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Concurso EPC: Edital publicado. 159 vagas e até R$ 3 mil!

O ano de 2023 está começando bem: o edital do concurso EPC foi publicado!

São ofertadas vagas para níveis médio, técnico e superior de escolaridade!

Se você se interessa pelo certame, continue nesta página e acompanhe todos os detalhes!

Como fazer a inscrição no concurso EPC 2022?

As inscrições no concurso EPC poderão ser feitas entre os dias 09 de janeiro e 14 de fevereiro de 2023 por meio do site da Fundação Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista). Os interessados poderão se inscrever entre as 10h do primeiro dia e as 23h59 do último dia.

Confira o valor das taxas de inscrição, que poderão ser pagas até o dia 15 de fevereiro de 2023:

  • Níveis Médio e Técnico: R$ 70,00
  • Nível Superior: R$ 100,00

 

Haverá possibilidade de isenção do valor para os seguintes casos:

  • doadoras de leite materno;
  • doadores de sangue;
  • doadores de medula óssea; e/ou
  • transplantados e doadores que pertençam a família inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

 

O período para solicitar o benefício será entre os dias 09 e 11 de janeiro de 2023.

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Vagas, cargos e salários

A Empresa Paraibana de Comunicação está ofertando 159 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior.

Confira a distribuição das oportunidades, assim como os salários aos quais farão jus os aprovados:

Nível Médio – 45 vagas

  • Assistente de Empresa Pública de Comunicação: 15 vagas
  • Auxiliar de Serviços Gráficos: 15 vagas
  • Cortador Gráfico: 2 vagas
  • Locutor: 2 vagas
  • Motorista: 3 vagas
  • Narrador Esportivo: 2 vagas
  • Operador de Acabamento (Máquina de Cola): 2 vagas
  • Operador de Gravação de Rádio: 2 vagas
  • Revisor de Texto em Braile: 1 vaga
  • Transcritor de Sistema Braile: 1 vaga

 

Salário: R$ 1.800,00

Nível Técnico – 24 vagas

  • Eletricista de Manutenção Industrial: 2 vagas
  • Técnico
    • em Eletrotécnica: 2 vagas
    • de Impressão em Máquina Offset: 6 vagas
    • de Impressão em Máquina Rotativa: 4 vagas
    • Contábil: 2 vagas
    • de Informática: 2 vagas
    • em Segurança do Trabalho: 2 vagas
    • em Artes Visuais: 2 vagas
    • em Artes Gráficas: 1 vaga
  • Mecânico de Manutenção Industrial: 1 vaga

 

Salário: R$ 2.400,00

Nível Superior – 90 vagas

  • Advogado: 2 vagas
  • Agenciador de Propaganda: 2 vagas
  • Analista
    • Contábil: 3 vagas
    • de Empresa Pública de Comunicação – Perfil 1: 2 vagas
    • de Empresa Pública de Comunicação – Perfil 2: 12 vagas
    • de Empresa Pública de Comunicação – Perfil 3: 2 vagas
    • de Mídias Digitais: 4 vagas
    • de Pessoas: 1 vaga
    • de Sistemas: 2 vagas
    • Técnico Normativo e de Controle Interno: 2 vagas
  • Arquivista: 1 vaga
  • Designer Gráfico: 4 vagas
  • Diagramador: 6 vagas
  • Jornalista: 26 vagas
  • Locutor Apresentador: 6 vagas
  • Locutor Operador: 3 vagas
  • Operador de Áudio: 4 vagas
  • Programador Musical: 2 vagas
  • Publicitário: 2 vagas
  • Repórter Fotográfico: 2 vagas
  • Revisor de Texto: 3 vagas

 

Salário: R$ 3.000,00

Finalmente, é importante destacar que o concurso EPC permanecerá válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Além disso, a contratação se dará por regime celetista.

Requisitos

Confira quais são os requisitos mínimos exigidos para a contratação via concurso EPC:

  • Ter completado a idade mínima de 18 anos;
  • Estar quite com as obrigações militares (quando do sexo masculino);
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições da lei, no caso de português e estrangeiro;
  • Ausência de remuneração ou proventos de aposentadoria provenientes de poder público, em conformidade ao disposto no artigo 37, incisos X e XVI, da Constituição Federal, com a redação dada pelas Emendas Constitucionais 19 e 20 (por meio de entrega de declaração).

 

Por sua vez, os requisitos específicos do concurso EPC estão diretamente atrelados ao nível de escolaridade exigido por cada carreira. Os cargos de níveis técnico e superior, por exemplo, deverão ter formação na área correspondente.

Além disso, é necessário estar ativamente registrado no respectivo conselho profissional, quando houver.

Alguns cargos de nível médio também têm exigências particulares, como registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, curso de Operador de Gravação ou habilitação profissional fornecida pela FUNAD, por exemplo. Ademais, o cargo de Motorista também requer CNH B.

É importante, ainda, ressaltar as graduações exigidas para a carreira de Analista de Empresa Pública de Comunicação, que apresenta três Perfis: 1, 2 e 3. Confira:

  • Perfil 1
    • Administração
    • Ciências Contábeis
    •  Economia
    • Tecnólogo em Gestão Financeira

 

  • Perfil 2
    • Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV
    • Jornalismo

 

  • Perfil 3
    • Biblioteconomia
    • Arquivologia
    • História

 

Etapas e Provas do concurso da Empresa Paraibana de Comunicação

Confira as etapas avaliativas que irão compor o concurso EPC:

  • Prova
    • Objetiva (eliminatória e classificatória)
    • Prático-Profissional (eliminatória e classificatória, apenas para Advogado)
    • Prática (eliminatória e classificatória, apenas para alguns cargos)
    • de Títulos (apenas para nível superior)

 

Confira os cargos que deverão contar com aplicação de prova prática:

  • Designer Gráfico
  • Diagramador
  • Jornalista
  • Locutor Apresentador
  • Locutor Operador
  • Operador de Áudio
  • Programador Musical
  • Repórter Fotográfico
  • Revisor de Texto
  • Auxiliar de Serviços Gráficos
  • Cortador Gráfico
  • Eletricista de Manutenção Industrial
  • Locutor
  • Mecânico de Manutenção Industrial
  • Narrador Esportivo
  • Operador de Acabamento (Máquina de Cola)
  • Operador de Gravação de Áudio
  • Revisor de Texto em Braile
  • Técnico
    • de Impressão em Máquina Offset
    • de Impressão de Máquina Rotativa
    • em Artes Gráficas
    • em Artes Visuais
  • Transcritor de Sistema Braile

 

Ademais, vale destacar que a prova objetiva do concurso EPC será aplicada, para todos os cargos, no dia 02 de abril de 2023 em João Pessoa – PB.

Os candidatos terão cinco horas para responder a 100 questões de múltipla escolha acerca de Conhecimentos Gerais e Específicos.

Confira as disciplinas de Conhecimentos Gerais comuns a todos os cargos:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Noções de Informática
  • Atualidades

 

Vale recordar que os candidatos à carreira de Advogado ofertada pelo concurso EPC deverão realizar, ainda, a prova prático-profissional, que destina-se a avaliar:

  • o domínio do conhecimento jurídico e da prática processual;
  • o desenvolvimento da peça proposta;
  • a adequação da linguagem;
  • a articulação do raciocínio jurídico; e
  • a capacidade de argumentação.

 

Já a prova prática, aplicada para os demais cargos citados acima, permitirá avaliar o grau de conhecimento e as habilidades do candidato por meio de demonstração prática das atividades a serem desempenhadas no exercício do respectivo emprego.

Finalmente, a prova de títulos do concurso EPC, destinada apenas aos candidatos de nível superior aprovados nas etapas anteriores, admitirá e pontuará as seguintes titulações:

  • Doutorado
    • Valor de cada título: 1,0
    • Valor máximo dos títulos: 2,5

 

  • Mestrado
    • Valor de cada título: 1,5
    • Valor máximo dos títulos: 1,5

 

  • Pós-graduação em nível de especialização
    • Valor de cada título: 0,5
    • Valor máximo dos títulos: 2,0

 

Atribuições

Finalmente, confira algumas das funções pertinentes a cada um dos cargos ofertados pelo concurso EPC:

  • Assistente de Empresa Pública de Comunicação
    • Auxiliar na comunicação entre a gerência executiva de produção gráfica e demais setores da empresa, de modo a solucionar questões relacionadas a pessoal, serviços e materiais;
    • Auxiliar a gerência executiva de produção gráfica no acompanhamento dos serviços terceirizados, de maneira a torná-lo mais eficiente;
    • Preparar lista de materiais para funcionamento das máquinas.

 

  • Auxiliar de Serviços Gráficos
    • Auxiliar no corte de papel;
    • Preparar os livros ou outros materiais para encadernar;
    • Auxiliar o alceamento, grampeação, blocagem e acabamento.

 

  • Cortador Gráfico
    • Operar e ajustar máquinas e ou equipamentos de acabamento gráfico e editorial, seguindo normas de segurança;
    • Planejar o serviço de corte;
    • Controlar qualidade dos produtos.

 

  • Locutor
    • Passar variadas informações para o público;
    • Interagir com o público/plateia;
    • Apresentar propagandas e anúncios.

 

  • Motorista
    • Zelar pelo transporte da empresa – manter sempre limpo e organizado;
    • Viajar quando necessário;
    • Manter atenção no trânsito (velocidade, sinalizações, entre outros).

 

  • Narrador Esportivo
    • Organizar e apresentar programação;
    • Possuir conhecimentos da área esportiva;
    • Narrar transmissão de eventos, realizando comentários dos eventos esportivos em rádio ou televisão, em todos os seus aspectos técnicos e esportivos.

 

  • Operador de Acabamento (Máquina de Cola)
    • Planejar a execução do serviço;
    • Ajustar e operar as máquinas de acabamento gráfico e editorial seguindo as  normas de segurança;
    • Preparar material seguindo as normas.

 

  • Operador de Gravação de Rádio
    • Preparar e operar o equipamento de captação de som e/ou imagens, por meio de diversas tecnologias, e realizar os enquadramentos, além dos ajustes de foco e níveis de qualidade de áudio;
    • Operar o diafragma/íris e o anel de focalização de diferentes tipos de câmera em estúdio ou externa, de forma a captar imagens dos apresentadores/entrevistadores durante os telejornais, programas e eventos jornalísticos;
    • Operar o vídeo das câmeras, observando o sistema de monitoração, utilizando-se de sinais e ajustando os equipamentos correlatos que compõem o sistema para padronizar e assegurar a qualidade técnica da imagem.

 

  • Revisor de Texto Braile
    • Revisar textos produzidos em Braile;
    • Corrigir, seguindo as Normas Técnicas, os erros de transcrição e indicar ao Transcritor os erros a serem corrigidos mediante o uso de estereotipia Braile;
    • Assessorar na adaptação, transcrição e produção de materiais em Braile.

 

  • Transcritor de Sistema Braile
    • Aplicar as Normas Técnicas para adaptação, transcrição e produção de textos em Braile para fins culturais, educacionais e comerciais;
    • Aplicar as Normas Técnicas para a transcrição de textos em Braile para a Língua Portuguesa;
    • Utilizar softwares para aplicação de recursos na adaptação, transcrição e produção de materiais em Braile.

 

  • Eletricista de Manutenção Industrial
    • Realizar manutenção preventiva e corretiva;
    • Instalar quadros de distribuição de força e analisar consumo de energia;
    • Identificar defeitos elétricos para reparar ou substituir componentes, mantendo toda a rede elétrica da instituição em ótimo estado de funcionamento.

 

  • Técnico em Eletrotécnica
    • Criar circuitos mecânicos e automáticos de energia, bem como sua manutenção;
    • Trabalhar com fontes de energia renováveis e não renováveis para o desempenho de suas atividades;
    • Avaliar propriedades, acessórios e dispositivos de redes de tensões (baixa e alta).

 

  • Técnico de Impressão em máquina Offset
    • Coordenar, controlar e operar a máquina de impressão offset, considerando os processos de impressão;
    • Abastecer, limpar, lubrificar e efetuar manutenção preventiva e corretiva;
    • Analisar o trabalho a ser executado com a finalidade de aplicar técnicas apropriadas para sua execução.

 

  • Técnico de Impressão em Máquina Rotativa
    • Ajustar dobradeira;
    • Ajustar tonalidade da tinta;
    • Limpar máquinas.

 

  • Mecânico de Manutenção Industrial
    • Planejar e realizar manutenção corretiva e preventiva em máquinas, envolvendo a troca de peças e limpeza de componentes;
    • Preencher formulários regulares (tempo determinado pela empresa) sobre as condições das máquinas;
    • Avaliar as condições de funcionamento e desempenho de componentes de máquinas industriais.

 

  • Técnico Contábil
    • Auxiliar na contabilidade;
    • Auxiliar na escrituração contábil e fiscal;
    • Registrar e lançar transações financeiras na contabilidade.

 

  • Técnico em Informática
    • Prestar suporte técnico aos usuários finais buscando solucionar problemas em geral de todos os componentes da rede corporativa da empresa como servidores, estações de trabalho impressoras;
    • Ter conhecimentos em redes, Windows e Linux;
    • Montar e instalar computadores.

 

  • Técnico em Segurança do Trabalho
    • Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção para garantir a integridade do pessoal e dos bens da empresa;
    • Organizar e conduzir ações de prevenção;
    • Inspecionar locais, instalações e equipamentos, e determinar fatores de riscos de acidentes.

 

  • Técnico em Artes Visuais
    • Atender a demanda da redação, respondendo diretamente às demandas da Gerência Operacional de Reportagem e Gerência Operacional de Diagramação, bem como dos editores, no sentido de complementar a informação com uma ilustração diferenciada, quando o material assim o exigir, bem como atender às seções do jornal que exijam um trabalho de arte gráfica;
    • Criar ou executar desenhos artísticos ou técnicos de caráter jornalístico; Realizar a pintura digital de imagens e ilustração vetorial;

 

  • Técnico em Artes Gráficas
    • Realizar programações visuais gráficas;
    • Buscar alternativas para melhoria em tecnologias e matérias-primas e implantam novas tecnologias;
    • Operar máquinas e equipamentos de pré-impressão de produtos gráficos.

 

  • Advogado
    • Prestar assessoria e consultoria aos Órgãos da Estrutura Organizacional Básica em matéria de natureza jurídica, prestando a devida assistência e orientação relativa às questões jurídicas de interesse da administração;
    • Propor atos normativos, editais, instrumentos contratuais e similares, do interesse da Empresa, interagindo com as áreas técnicas, na aplicação, elaboração e revisão de atos e documentos;
    • Zelar, no âmbito de sua competência, pela uniformidade de entendimento.

 

  • Agenciador de Propaganda
    • Planejar, organizar e controlar as atividades em sua área de atuação;
    • Identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • Criar ações de merchandising.

 

  • Analista Contábil
    • Realizar a escrita contábil e fiscal da empresa, através das demonstrações contábeis e declarações e apurações fiscais inerentes à atividade da empresa de acordo com a legislação vigente;
    • Realizar a entrega das declarações fiscais e contábeis, conforme legislação;
    • Realizar análise, classificação e conciliação contábeis e financeiras.

 

  • Analista de Empresa Pública de Comunicação – Perfil 1
    • Planejar, organizar, controlar e assessorar a organização nas áreas de recursos humanos, suprimentos, financeira e contábil, publicidade, auditoria, tecnologia da informação, entre outras, além de desempenhar atividades afins e correlatas.

 

  • Analista de Empresa Pública de Comunicação – Perfil 2
    • Produzir conteúdo em mídias sociais, acompanhando cada processo de divulgação de informação;
    • Buscar informações sobre esportes;
    • Preparar entrevistas.

 

  • Analista de Empresa Pública de Comunicação – Perfil 3
    • Conhecer as normas da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT), com ênfase em metodologia do trabalho científico para a normalização de livros, revistas e manuais;
    • Conhecer as técnicas de catalogação e indexação;
    • Conhecer a legislação vigente do País.

 

  • Analista de Mídias Digitais
    • Realizar planejamento de mídia e análise de informações mesclando as variáveis de diversas fontes e traduzindo de forma clara e simples as recomendações para o cliente (público-alvo);
    • Produzir conteúdo para meios digitais, como sites da internet, portais, redes sociais, revistas, rádios e canais de TV digital, assim como projetos que integram diferentes meios e linguagens;
    • Analisar dados e estratégias digitais.

 

  • Analista de Pessoas
    • Propor políticas de recursos humanos e assistenciais;
    • Preparar documentos para contratação de pessoal;
    • Gerenciar informações sobre os colaboradores.

 

  • Analista de Sistemas
    • Ter conhecimentos em redes, Windows e Linux;
    • Mapear processos e realizar modelagem de dados, com objetivo de estudar e implementar sistemas de acordo com as regras de negócio;
    • Analisar o desempenho de sistemas implantados, solucionar problemas técnicos e elaborar manuais para equipe.

 

  • Analista Técnico Normativo e de Controle Interno
    • Planejar, organizar e controlar as atividades em sua área de atuação;
    • Acompanhar a execução dos planos, programas, projetos e atividades que envolvam aplicação de recursos;
    • Analisar os contratos e convênios, firmados com entidades públicas ou privadas, para ações de cooperação, prestação de serviços, execução de obras e fornecimento de materiais.

 

  • Arquivista
    • Atuar na organização, catalogação, identificação e higienização do acervo histórico;
    • Adotar medidas necessárias para conservação e preservação da Hemeroteca, do Arquivo Iconográfico, livros, suplementos e outros materiais existentes no Arquivo;
    • Realizar o assessoramento aos trabalhos de pesquisa tanto para a instituição, quanto para os usuários externos, sendo pesquisadores e público em geral, de modo presencial ou remotamente.

 

  • Designer Gráfico
    • Conceituar elementos visuais com base nos requisitos apresentados;
    • Criar imagens e leiautes manualmente ou por meio de softwares de design;
    • Testar os elementos gráficos em diferentes mídias.

 

  • Diagramador
    • Editorar textos e imagens;
    • Operar processos de tratamento de imagem;
    • Planejar serviços de pré-impressão.

 

  • Jornalista
    • Editar matérias, páginas e cadernos;
    • Definir, buscar e entrevistar fontes de informação;
    • Selecionar dados.

 

  • Locutor Apresentador
    • Passar variadas informações para o público;
    • Fazer entrevistas;
    • Conduzir rodas de conversa/realizar entrevistas.

 

  • Locutor Operador
    • Apresentar programas e noticiários;
    • Preparar conteúdo para apresentação;
    • Interpretar conteúdo da apresentação.

 

  • Operador de Áudio
    • Planejar a operação e posicionar, configurar e ajustar os equipamentos dos sistemas de áudio, respeitando as normas técnicas e de segurança vigentes;
    • Operar mesa de mixagem e equipamentos de áudio, ajustando as melhores soluções com outros profissionais envolvidos no evento;
    • Selecionar e efetuar reparos em cabos e conectores.

 

  • Programador Musical
    • Verificar o texto do programa, para estabelecer o tipo de música mais conveniente;
    • Selecionar os arquivos de áudio (fonogramas) para montar a programação musical;
    • Organizar a programação musical de acordo com o curso do programa.

 

  • Publicitário
    • Criar, realizar e divulgar campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover suas vendas;
    • Elaborar estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade;
    • Analisar perfil do público-alvo (levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo).

 

  • Repórter Fotográfico
    • Efetuar a produção diária das fotografias que acompanham e complementam notícias e reportagens, além de outras demandas relacionadas ao Fotojornalismo;
    • Editar imagens fotográficas de acontecimentos, pessoas, paisagens, objetos e outros temas, em branco e preto ou colorido;
    • Indicar equipamentos para o melhor desempenho de suas funções.

 

  • Revisor de Texto
    • Verificar a correta aplicação do projeto gráfico e revisar todo o conteúdo textual diário de impressos (livros, jornais, suplementos, revistas etc.), atentando para as expressões utilizadas, apontando eventuais erros de digitação, ortografia e sintaxe, de modo a assegurar-lhe correção, clareza, concisão e harmonia;
    • Verificar desalinhamentos do texto, numeração das páginas, sobreposição de letras, correlação entre imagens e legendas, assinalar forcas e viúvas.
    • Revisar sumários, índices e ficha catalográfica.

Sobre a EPC

A Empresa Paraibana de Comunicação foi instituída através da Medida Provisória n.º 276 de 02 de janeiro de 2019, alterando a denominação da Empresa Rádio Tabajara da Paraíba S.A.

Contribuindo com o diálogo democrático com a sociedade, a criação da EPC consolida o sistema público de comunicação, fortalecendo os veículos – A União, Rádio Tabajara AM e FM, Gráfica A União e Editora A União.

A produção e programação com finalidades jornalísticas, desportivas, educativas, artísticas, culturais, científicas e informáticas também são objetivos da EPC, que busca estimular a cultura local e regional, bem como as produções independentes.

Histórico de Notícias

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02/01/2023

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