, comenta que o quadro de servidores do órgão está envelhecido. Dessa ma...

Status do concurso: Previsto

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

De acordo com informações do novo diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, em breve, será realizado o novo concurso DETRAN PI. As oportunidades deverão englobar vários cargos, principalmente na área de Tecnologia da Informação.

O diretor Garcia Guedes, comenta que o quadro de servidores do órgão está envelhecido. Dessa maneira, tem o interesse em divulgar um novo edital para renovar a força de trabalho no quadro.

Após a revelação do novo diretor Garcia Guedes, que um novo concurso DETRAN PI está em pauta. Agora, foi a vez da deputada Flora Izabel, comentar sobre o reforço de servidores no órgão.

Segundo informações da parlamentar, é necessário a realização de um novo concurso DETRAN PI ofertando 200 vagas para examinadores no Departamento Estadual de Trânsito. É explicado pela deputada, que a falta de servidores tem atrapalhando o desempenho das atividades.

De acordo com a ALEPI (Assembleia Legislativa do Piauí), é defendido pela deputada o lançamento do edital do certame para o quanto antes, com a oferta de 200 vagas. O objetivo é aumentar a produtividade, já que o quadro de servidores do órgão está bem reduzido diante das demandas que aumentaram muito com o crescimento de frota de veículos nos últimos anos.

A deputada explica que uma nova seleção irá possibilitar ao DETRAN PI expandir a banca de examinadoras em mais cidades do Piauí, sendo elas: Parnaíba, Floriano, Picos, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, beneficiando ainda os demais municípios destas regiões.

Novo concurso DETRAN PI pode ser publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, tem uma nova direção, e poderá realizar um novo concurso DETRAN PI em breve. O anúncio foi feito pelo novo diretor do órgão, Garcia Guedes.

Em entrevista concedida no dia 19 de agosto, foi informado por Guedes que pretende investir na modernização do sistema do DETRAN e deseja rejuvenescer o quadro de servidores.

Ainda é revelado por Guedes, que irá contatar a Secretaria de Administração para saber sobre a possibilidade de realizar novos concursos para renovar o quadro de pessoal. O próprio diretor comentou que existe um envelhecimento no corpo de servidores do órgão.

“É uma realidade que não podemos deixar de levar em consideração. Entretanto, são pessoas/servidores valorosos que ajudam o Detran como um todo. Iremos debater com o pessoal da Secretaria de Administração sobre a possibilidade de realização de novos concursos para poder rejuvenescer o corpo de servidores do DETRAN”, informou Garcia Guedes.

Dessa maneira, ainda é precoce estimar uma data exata ou prazo de quando o edital será divulgado. Mas, ao que tudo indica, a nova gestão irá lutar para realizar novo concursos , principalmente na área de Tecnologia da Informação (TI).

Foi enfatizado pelo diretor Garcia Guedes, que trabalhará para investir em três pilares:

“Nosso foco será baseado em três pilares: a modernização do sistema de informação, dando maior resolutividade as demandas do órgão; também iremos fazer uma reestruturação das Ciretrans. Outro ponto que não podemos deixar de destacar é a educação no trânsito”.

É comentado por Guedes, que a modernização do sistema é uma realidade presente e ela precisa ser implementada logo. Inclusive, já debateu com a Controladoria-Geral do estado, além do pessoal de TI.

No discurso, o diretor menciona que convocou a presença de servidores de Tecnologia da Informação e percebeu que há, sim, um grande déficit de servidores. Sendo assim, enfatiza que será um dos focos principais a realização do novo concurso DETRAN PI.

Sobre o DETRAN PI

O DETRAN-PI (Departamento Estadual de Trânsito do Piauí) é uma autarquia instituída pela Lei-Delegada nº 80, de 16.05.1972, vinculado à Secretaria de Cidades do Estado. O órgão possui personalidade jurídica, autonomia administrativa, operacional e financeira, e tem por finalidade disciplinar e fiscalizar os serviços de trânsito e tráfego no âmbito de competência do Estado. Tem sede e foro na cidade de Teresina e jurisdição sobre o território do estado do Piauí.

Localização

Nossa sede é na Avenida Gil Martins, 2000, bairro Redenção, ao lado do estádio Albertão. Um conjunto de prédios modernos, projetados para agilizar as atividades do Detran-PI e fornecer conforto aos usuários que procuram nossos serviços. O Detran-PI também está presente em outras 36 cidades do interior do estado, em CIRETRANS ou postos de serviço, eliminando a necessidade de deslocamento dos usuários até a Capital.

Além de apoiar a iniciativa das prefeituras, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI) vem firmando diversas outras parcerias para estimular a municipalização do trânsito nos principais e maiores municípios do Estado. A parceria é desenvolvida através de várias ações, sendo uma delas o apoio técnico às prefeituras interessadas e a orientação para a realização de todas as etapas necessárias.

Último concurso DETRAN PI

O último concurso DETRAN PI foi divulgado no ano de 2012, para contratação temporária de profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI).

As 22 vagas temporárias foram ofertadas em cargos de níveis médio/técnico e superior na área de Tecnologia da Informação, nas seguintes carreiras:

– Analista de Suporte Pleno;

– Analista de Suporte Junior;

– Técnico de Suporte;

– Analista de Sistema Pleno;

– Programador;

– Analista de Sistema Junior.

Na época, as carreiras proporcionavam um salário inicial que variava entre R$ 2.000,00 e R$ 4.500,00. A carga horária de trabalho era de 08 horas diárias de segunda a sexta e 04 horas no sábado, podendo ser reduzida para 06 horas corridas por conveniência do órgão.

Os candidatos foram submetidos a análise curricular, de caráter eliminatório, e entrevistas. Não foram realizadas provas objetivas, nem provas discursivas.

Histórico de Notícias

26/08/2020

Concurso DETRAN PI: Deputada solicita edital com 200 vagas!

Foi sinalizada pela deputada, Flora Izabel, ao novo diretor, a necessidade de um novo concurso DETRAN PI com oferta de 200 vagas.

Continuar lendo
21/08/2020

Concurso DETRAN PI: Diretor promete esforços para divulgar novo edital!

Conforme informações do diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, em breve, será realizado o novo concurso DETRAN PI.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais