Concurso EMBASA: Banca já está definida; edital consta no Orçamento!

Concurso EMBASA: Banca organizadora já está definida; edital consta no Orçamento!

O próximo concurso Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) já tem banca organizadora definida: trata-se do Instituto AOCP! O documento foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração, Cícero de Carvalho Monteiro, restando ainda a publicação no Diário Oficial do estado da Bahia. O edital do novo concurso EMBASA, com ofert...

Status do concurso: Previsto
BAIXE GRÁTIS: e-Book Oportunidades para Mudar de Vida em 2021
Cadastre-se e receba: e-Book Concursos 2021 + Guia Definitivo para montar um Plano de Estudos + Bônus Especiais!

O próximo concurso Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) já tem banca organizadora definida: trata-se do Instituto AOCP! O documento foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração, Cícero de Carvalho Monteiro, restando ainda a publicação no Diário Oficial do estado da Bahia.

O edital do novo concurso EMBASA, com oferta de 850 vagas, está previsto para ser divulgado. O documento consta na PLOA 2021 (Proposta Orçamentária Anual de 2021)!

Divulgação do edital do concurso EMBASA

O novo concurso EMBASA consta na PLOA 2021 (Proposta Orçamentária Anual), do Estado da Bahia. Dessa maneira, é um forte indício que o edital poderá ser divulgado já no próximo ano.

É previsto no documento, uma oferta de 850 vagas para renovar o quadro de servidores da Empresa Baiana de Água e Saneamento.

Vale ressaltar, que essa não é a primeira vez que o concurso EMBASA consta no Orçamento. Nos dois últimos anos também havia a previsão da realização do certame, no entanto, a divulgação do edital de abertura segue sendo esperada.

A publicação para este ano era muito aguardada, mas acabou atrasando em virtude da pandemia de Covid-19 que assola o país. A EMBASA ainda irá divulgar novas informações oficiais sobre seus procedimentos internos e trâmites da seleção .

É bom lembrar, que o fato do certame constar no Orçamento é positivo para sua realização, mas é necessário aval oficial do governo. É o indicativo de que existe uma verba reservada para a publicação.

No caso da Empresa Baiana de Água e Saneamento, em específico, essa é uma boa notícia ainda mais que os preparativos estão bem avançados e o quantitativo de vagas é quase similar ao da autorização. Dessa maneira, o governo poderá oficializar a realização do novo concurso EMBASA.

Concurso Embasa está autorizado e tem banca definida

O concurso EMBASA foi autorizado para ofertar 854 vagas. A portaria autorizativa que confirma o aval foi divulgada no Diário Oficial, mas já havia uma especulação tendo em vista o Orçamento de 2019, publicado no ano de 2018.

A EMBASA torna público que o Conselho de Administração, no uso de suas atribuições estatutárias e tendo em vista o deliberado na reunião ordinária realizada no dia 27 de novembro de 2018, resolveu autorizar a realização do concurso público para provimento de 854 oportunidades.

Porém, com a divulgação da PLOA 2021, que consta no Orçamento uma oferta de 850 vagas para renovação no quadro de pessoal da Empresa Baiana de Água e Saneamento.

Todavia, os cargos ofertados ainda serão confirmados oportunamente, mas estima-se que possam ser contemplados os mesmos do último edital, sendo eles:

  • Agente Operacional;
  • Operador de Processos de Água e de Esgoto;
  • Agente Administrativo;
  • Assistente de Laboratório;
  • Técnico Operacional/Edificações;
  • Técnico em Eletromecânica;
  • Analista de Tecnologia da Informação/Desenvolvimento;
  • Contador/Analista de Gestão/Ciências Contábeis;
  • Engenheiro (Civil/Produção Civil, Sanitária/Sanitária Ambiental e Elétrica).

Segundo informações do órgão, a banca organizadora está definida, sendo o Instituto AOCP. A empresa foi escolhida por de dispensa de licitação.

Conforme consta no documento de resolução que homologava a escolha do Instituto AOCP como banca organizadora do concurso EMBASA, o termo tinha assinatura do presidente do conselho de administração, Cícero de Carvalho Monteiro.

No entanto, ainda não é se sabe se o Instituto AOCP chegou a assinar o contrato, caso seja oficializada, a banca organizadora será responsável por divulgar o edital completo com os demais anexos, além de receber as inscrições e aplicar as etapas avaliativas do certame, como as provas objetivas.

Requisitos básicos do concurso EMBASA

• Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos;

• Estar quite com suas obrigações eleitorais e em gozo dos direitos políticos;

• No caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar;

• Ter, na data da contratação, idade mínima de 18 anos completos;

• Não registrar antecedentes criminais e encontrar-se em pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

• Não ter tido contrato de trabalho rescindido por justa causa pela Embasa;

• Não ter sofrido, quando no exercício do cargo, função ou emprego público, demissão a bem do serviço público ou por justa causa, fato a ser comprovado no ato de admissão por meio da assinatura de termo de declaração;

• Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo e da função;

• Possuir Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

O que faz o cargo de Assistente de Saneamento da EMBASA?

Função: Agente Administrativo

Executar serviços de suporte administrativo, financeiro e comercial nas diversas áreas; Atender a fornecedores e usuários; Tratar documentos diversos; Executar outras atividades correlatas conforme a necessidade da Unidade.

Função: Agente Operacional

Executar serviços de operação de sistemas e manutenção nos equipamentos, partes componentes dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e nas instalações prediais, bem como desenvolver atividades comerciais de campo; Executar a manutenção e aferição de hidrômetros da Embasa, para atender os parâmetros metrológicos; Executar atividades de apoio técnico nas Unidades operacionais referente a pitometria, macromedição e pesquisas acústicas (geofonamento), pitométricas e piezométricas e na manutenção de macromedidor de vazão para melhoria do controle operacional; Efetuar leitura de hidrômetro; Instalar e realizar manutenção preventiva e corretiva de redes elétricas, lógica e telefônica; Executar outras atividades correlatas, conforme necessidade da Unidade.

Função: Assistente de Laboratório

Efetuar coleta de amostras de água nas Estações de Tratamento de Água (ETAs), em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) reservatórios, redes de distribuição, represas, mananciais, praias e em demais pontos determinados pelas unidades, visando a atender às exigências legais e normas internas; Efetuar coleta de amostras de produtos químicos, em pontos pré-determinados; Organizar e transportar materiais e insumos; Efetuar análise de campo (Cloro Residual Livre e Total, Temperatura da água e ambiente, pH e Oxigênio Dissolvido); Distribuir as amostras coletadas de água, esgoto e produtos químicos nos respectivos laboratórios; Conduzir veículo, quando habilitado e autorizado, para exercício da sua atribuição; Executar outras atividades correlatas conforme necessidade da Unidade

Função: Operador de Processos de Água e de Esgoto

Operar Estações Elevatórias (EE) e de Tratamento de Água (ETA) ou do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de sua Unidade; Monitorar e operar in loco os equipamentos e acessórios das ETE, EEE e ECP; Efetuar manobras, manualmente ou acionando botoeiras, abrindo e fechando compostas, válvulas e registros; Operar as unidades de barragem, captação e adução de água bruta; Operar subestações elétricas seguindo os procedimentos pré-estabelecidos; Realizar serviços de limpeza e conservação das áreas internas e externas; Monitorar parâmetros físico-químicos para controle do processo de tratamento de água e esgoto; Executar outras atividades correlatas, conforme necessidade da Unidade.

Função: Técnico Operacional – Edificações

Fiscalizar obras e serviços operacionais, auxiliar na elaboração de viabilidades e projetos, bem como, avaliar a quantidade dos materiais adquiridos a atualizar o cadastro técnico e comercial de Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário; Elaborar desenhos topográficos, arquitetônicos, de engenharia e para área de desapropriação (detalhamentos de instalações hidrossanitárias, elétricas, mecânicas, mapas geográficos, etc); Executar outras atividades correlatas, conforme necessidade.

Função: Técnico em Eletromecânica

Auxiliar na elaboração, implantação e fiscalização de projetos eletromecânicos; Auxiliar e/ou executar planejamento e acompanhamento da manutenção de equipamentos e sistemas eletromecânicos; Verificar o desempenho dos equipamentos eletromecânicos; Monitorar, controlar recursos e executar o planejamento da manutenção preditiva, preventiva e corretiva planejada; Analisar e avaliar os faturamentos de energia elétrica, fator de potência e demais grandezas elétricas para determinar o melhor enquadramento tarifário e demanda contratada; Executar outras atividades correlatas, conforme necessidade.

O que faz um Analista de Saneamento da Embasa?

Função: Contador/Analista de Gestão

Planejar, executar e controlar os procedimentos e rotinas contábeis e fiscais; Efetuar levantamento das informações contábeis/fiscais/financeiras/patrimoniais/de pessoal/suprimento; Participar da elaboração das demonstrações contábeis, preparando o balanço final/demonstrações intermediárias e as notas explicativas; Acompanhar o controle do ativo permanente; Apropriar os gastos com obras em andamento; Analisar processos Cíveis, Trabalhistas e Tributárias de acordo com a legislação vigente, sentenças e propor a confirmação ou não dos cálculos apresentados em fase de execução; Exercer outras atividades correlatas, conforme necessidade.

Função: Analista de Tecnologia da Informação

Planejar, desenvolver, implantar e manter soluções de tecnologia de informação e comunicação para os usuários da Empresa; Levantar, analisar e modelar projetos de sistemas de informação; Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade da Unidade.

Função: Engenheiro Civil

Planejar, elaborar, executar, fiscalizar e coordenar projetos, obras, serviços de engenharia e supervisionar a operação e manutenção dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário ou unidades administrativas, bem como para alienação ou incorporação ao patrimônio da Embasa; Executar outras atividades correlatas, conforme necessidade.

Função: Engenheiro Sanitário e Ambiental

Planejar, elaborar, executar, fiscalizar e coordenar projetos, obras, serviços de engenharia e supervisionar a operação e manutenção dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário; Executar outras atividades correlatas, conforme necessidade.

Função: Engenheiro Elétrico

Coordenar, orientar, vistoriar, elaborar, executar, fiscalizar e implantar projetos e serviços de engenharia elétrica e planos de manutenção em processos industriais e prediais da Empresa; Executar outras atividades correlatas, conforme necessidade.

Último concurso

O último concurso da Empresa Baiana de Águas e Saneamento aconteceu no ano de 2017, sob a organização do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

A oferta foi de 600 vagas, e mais de 128 mil pessoas se inscreveram.

⇒ Confira o edital completo!

Os cargos ofertados foram os de:

– Nível Médio: Agente Administrativo, Agente Operacional, Assistente de Laboratório, Operador de Processos de Água e Esgoto;

– Nível Técnico: Técnico Operacional – Edificações, Técnico em Eletromecânica;

– Nível Superior: Analista de Tecnologia da Informação, Contador/Analista de Gestão, Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitário, Engenheiro Elétrico.

As taxas de inscrições ficaram em R$ 60,00 para o nível médio, R$ 80,00 para o nível técnico e R$ 120,00 para o nível superior.

O certame teve a duração de seis meses de validade após a homologação do resultado final, sendo prorrogado por uma vez em igual período.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas no dia 7 de maio de 2017. A estrutura foi a seguinte:

Conhecimentos Gerais: 30 questões com valor de 1 ponto cada;

Conhecimentos Específicos: 40 questões com valor de 1,5 ponto cada, com pontuação máxima de 60 pontos.

Para ser considerado classificado, o candidato precisava alcançar o mínimo de 60% da prova, totalizando 18 pontos

As matérias que englobavam o conteúdo de Conhecimentos Gerais poderiam ser: Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Legislação, Noções de Administração Pública, Noções Gerais da Igualdade Racial e de Gênero, a depender do cargo escolhido.

Em caso de empate, a ordem de classificação seguiria os critérios:

• idade igual ou superior a 60 anos completos, conforme a Lei do Idoso (Lei 10.741/2003), até a data da prova objetiva e discursiva;

• tiver obtido maior pontuação na disciplina de Conhecimentos Específicos;

• tiver obtido maior pontuação na disciplina de Língua Portuguesa;

• tiver obtido maior pontuação na disciplina de Legislação;

• tiver mais idade, observando-se a data de nascimento.

Houve também uma prova de títulos para os candidatos para os cargos de nível superior que foram considerados habilitados na prova discursiva.

Sobre a EMBASA

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento é uma sociedade de economia mista de capital autorizado, pessoa jurídica de direito privado, tendo como acionista majoritário o Governo do Estado da Bahia. É responsável, nos municípios onde atua, pela prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, compreendendo a captação, tratamento e distribuição de água, bem como a coleta, transporte, tratamento e destinação adequada dos esgotos domésticos.

Histórico de Notícias

10/02/2021

Concurso Embasa: Edital no segundo semestre!

Crescem as expectativas para o novo concurso Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento). O edital pode ser publicado já no segundo semestre deste ano.

Continuar lendo
02/12/2019

Concurso Embasa: Edital do certame poderá ser publicado em 2020!

O edital do concurso Embasa previsto para este ano, ainda está nos preparativos. Indicando que o documento será publicado em 2020!

Continuar lendo
03/10/2019

Concurso EMBASA: Banca organizadora é definida!

O concurso EMBASA 2019 já tem banca organizadora definida: trata-se do Instituto AOCP, que foi contratada por meio de dispensa de licitação.

Continuar lendo
02/07/2019

Concurso EMBASA: Escolha da banca esbarra em trâmites administrativos!

O concurso EMBASA (Empresa Baiana de Água e Saneamento) está preparando um novo concurso, escolha da banca organizadora está em processo.

Continuar lendo
04/05/2018

Concurso EMBASA: Disponibiliza 95 novas vagas!

Concurso EMBASA: Segundo o documento divulgado no Diário Oficial do dia 03 de maio de 2018, o acréscimo é de 95 novas oportunidades!

Continuar lendo
12/06/2017

Concurso Embasa: último dia de inscrições para 600 vagas!

Atenção concurseiros! As inscrições para o concurso Embasa terminam hoje (12/06). Então, não perca tempo e aproveite pra realizar sua inscrição.

Continuar lendo
28/04/2017

Concurso Embasa terá prova no dia 07 de maio, prepare-se!

Se você acredita que não está bem preparado para realizar a prova do Concurso EMBASA, sua chance de remediar a situação é agora!

Continuar lendo
05/04/2017

Concurso EMBASA: Último dia de inscrições!

Para quem ainda não se inscreveu no concurso EMBASA, é melhor se apressar pois as inscrições serão encerradas hoje (05/04/2017) às 23h59min.

Continuar lendo
15/03/2017

Começam hoje as inscrições do concurso EMBASA – BA

Começam hoje as inscrições do concurso EMBASA. São 600 vagas para nível médio e superior, veja mais informações e saiba como participar

Continuar lendo
14/03/2017

Saiu edital do concurso EMBASA! 600 vagas para a Bahia e salários até R$6,7 mil

Saiu o edital do concurso EMBASA! Veja aqui mais informações de carreiras, salários e inscrições. São 600 vagas e altos salários

Continuar lendo
28/09/2015

Últimos dias para se inscrever no concurso da EMBASA, na Bahia

O concurso da EMBASA encerrará as inscrições nesta terça. São nove vagas para diversos cargos, com salário de até 6 mil reais.

Continuar lendo
02/09/2015

EMBASA, Empresa Baiana de Saneamento, abre inscrições nesta sexta (4)

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais