Concurso Guarda de São Gonçalo - RJ: Retomado | Nova Concursos
Pesquisar no blog

Concurso Guarda de São Gonçalo – RJ: Edital retomado!

Os candidatos inscritos no concurso Guarda de São Gonçalo – RJ, devem ficar extremamente atentos. Isso porque, o certame foi retomado e pode ter novo cronograma publicado!

Lembrando que as provas já haviam sido suspensas uma vez e um novo cronograma chegou a ser divulgado, agendando as provas para 23 de maio. Porém, as avaliações foram novamente adiadas.

Além disso, as inscrições já foram encerradas e não serão reabertas!

Situação atual do concurso Guarda Municipal de São Gonçalo – RJ

Após ficar suspenso durante um bom tempo, o prefeito Nelson Ruas anunciou a retomada do concurso público da Guarda de São Gonçalo RJ.  Confira o documento! 

As datas referentes à aplicação das provas ainda não foram definidas, visto que o Instituto Selecon, banca organizadora, deverão ser notificados acerca da decisão de retomada para que apresente o novo cronograma de atividades da seleção.

Foram registradas no toal 12.419 inscrições na seleção, o que dá quase 78 candidatos para cada uma das 160 vagas ofertadas.

O edital do certame é organizado pelo Instituto Selecon e já havia sofrido retificação. A mudança foi referente ao conteúdo programático, na disciplina de Direito Constitucional.

Guarda Municipal de São Gonçalo – RJ: carreira

Vagas e remunerações

O certame oferta 160 vagas para o cargo de Guarda Municipal, sendo 40 vagas de caráter imediato e 120 vagas para formação de cadastro reserva, com exigência apenas do ensino médio completo.

Às pessoas com deficiência, amparadas pela Lei nº 388, de 2011 e de suas alterações, e nos termos do edital, será reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas no concurso público.

Caso as vagas oferecidas às pessoas com deficiência não sejam preenchidas, poderão ser ocupadas por outras pessoas aprovadas e classificadas no concurso.

O salário inicial para a carreira tem o valor de R$ 974,00, porém com a somatória das gratificações os ganhos podem chegar a R$ 3.506,47. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

Atribuições

I – Executar tarefas na área de patrulhamento, de inspeção, vigilância e proteção das instalações, serviços e bens municipais;
II – Atuar na aplicação de primeiros socorros, no monitoramento de sistema eletrônico de vigilância e alarmes e auxilia na fiscalização de trânsito;
III – Dirige e operar viaturas, veículos especiais e náuticos; colabora com a observância do Código de Postura Municipal;
IV – Atende as reclamações de perturbações de repouso dos munícipes;
V – Previne incêndios nos bosques e aciona medidas visando sua extinção;
VI – Mantém a vigilância em feiras livres;
VII – Dirige viaturas, quando em serviço de grupo ou quando lhe for determinado pelos seus superiores;
VIII – Auxilia na detenção e prisão de infratores da lei, encaminhando-os à Delegacia de Polícia mais próxima;
IX – Intervém em casos de acidente, incêndio e outros sinistros para providenciar ou tomar as medidas mais urgentes.

Requisitos básicos

Os requisitos básicos para investidura do cargo são, cumulativamente, os seguintes:

a) ter sido aprovado, considerado apto e recomendado, nas etapas do concurso público e na Investigação Social, de acordo com as características de avaliação de cada uma, e estar classificado dentro do número de vagas ofertadas, na forma estabelecida no edital, seus anexos e em eventuais retificações;
b) ser brasileiro nato ou naturalizado, ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do §1°, do artigo 12, da Constituição Federal;
c) estar quite com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos;
d) estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
e) encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;
f) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com nova investidura em cargo público;
g) possuir, até a data da posse, diploma de Ensino Médio ou equivalente, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, comprovado através da apresentação de original e cópia do respectivo documento;
h) estar apto, física e mentalmente, não apresentando deficiência que o incapacite para o exercício das funções do cargo, fato apurado pela Perícia Médica Oficial do Município de São Gonçalo-RJ;
i) possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da posse;
j) apresentar declaração negativa de antecedentes criminais Municipais e Estaduais do local onde reside e ainda Federal;
k) não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos;
l) cumprir, na íntegra, as determinações previstas no edital de abertura do concurso público;
m) apresentar declaração de bens, incluindo os dependentes.

Como serão as provas do concurso Guarda de São Gonçalo – RJ?

A avaliação dos candidatos será por meio de 05 (cinco) etapas, sendo elas:

1ª Etapa: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
2ª Etapa: Exame de Aptidão Física – EAF, de caráter eliminatório;
3ª Etapa: Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
4ª Etapa: Exame Médico, de caráter eliminatório;
5ª Etapa: Investigação Social, de caráter eliminatório.

Confira os detalhes sobre as avaliações

Prova Objetiva

A Prova Objetiva será do tipo múltipla escolha, com 80 questões de quatro alternativas cada, das quais apenas uma deve ser assinalada, sendo avaliada na escala de 0 a 100 pontos. A etapa, com duração total de 3h30, será eliminatória e classificatória, sendo constituída da seguinte maneira:

Será eliminado do concurso público o candidato que não obtiver, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) dos pontos da prova objetiva, ou seja, 50 (cinquenta pontos) e/ou zerar qualquer das disciplinas.

O conteúdo programático da prova irá constar as seguintes disciplinas:

♦ Língua Portuguesa: 15 questões;
♦ Noções de Direito (Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Administrativo): 20 questões;
♦ Legislação Extravagante: 15 questões;
♦ Conhecimentos Específicos (Legislação da GM/SG): 20 questões;
♦ Informática: 10 questões.

Exame de Aptidão Física (EAF)

Os candidatos para esta prova deverão: Apresentar-se com roupa apropriada, usando short ou malha, camisa e calçando tênis.

Estar munidos de ATESTADO MÉDICO original emitido, no máximo, há 15 (quinze) dias da data da prova (inclusive), que certifique, especificamente, estar apto para a realização de esforço físico previsto para a execução do exame de aptidão física (EAF).

Os exercícios cobrados no Exame de Aptidão Física (EAF), serão os seguintes:

Sexo Masculino

– Flexão Abdominal: 30 repetições;
– Flexão de Cúbitos (braços): 30 repetições;
– Corrida de Velocidade: 100 metros;
– Corrida de Resistência: 2.400 metros.

Sexo Feminino

– Flexão Abdominal: 25 repetições;
– Flexão de Cúbitos (braços): 20 repetições;
– Corrida de Velocidade: 100 metros;
– Corrida de Resistência: 2.000 metros.

Avaliação Psicológica

Realizarão essa etapa todos os candidatos ao cargo de Guarda Municipal considerados APTOS no Exame de Aptidão Física (EAF).

A Avaliação Psicológica para fins de seleção de candidatos é um processo realizado mediante o emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite identificar se o candidato preenche os padrões psicológicos exigidos e as características para um melhor desempenho da função.

Tais atividades submetem o indivíduo a fortes pressões externas e emocionais, a riscos diversos, além de responsabilidade, penal e administrativa.

Histórico de Notícias

30/09/2021

Concurso Guarda de São Gonçalo – RJ: É retomado, confira as novas datas!

O concurso Guarda de São Gonçalo RJ foi retomado. As novas datas ainda serão definidas. São 160 vagas ofertadas, sendo 40 imediatas. Confira detalhes!

Continuar lendo
10/08/2020

Concurso Guarda de São Gonçalo – RJ: Provas objetivas são suspensas por conta da pandemia!

As provas do concurso Guarda de São Gonçalo – RJ, foram suspensas devido a pandemia. Banca aguarda autorização da prefeitura para divulgar novo cronograma.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais