Pesquisar no blog

Concurso Prefeitura Belo Horizonte – MG: Novo edital já tem banca definida!

Um novo concurso Prefeitura de Belo Horizonte – MG acontecerá em breve para o cargo de Analista de Políticas Públicas. Ademais, a carreira conta com as especialidades de Serviço Social e Psicologia.

Além disso, a banca organizadora do certame já foi definida, de forma que são poucos os trâmites que ainda impedem a publicação do novo edital.

 

Concurso Prefeitura Belo Horizonte – MG: situação atual

Primeiramente, é importante recordar que no início de 2020 a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania realizou um processo seletivo visando a contratação temporária de Analistas Sociais com formação em Serviço Social.

Ademais, foram ofertadas 22 oportunidades temporárias, de forma que com o término do contrato, a capital de Minas Gerais prepara agora uma seleção para efetivos.

Além disso, os preparativos para o novo concurso foram iniciados em dezembro de 2020, quando uma comissão organizadora foi formada para cuidar da análise das necessidades da Prefeitura e do processo de escolha e contratação da banca organizadora.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Banca organizadora

Portanto, os trâmites para a realização do novo concurso da Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais, estão avançados. Isso porque a banca organizadora do certame foi divulgada no último dia 17 de janeiro, por meio do Diário Oficial do Estado.

Sendo assim, a responsável por receber as inscrições dos candidatos e pela aplicação das etapas avaliativas da seleção será o Instituto IBDO (Instituto Brasileiro de Incentivo ao Desenvolvimento Organizacional).

Além disso, com a banca organizadora definida, os próximos passos são a contratação do Instituto e o alinhamento dos últimos detalhes do cronograma, para que o edital possa ser publicado em seguida.

“Após a publicação do resultado da seleção da entidade que realizará o concurso, teremos a formalização da contratação, a elaboração e, por fim, a publicação do edital, que trará os detalhes em relação aos prazos e outras ações referentes ao concurso. As provas acontecerão ainda em 2022”, consta em nota da prefeitura.

Vagas, cargos e remunerações

Em suma, o novo concurso Prefeitura Belo Horizonte – MG ofertará 23 oportunidades para o cargo de Analista de Políticas Públicas. Ademais, 22 delas serão para a especialidade de Serviço Social, enquanto 1 será para a de Psicologia.

Além disso, também existirão oportunidades para formação de cadastro reserva, de forma que os aprovados poderão ser convocados durante todo o período de validade do concurso.

Ademais, de acordo com o projeto básico, que funciona como um espelho do edital, para concorrer ao cargo será necessário que os concurseiros possuam nível superior completo de escolaridade na área (Serviço Social ou Psicologia), além de registro no conselho profissional competente.

É igualmente importante mencionar que os aprovados no concurso público contarão com remunerações iniciais no valor de R$ 4.646,28 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Concurso Prefeitura Belo Horizonte – MG: provas

Além disso, de acordo com o projeto básico do certame, os candidatos do concurso Prefeitura Belo Horizonte – MG serão avaliados por meio de duas etapas avaliativas, sendo elas de Prova Objetiva e Discursiva, que possuirão caráter eliminatório e classificatório.

Nesse sentido, para a Prova Objetiva será necessário que os inscritos na seleção respondam a 50 questões de múltipla escolha acerca das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (incluindo estudo e interpretação de texto): 5 questões;
  • Conhecimento do Suas (legislação, normativas e orientações técnicas): 25 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 20 questões.

 

Ademais, tal avaliação valerá de 0 a 100 pontos, de forma que será considerado aprovado aquele que obtiver 60% de aproveitamento no conjunto total de disciplinas.

Por outro lado, para a Prova Discursiva os candidatos do processo seletivo deverão responder a 3 questões discursivas acerca do tema de Assistência Social (Proteção Social, Gestão, Provimento e Controle Social no Suas).

Último concurso para Analista de Políticas Públicas

Também é válido mencionar que o último concurso Prefeitura Belo Horizonte – MG para o cargo de Analista de Políticas Públicas aconteceu em 2015, quando foram ofertadas 55 vagas para as seguintes especialidades:

  • Administração;
  • Ciências Atuariais;
  • Ciências Contábeis;
  • Educação Física; e
  • Psicologia.

 

Ademais, a banca organizadora responsável pelo certame foi a Fundação Renato Azeredo (FRA), que aplicou aos candidatos da seleção as Provas Objetivas e de Redação, de caráter eliminatório e classificatório.

Além disso, a avaliação objetiva contou com as disciplinas de Língua Portuguesa, Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Gestão Pública, Legislação municipal aplicada e Conhecimentos Específicos.

Concurso BH para Auditor Fiscal

Por fim, é igualmente importante mencionar que outro concurso em Belo Horizonte conta com inscrições abertas para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos Municipais, com uma oferta de 14 oportunidades de nível superior.

Além disso, os salários a serem recebidos pelos aprovados nessa seleção serão de R$ 15.022,52 para as jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Ademais, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 03 de fevereiro por meio do site da banca organizadora do certame, a RBO Concursos .

Também é essencial destacar que as avaliações objetivas e discursivas do processo seletivo estão previstas para os dias 26 e 27 de março.

Histórico de Notícias

30/07/2021

Concurso Belo Horizonte – MG: Novo edital para Auditores está em pauta!

O concurso Belo Horizonte MG para Auditores pode ter seu edital publicado este ano. A previsão é que isso ocorra entre os meses de outubro e novembro. Veja!

Continuar lendo
29/07/2021

Concurso Belo Horizonte – MG: Confira os gabaritos das provas!

Os gabaritos preliminares do concurso Belo Horizonte MG já saíram. Veja mais sobre o concurso público, e sobre novos editais para a Prefeitura de BH.

Continuar lendo
02/07/2021

Concurso Belo Horizonte – MG: Banca para Auditor é oficializada!

A banca do concurso BH para selecionar Auditores foi oficializada em publicação no Diário Oficial: será a RBO. Confira os detalhes!

Continuar lendo
22/06/2021

Concurso Belo Horizonte – MG: Edital publicado com 1.066 vagas tem nova comissão!

O concurso SMS BH tem nova comissão organizadora para 1.000 vagas ofertadas. Os editais já foram publicados em 2020 e as provas remarcadas para julho.

Continuar lendo
10/05/2016

Prefeitura de Belo Horizonte realiza concurso com 65 vagas

O Concurso Prefeitura de Belo Horizonte tem a missão de preencher 65 vagas com candidatos de nível médio e superior.

Continuar lendo
15/06/2015

O que cai na prova: Prefeitura de Belo Horizonte – MG – Analista de Políticas Públicas

Continuar lendo
15/06/2015

Análise de edital: Prefeitura de Belo Horizonte – MG

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais