Concurso SEED PR: Comissão organizadora formada! | Nova Concursos

Concurso SEED PR: Comissão organizadora formada!

O novo concurso SEED PR (Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná) segue previsto e agora conta com a comissão organizadora formada. A expectativa é que o edital possa ser publicado nos próximos meses e oferte 500 vagas. Lembrando que enquanto a seleção não ocorre, a Secretaria tem realizado, anualmente, processos seleti...

Status do concurso: Previsto

O novo concurso SEED PR (Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná) segue previsto e agora conta com a comissão organizadora formada. A expectativa é que o edital possa ser publicado nos próximos meses e oferte 500 vagas.

Lembrando que enquanto a seleção não ocorre, a Secretaria tem realizado, anualmente, processos seletivos temporários.

Concurso SEED PR: situação atual

Comissão formada

Foi publicado no Diário Oficial do Paraná, os nomes dos membros que compõem a comissão organizadora do concurso SEED PR. A equipe ficará responsável pelo dimensionamento da demanda de vagas.

A equipe é composta por 15 servidores, sendo boa parte deles de departamentos da SEED PR. Entretanto, há também membros do Grupo Orçamentário Financeiro e do Setor de Manutenção e Transporte.

Sendo assim, com a comissão formada, os números de vagas e cargos a serem oferecidos no próximo edital podem ser alterados. Isso porque o aval do governador foi dado em 2019, podendo não ser mais válido.

Vale ressaltar que, em dezembro de 2020, o órgão informou que não seria possível realizar o concurso neste ano devido à Lei Complementar 173/2020. Segundo a legislação, está proibida a realização de concursos para a criação de vagas e aumento de despesas durante 2021.

“Já temos um concurso aprovado para oferta de 500 vagas. No entanto, a pandemia inviabilizou esse plano no momento, impedindo a realização de concurso por conta da Lei 173/2020, pela qual não é possível aumentar despesas correntes com pessoal”, informou a Secretaria.

Sobre a SEED PR

Missão/Objetivos

A Secretaria de Estado da Educação tem por objetivo a definição e a execução da política governamental no setor de educação básica e de educação profissional, visando à melhoria das condições de vida da população.

Compete à Secretaria adequar a oferta à demanda por escolaridade básica de forma prioritária e por escolaridade profissional, de acordo com a política governamental, de maneira autônoma ou em cooperação com os municípios, primando-se pela qualidade dos resultados.

Último concurso SEED PR

O último concurso SEED PR ocorreu em 2013 com o objetivo de preencher mais de 13.771 vagas para os cargos de Pedagogo e Professor, nas especialidades de Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Matemática, Pedagogia, Português, Química, Sociologia.

Além disso, é importante frisar que o certame exigiu licenciatura plena na respectiva área de atuação, ou em pedagogia, para o cargo de pedagogo, e ofertava remuneração de R$ 1.044,94, mais auxílio transporte de R$ 304,00 por jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Etapas de provas

A seleção foi composta pelas seguintes etapas:

  • Prova objetiva: caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Redação: caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Didática: caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Títulos: caráter classificatório;
  • Avaliação Médica: caráter eliminatório.

Prova Objetiva

A prova objetiva de conhecimentos conteve 40 questões objetivas de múltipla escolha (A, B, C, D, E), assim divididas:

  • Conhecimento Comum – 10 questões
  • Conhecimento Específico – 20 questões
  • Fundamentos da Educação – 10 questões
  • Total – 40 questões

 

O candidato com duas inscrições homologadas, além dessas 40 questões acima descritas, deveriam responder às 20 questões de Conhecimentos Específicos correspondentes à segunda inscrição.

Na prova objetiva cada resposta correta valeu 0,25 pontos, totalizando 10 pontos.

Prova de Redação

Nesta fase do concurso SEED PR, foi exigida uma redação dissertativo argumentativa, na modalidade padrão formal da Língua Portuguesa, com no mínimo 15 e no máximo 20 linhas sobre um determinado tema.

Para a correção das redações foram observados os seguintes critérios:

1- Adequação à proposta:
a) O texto não é cópia integral dos textos de apoio (coletânea);
b) O texto mantém-se dentro do tema proposto;
c) O texto apresenta-se como dissertativo-argumentativo,
d) O texto obedece ao número mínimo de 15 e máximo de 20 linhas.

2- Conteúdo do texto;
a) Progressão (grau de informatividade) e coerência;
b) Qualidade do conteúdo: capacidade do candidato para selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, informações, opiniões e argumentos, incluindo o bom uso da coletânea, em defesa de um ponto de vista, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguístico-discursivos necessários para a construção do seu texto.

3- Linguagem:
a) Coesão: uso adequado e expressivo dos recursos linguísticos como atividade de composição textual;
b) Norma padrão: domínio da norma padrão formal da Língua Portuguesa.

4- Critérios para anulação da redação:
a) Reprodução total dos textos de apoio (coletânea);
b) Fuga total do tema;
c) Não se tratar de um texto dissertativo-argumentativo;
d) Não obedecer ao número mínimo de 15 e máximo de 20 linhas.

A prova de redação correspondeu ao total de 10 pontos. Para obter aprovação na Prova de Conhecimentos, o candidato deveria alcançar o mínimo de 6 pontos.

Histórico de Notícias

27/08/2021

Concurso Seed PR: Editais publicados com 800 vagas temporárias!

Atenção concurseiros! Foram lançados dois editais para o concurso Seed PR. Serão ofertadas 800 vagas temporárias. Inscrições vão até 08 de setembro.

Continuar lendo
04/08/2021

Concurso SEED PR: Comissão organizadora para 500 vagas é formada!

Depois selecionar temporários em 2020, um novo edital será publicado para efetivos no concurso SEED PR. A comissão organizadora já está formada!

Continuar lendo
09/07/2018

Concurso SEED-PR: 2018: Últimas horas para se inscrever!

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED - PR), divulgou o edital do seu novo processo seletivo. Serão 100 vagas para Professores e Intérprete.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais