Concurso PM PR: 2.400 vagas ainda no primeiro semestre!

Atenção concurseiro! O novo concurso da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR) vai acontecer ainda no primeiro semestre de 2019. Serão 2.400 novos policiais militares! » Prepare-se para o concurso PM PR + BÔNUS (GRÁTIS) « A informação foi anunciada por meio de uma publicação em uma rede social do deputado estadual Mauro Moraes (PSDB...

Status do concurso: Previsto

Última Notícia

Imagem Concurso PMPR: Edital poderá ser publicado nesta semana!

Concurso PMPR: Edital poderá ser publicado nesta semana!

O concurso PMPR (Polícia Militar do Estado do Paraná) está autorizado e seu edital poderá ser divulgado ainda nesta semana.

Continuar Lendo

Mais materiais PM - PR - Polícia Militar Paraná

Histórico de Notícias

30/05/2019

Concurso PMPR: EDITAL publicado neste semestre!

Ótima notícia concurseiros paranaenses! O concurso PMPR (Polícia Militar do Paraná) terá seu edital publicado ainda neste semestre.

Continuar lendo

Atenção concurseiro! O novo concurso da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR) vai acontecer ainda no primeiro semestre de 2019. Serão 2.400 novos policiais militares!

» Prepare-se para o concurso PM PR + BÔNUS (GRÁTIS) «

A informação foi anunciada por meio de uma publicação em uma rede social do deputado estadual Mauro Moraes (PSDB). Segundo ele, o governador Ratinho Júnior (PSD) vai abrir o edital até o final do mês de junho.

twitter

Conforme informações da Assessoria de Imprensa da corporação, o edital aguarda a autorização oficial para ser publicado, sem colocar um prazo para que isso aconteça.

O deputado estadual afirmou que não haverá custo com o certame, que será bancado pelas inscrições dos candidatos. Os aprovados devem ser empossados em 2020.

Edital da PM PR será publicado neste semestre

Nesta semana foi registrado uma movimentação do concurso PMPR, no Protocolo Geral do Estado do Paraná.

A tramitação indicou que autos saíram da Secretaria da Fazenda, para o setor de orçamento da Secretaria de Segurança Pública para providências.

O concurso PM PR vem sendo aguardando desde o ano de 2018, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, já autorizou a realização de um novo concurso com a oferta de 2.400 vagas.

A Polícia Militar do Estado do Paraná, espera que o edital seja divulgado ainda neste semestre, segundo informações da corporação, o órgão vem trabalhando para a contratação da banca organizadora do concurso.

O concurso PM PR foi regionalizado conforme as regiões militares e os números de vagas previstas.

Requisitos para ser um Policial Militar do Paraná

Para ser nomeado o candidato deverá ter sido aprovado em todas as fases do concurso público e encontrar-se dentro do número de vagas previstas nas respectivas turmas.

São requisitos básicos para a posse:

– Ter sido aprovado em todas as fases do concurso, nos termos regulados no Edital;

– Ter nacionalidade brasileira;

– Estar em dia com as obrigações eleitorais;

– Estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar;

– Comprovar conclusão do ensino médio;

– Ter no máximo 30 (trinta) anos de idade na data do primeiro dia da inscrição;

– CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no mínimo categoria ‘B’;

– Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

Vagas e salários do concurso da Polícia Militar do Paraná

Serão ofertadas 2.400 vagas para o cargo de Soldado. Após ingressar como Soldado de 2ª Classe, o militar estadual é matriculado no Curso de Formação de Soldados, composto por aulas teóricas e práticas e, ao final, considerado aprovado será promovido a Soldado de 1ª Classe.

– Vencimento básico Soldado 2ª Classe: R$ 1.895,72;

– Vencimento básico Soldado 1ª Classe: R$ 4.180,07.

A distribuição de vagas do último concurso da PM-PR  foi regionalizada, com a opção sendo realizada no momento da inscrição.

1º Região Militar: Curitiba, região metropolitana e litoral;

2º Região Militar: Londrina e região;

3º Região Militar: Maringá e região;

4º Região Militar: Ponta Grossa e região;

5º Região Militar: Cascavel e região.

Nova-PM-PR

Etapas do concurso

O concurso PMPR deverá ser composto pelas seguintes etapas:

Prova de Conhecimentos: de caráter eliminatório e classificatório, nos termos definidos no Edital e no Edital convocatório;

Exame de Capacidade Física: de caráter eliminatório, nos termos definidos no Edital e no Edital convocatório;

Exame de Sanidade Física: de caráter eliminatório, nos termos definidos no Edital e no Edital convocatório;

Avaliação Psicológica: de caráter eliminatório, nos termos definidos no Edital e no Edital convocatório;

Pesquisa Social e Documental: de caráter eliminatório, nos termos definidos no Edital e no Edital convocatório.

Curso de Formação

Aprovado no concurso público os candidatos deverão frequentar, na condição de Soldados de 2ª Classe, o Curso de Formação Soldados, nos termos definidos pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar.

O Curso de Formação de Soldados é realizado nas Escolas de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças, no Centro de Ensino e Instrução, assim como poderá ser descentralizado para qualquer Unidade da Polícia Militar no Estado, na Capital e no Interior, preferencialmente na região escolhida pelo candidato para lotação inicial.

O Curso de Formação de Soldado Policial Militar destina-se a propiciar ao militar estadual os conhecimentos necessários à execução de atividades de polícia ostensiva e da preservação da ordem pública, através dos tipos, modalidades e processos de policiamento ostensivo e velado, previstos nas Constituições Federal e Estadual e legislações e atos normativos vigentes, em regime de dedicação exclusiva, incluindo atividades noturnas, feriados e finais de semana, não sendo possível a liberação para frequência a outros cursos ou atividades estranhas à Corporação, sendo possível ainda sujeitar-se ao regime de internato.

Nova-pmpr

Sobre a PM PR

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Paraná. Ela é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados, assim como os membros do Corpo de Bombeiros.

A Polícia Militar do Paraná foi criada como uma unidade de Caçadores, em 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da polícia militar paranaense mostra uma honrosa participação em episódios que marcaram a vida nacional.

Admissão

Existem duas formas de ingressar na PMPR: como Soldado ou como Oficial.

Soldado

O candidato presta concurso público, e após aprovado, frequenta o Curso de Formação de Soldados com a duração de nove meses. Ao término do curso é classificado como Soldado de 1ª Classe. As demais promoções dependem de concurso interno, estando o policial obrigado a prestar um tempo mínimo de serviço em determinadas graduações (Cabo no mínimo 2 (dois) anos como Soldado, 3º Sargento no mínimo 2 (dois) anos como Cabo, 2º Sargento no mínimo 4 (quatro) anos como 3º Sargento, 1º Sargento no mínimo 2 (dois) anos como 2º Sargento, Subtenente no mínimo 2 (dois) anos como 1º Sargento. A promoção para Primeiro Sargento depende do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos. A promoção para Segundo Sargento e para Subtenente é por merecimento e antiguidade.

O Soldado pode chegar ao posto de Coronel, desde que aprovado no Curso Especial de Oficiais, permitido ao Subtenente e ao Primeiro Sargento, no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, como Capitão e no Curso Superior de Polícia, como Tenente-coronel.

Oficial

O candidato presta concurso público e após aprovado, frequenta o Curso de Formação de Oficiais por três anos na Academia Policial Militar do Guatupê. Ao término do curso é classificado como Aspirante a Oficial. O Aspirante a Oficial pode chegar ao posto de Coronel, desde que aprovado no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, como Capitão e no Curso Superior de Polícia, como Tenente-coronel.

Nova-PM-PR

Último concurso PM-PR

O último concurso PMPR para o cargo de Soldado teve seu edital publicado no ano de 2012, na ocasião foram ofertadas 4.445 vagas, sendo 2.223 vagas para a 1ª turma e 2.222 para a 2ª turma. Na época ficou limitado o ingresso de candidatas do sexo feminino em até 50% das vagas ofertadas.

A banca organizadora responsável pela execução do certame, foi a FAFIPA.

Foram registrados no total, 106.543 candidatos inscritos, uma concorrência de aproximadamente 24 candidatos por vaga.

O certame foi regionalizado conforme as Regiões Militares e o número de vagas previstos, devendo o candidato no momento da inscrição ter realizado a opção da região que iria atuar.

1º Região Militar: Curitiba, região metropolitana e litoral;

2º Região Militar: Londrina e região;

3º Região Militar: Maringá e região;

4º Região Militar: Ponta Grossa e região;

5º Região Militar: Cascavel e região.

Lotação Mínima: o candidato aprovado teve que permanecer em qualquer uma das unidades pertencentes à Região Militar escolhida (abrangendo todos os municípios, distritos, vilas e demais localidades que estejam sob a responsabilidade territorial da Unidade) pelo prazo mínimo de 5 anos, salvo promoção, após este período podendo ser lotado em qualquer unidade do Estado.

A avaliação dos candidatos foi mediante a 5 (cinco) etapas, sendo:

1ª etapa: Prova de Conhecimentos (eliminatório e classificatório);

2ª etapa: Exame de Capacidade Física (eliminatório);

3ª etapa: Exame de Sanidade Física (eliminatório);

4ª etapa: Avaliação Psicológica (eliminatório);

5ª etapa: Pesquisa Social e Documental (eliminatório).

Nova-brasao

A prova de conhecimentos foi composta por 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, mais uma redação. A duração para realizar as duas provas foi no tempo de 5 horas.

O conteúdo programático da prova consistiu nas seguintes disciplinas:

♦ Língua Portuguesa: 10 questões;

♦ Matemática: 7 questões;

♦ História: 6 questões;

♦ Geografia: 6 questões;

♦ Informática: 5 questões;

♦ Estatuto da Criança e do Adolescente: 3 questões;

♦ Atualidades: 3 questões.

A prova foi realizada nas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

» Prepare-se para o concurso PMPR + BÔNUS (GRÁTIS) «

O exame de capacidade física (TAF), foi composto por 3 (três) testes, sendo eles:

• Shuttle Run;

• Tração em barra fixa (para candidatos do sexo masculino);

• Isometria em barra fixa (para candidatas do sexo feminino);

• Corrida de 2.400 metros.

Última notícia

Concurso PMPR: EDITAL publicado neste semestre!

Acompanhe nossas

redes sociais