PC MT: Novo edital ainda em 2021, diz governador! | Nova Concursos

Concurso PC MT: Novo edital ainda em 2021, diz governador!

Novo edital do concurso da Polícia Civil do Mato Grosso está em estudos e parece cada vez mais próximo de ser publicado. Foi aprovado o orçamento para a realização do novo concurso PC MT (Polícia Civil do Mato Grosso). A previsão é que o edital oferte 2.632 vagas, e seja publicado neste ano de 2021! Situação atual  Carreira ...

Status do concurso: Previsto

Materiais disponíveis

Novo edital do concurso da Polícia Civil do Mato Grosso está em estudos e parece cada vez mais próximo de ser publicado.

Foi aprovado o orçamento para a realização do novo concurso PC MT (Polícia Civil do Mato Grosso). A previsão é que o edital oferte 2.632 vagas, e seja publicado neste ano de 2021!

 

Concurso PC MT: situação atual

Atenção, concurseiros! As expectativas em torno da publicação do edital do concurso PC MT não param de crescer. Isso porque, o governador Mauro Mendes, confirmou a publicação do edital para este ano ainda.

De acordo com ele, além deste, também deverão ser realizados novos certames para a Polícia MilitarCorpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Apesar de não ter sido divulgado o número de vagas, a PC MT conta com aval no orçamento de 2021 para o preenchimento de 2.632 vagas, destinadas a três cargos, todos com exigência de nível superior para ingresso. As vacâncias são de:

Polícia Civil 2.632 cargos vagos, sendo 158 de Delegado, 1.944 de Investigador de Polícia, e 530 de Escrivão.

Mas, nem todas as vacâncias poderão ser oferecidas inicialmente nos concursos. Isso porque, cada corporação vai realizar o estudo da viabilidade para as nomeações.

Além disso, vale destacar que a reserva no Orçamento não é uma certeza de que os certames serão realizados. Mas, já é um indício de que as seleções estão no radar do governo. No caso do concurso PC MT, as tratativas estão avançadas.

Concurso PC MT: carreira

Requisitos

Escrivão: certificado de conclusão ou Diploma escolar do grau superior, em qualquer área de formação, registrado no Ministério da Educação.

Investigador: certificado de conclusão escolar ou Diploma do grau superior, em qualquer área de formação, registrado no Ministério da Educação e Carteira Nacional de Habilitação – Categoria B, C ou D

Delegado: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atribuições

Escrivão

  • I – Proceder, na ausência da autoridade policial, os devidos encaminhamentos aos procedimentos policiais nas tarefas que não forem privativas da autoridade policial;
  • II – Assinar, por ordem, documentos que não sejam privativos da autoridade policial, dispostos em instrução normativa do Conselho Superior de Polícia;
  • III – Cumprir despachos e portarias exaradas pela autoridade, bem como lavrar os seguintes atos procedimentais, dentre outros;
  • IV – Termos de declaração, assentada, depoimento, interrogatório, auto de prisão em flagrante delito, reconhecimento de pessoas e objetos, acareação, carta precatória, mediante inquirição da autoridade policial presente…

Investigador

  • I – Proceder, na ausência da autoridade policial, os devidos encaminhamentos aos procedimentos policiais nas tarefas que não forem privativas da autoridade policial;
  • II – Assinar por ordem, documentos que não sejam privativos da autoridade policial, dispostos em instrução normativa do Conselho Superior de Polícia;
  • IV – Proceder, mediante determinação expressa da autoridade policial, às diligências e investigações policiais com o fim de coletar provas para a elucidação de infrações penais e respectivas autorias, estabelecer causas e circunstancias, visando à instrução dos procedimentos legais, emitindo relatório circunstanciado dos atos realizados…

Delegado

  • I – Dirigir, coordenar, supervisionar, fiscalizar e controlar as atividades administrativas, logísticas e operacionais da unidade de sua direção;
  • II – Cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais de Polícia Judiciária Civil;
  • III – Instaurar e presidir inquéritos policiais, termos circunstanciados e outros procedimentos policiais, administrativos e disciplinares, no âmbito de sua competência;
  • IV – Planejar, dirigir e coordenar, com base na estatística policial, as operações no combate efetivo à criminalidade, na área de sua competência…

Concurso PC MT está previsto há três anos

Se o concurso PC MT sair do papel, será após mais de três anos de espera. O certame está previsto desde 2017, quando foi anunciado e confirmadas 1.200 vagas para os cargos de Escrivão e Investigador.

Além disso, no ano de 2018, o concurso PC MT foi autorizado. A informação foi confirmada por pela Secretaria de Segurança Pública, ressaltando que faltava alguns trâmites da Casa Civil do Estado de Mato Grosso e que, por isso, a autorização ainda não foi publicada em Diário Oficial.

Naquela época, estavam previstas 1.200 vagas, sendo 600 vagas para Escrivão e 600 vagas para Investigador. Entretanto, a seleção ainda precisava definir a banca organizadora.

Também em 2018, o secretário de estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, confirmou a intenção de realizar o concurso PC MT. Além disso, o edital foi previsto para sair em 90 dias, o que também não se concretizou.

Sobre a PC MT

A história da polícia no Estado, como em todos os outros, sofreu influência direta do que ocorria no mundo ocidental. Ressalta-se que a Capitania de Mato Grosso foi criada em 1748, mas, apenas em 03/03/1753 foi instituída a companhia de Ordenança de Homens Pardos com efetivo de 80 pessoas. Após a Independência do Brasil, a Carta Magna de 1824 normatizou a formação de posturas policiais em suas províncias. Naqueles dias o juiz de paz tinha também atribuição de polícia.  Em 1835, com a formação da Assembleia Legislativa Provincial, foi criada a polícia com a denominação de “Homem do Mato”, com o fim precípuo de substituir a guarda municipal de Cuiabá, porque muitos dos seus membros faziam parte da Rusga.

Com a reforma do Código de Processo Criminal em 1841, separaram-se as funções policiais da justiça, passando aquelas aos Chefes de Polícias e aos Delegados.

A polícia civil em Mato Grosso é criada em 24/05/1842, por portaria do Presidente da Província, sendo escolhido, politicamente, seu Chefe de Polícia, dentre os desembargadores, juízes de direito, subdelegados e cidadãos, uma vez que era obrigatória sua aceitação.

Último Concurso PC-MT

O último certame para os cargos em questão aconteceu em 2012. Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas.

O exame foi composto de 70 questões sobre Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa), Conhecimentos Gerais (Ética e Filosofia, Atualidades História e Geografia de Mato Grosso) e Conhecimentos Específicos (Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal, Organização e Estatuto da Polícia Judiciária Civil/MT).

Além das provas objetivas, os inscritos foram avaliados por títulos, exame de saúde, teste físico, avaliação psicológica e investigação social. A validade do concurso foi de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Histórico de Notícias

30/09/2021

Concursos PM e PC MT: Governador anuncia editais para outubro!

Foram anunciados para o mês de outubro os editais dos concursos PM e PC MT, que garantirão vagas para a área de Segurança do estado. Saiba mais informações!

Continuar lendo
17/08/2021

Concurso PC MT: Comissão organizadora está sendo definida!

Concurso PC MT deve acontecer no segundo semestre de 2021 e a comissão organizadora já está sendo formada. Saiba mais sobre os processos do certame!

Continuar lendo
11/08/2021

Concurso PC MT: Novo edital está confirmado para o 2º semestre!

Governador do Mato Grosso flexibilizou o orçamento para poder incluir o concurso PC MT nas realizações do segundo semestre de 2021! Entenda!

Continuar lendo
06/05/2021

Concurso PC MT: Edital para Investigador e Escrivão em breve!

Estudos estão sendo feitos para a realização de um novo concurso PC MT, veja mais informações sobre vagas e salários que poderão ser ofertados na seleção.

Continuar lendo
23/02/2021

Concurso PC MT: No edital em estudo e pode sair em breve!

Novo edital do concurso da Polícia Civil do Mato Grosso está em estudos e parece cada vez mais próximo de ser publicado. Saiba mais!

Continuar lendo
07/01/2021

Concurso PC MT: Orçamento é aprovado; edital poderá contar com 2.632 vagas!

Foi aprovado o orçamento para a realização do novo concurso PC MT (Polícia Civil do Mato Grosso). A previsão é que o edital oferte 2.632 vagas!

Continuar lendo
20/07/2017

Concurso PC MT: Últimas horas de inscrições para Delegado com salários de R$ 19,3 mil!

Últimas horas para se inscrever no concurso de Delegado da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso (PC MT). Salários de R$ 19,3 mil!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais