Concurso PEFOCE: Comissão organizadora é formada; edital irá ofertar 170 vagas!

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, confirmou um novo edital para o concurso PEFOCE (Perícia Forense do Estado do Ceará). As oportunidades serão destinadas para cargos de nível superior de formação. A previsão é que o edital seja publicado em breve, o certame irá contemplar as carreiras de Perito Criminal, Perito Legista, ...

Status do concurso: Previsto
BAIXE GRÁTIS: e-Book Oportunidades para Mudar de Vida em 2021
Cadastre-se e receba: e-Book Concursos 2021 + Guia Definitivo para montar um Plano de Estudos + Bônus Especiais!

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, confirmou um novo edital para o concurso PEFOCE (Perícia Forense do Estado do Ceará). As oportunidades serão destinadas para cargos de nível superior de formação.

A previsão é que o edital seja publicado em breve, o certame irá contemplar as carreiras de Perito Criminal, Perito Legista, Médico Perito Legista e Auxiliar de Perícia!

Confirmação do novo concurso PEFOCE

No dia 18 de novembro, o governado do Ceará, Camilo Santana, divulgou novos concursos para Segurança Pública. Entre eles, o edital do concurso PEFOCE deve ser um dos primeiros a ser publicado.

O pronunciamento foi feito durante uma live realizada nas redes sociais do Governo do Estado. O evento contou também com a participação de representantes das corporações.

Segundo informações divulgadas pelo governador Camilo Santana, a seleção da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) contará com 170 vagas, de acordo com a seguinte distribuição:

  • Perito criminal = 60 vagas;
  • Perito legista = 20 vagas;
  • Médico perito legista = 20 vagas; 
  • Auxiliar de perícia = 70 vagas.

Essas oportunidades são direcionadas aos profissionais com formação no nível superior. Para os médicos legistas, a exigência é a graduação em Medicina.

Já caso do cargo de Perito Criminal, serão aceitas graduações em: Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia (Eletrônica, Mecânica, Química), Física e Química.

Poderão concorrer às vagas de Perito Legista os graduados em Farmácia. Se tratando das oportunidades para Auxiliar de Perícia, elas poderão ser concorridas por graduados em qualquer área.

Comissão organizadora do concurso PEFOCE

A comissão organizadora que será responsável pelos preparativos do concurso PEFOCE, já está formada. A divulgação foi realizada no Diário Oficial do Ceará, no dia 24 de novembro de 2020.

Irá presidir a comissão organizadora, o servidor Átila Einstein de Oliveira. Além dele, farão parte do grupo: Francisco Vanderlan Carvalho Vieira Filho, Victor Hugo Medeiros Alencar, Silvana Martins Rodrigues Dourado e Liano Levy Almir Gonçalves Vieira.

A informação já havia sido adiantada pelo próprio governador do Ceará, Camilo Santana, no dia 24 de novembro. Foi compartilhado pelo governador nas redes sociais, o momento da assinatura do decreto que nomeia a comissão organizadora.

“Acabo de assinar os atos administrativos criando as comissões responsáveis pelos concursos da área da segurança pública, que anunciei semana passada. Serão publicados já no Diário Oficial de hoje”, compartilhou o governador Camilo Santana, em suas redes socais.

Este é um passo importante nessa fase inicial do concurso PEFOCE. A comissão organizadora terá a responsabilidade por coordenar e fiscalizar todos os trâmites envolvendo a seleção. Desde a elaboração do projeto básico do certame, definição da banca organizadora, até a fase de homologação do resultado final.

Atribuições dos cargos do concurso PEFOCE

Médico Perito Legista de 1ª Classe: Exercer, no campo pericial respectivo, a função técnico-científica, realizando perícias médico-legais, no vivo e no morto para determinação da natureza de lesões ou da causa mortis, e a consequente elaboração de laudos periciais.

Perito Criminal de 1ª Classe: Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Perito Criminal de 1ª Classe/Ciências Contábeis: Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Perito Criminal de 1ª Classe/Ciências da Computação: Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Perito Criminal de 1ª Classe/Engenharia Civil: Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Perito Criminal de 1ª Classe/Engenharia: Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Perito Criminal de 1ª Classe/Engenharia Eletrônica: Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Perito Criminal de 1ª Classe/Engenharia Mecânica: Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Perito Criminal de 1ª Classe/Engenharia Química: Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Perito Criminal de 1ª Classe/Física: Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Perito Criminal de 1ª Classe/Química: Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Perito Legista de 1ª Classe/Farmácia: Exercer, no campo pericial respectivo, a função técnico científica procedendo a perícias laboratoriais para determinação da causa mortis ou natureza de lesões, e a consequente elaboração de laudos periciais.

Auxiliar de Perícia de 1ª Classe: Auxiliar os Peritos Legistas e Criminais, de sua área de competência, os trabalhos periciais internos e externos de sua responsabilidade.

Último Concurso PEFOCE

O último certame aconteceu em 2011, quando contou com a oferta de 170 vagas, mais cadastro reserva, para os cargos de Médico Perito Legista, Perito Criminal, Perito Legista e Auxiliar de Perícia. Todas as oportunidades exigiram nível superior. A organização do certame ficou a cargo do Cebraspe.

Os salários na época variavam entre R$ 1.897,61 e R$ 7.582,45, para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Os candidatos foram avaliados em duas fases. A primeira contou com prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. O exame objetivo teve questões de conhecimentos básicos, sobre as disciplinas de Português, Atualidades, Noções de Informática e Noções de Direito Processual e Penal. A prova contou ainda com questões de conhecimentos específicos de cada área.

segunda fase foi dividida entre as seguintes etapas:

– Curso de formação e treinamento profissional, de caráter eliminatório e classificatório;
– Exame de capacidade física (AESP);
– Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
– Investigação Social, de caráter eliminatório.

Todas as fases foram realizadas na cidade de Fortaleza/CE.

Histórico de Notícias

26/11/2020

Concurso PEFOCE: Comissão organizadora formada; edital ofertará 170 vagas!

Está formada a comissão organizadora que será responsável pelos trâmites do novo concurso PEFOCE. Edital irá contemplar 170 vagas!

Continuar lendo
18/11/2020

Concurso PEFOCE: Governador relata novo edital com oferta de 170 vagas!

Camilo Santana, governador do Ceará, anunciou novos concursos para a Segurança Pública do estado do Ceará, incluindo o concurso Pefoce.

Continuar lendo
11/09/2019

Concurso PEFOCE: Secretário prevê edital ainda neste ano!

Segundo informações do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, o novo edital do Concurso Pefoce será publicado ainda este ano.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais