Concurso Sefaz RJ: Novo edital ofertará 50 vagas | Nova Concursos

Concurso Sefaz RJ: Novo edital terá oferta de 50 vagas!

Decreto publicado permite que o estado do Rio de Janeiro possa prover até 2.127 vagas após o bloqueio estabelecido pelo Regime de Recuperação Fiscal – RRF. Dentre as vagas, 50 oportunidades serão destinadas para um possível concurso Sefaz RJ.  Vale ressaltar que tal documento não é uma autorização e emborao orçamento do estado para 202...

Status do concurso: Previsto
BAIXE GRÁTIS: e-Book Oportunidades para Mudar de Vida em 2021
Cadastre-se e receba: e-Book Concursos 2021 + Guia Definitivo para montar um Plano de Estudos + Bônus Especiais!

Decreto publicado permite que o estado do Rio de Janeiro possa prover até 2.127 vagas após o bloqueio estabelecido pelo Regime de Recuperação Fiscal – RRF. Dentre as vagas, 50 oportunidades serão destinadas para um possível concurso Sefaz RJ. 

Vale ressaltar que tal documento não é uma autorização e emborao orçamento do estado para 2021 não tenha como previsão a realização da seleção, isso não é motivo para desânimo, pois em ocasiões anteriores, já foi demonstrada a necessidade de concurso para preenchimento do quadro de pessoal da Sefaz RJ.

 

 

 

Concurso Sefaz RJ: situação atual

O Decreto nº 47.585/2021 foi publicado no Diário Oficial do Estado e prevê o bloqueio de 2.127 vagas na Sefaz, PGE, SEDUC, Polícia Civil, Polícia Militar, entre outros órgãos. O bloqueio é para instrução de procedimento administrativos com vistas ao provimento de cargos efetivos.

No caso da Sefaz RJ, foram estabelecidos os seguintes quantitativos máximos:

  • 30 cargos de Auditor Fiscal da Receita Estadual;
  • 10 cargos de Analista em Finanças Públicas;
  • 10 cargos de Agente de Fazenda.

 

Em setembro de 2019, foi apresentada a necessidade de recomposição do quadro de servidores da Sefaz RJ. De acordo com o que consta a ata da 220º Reunião Extraordinária do Conselho Superior de Fiscalização Tributária, o então Conselheiro Rodrigo Aguieiras sugeriu que um novo concurso fosse realizado para Auditor Fiscal na especialidade de Tecnologia da Informação.

Já este ano, rumores sobre uma nova seleção voltaram a circular. Isso porque, em reunião realizada no final de março, a Gestão da Fazenda teria demonstrado interesse em realizar um novo concurso com 25 a 30 vagas para Auditor Fiscal.

Conforme o titular da pasta, Guilherme Mercês, atualmente o Tesouro conta com apenas 20 servidores. Na área de Tecnologia da Informação, por exemplo, não há quase nenhum efetivo.

⇒ Confira a ata da 2ª reunião extraordinária ⇐

No entanto, vale ressaltar que desde o início da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o Estado do Rio de Janeiro está proibido de realizar concursos públicos, exceto para as áreas de Saúde, Educação e Segurança. Além disso, a LOA não trouxe previsão orçamentária para a pasta.

Concurso Sefaz RJ: Carreira

Requisitos

Para ingressar na carreira de Auditor Fiscal e Oficial de Fazenda do concurso Sefaz RJ, é preciso ter os seguintes requisitos:

Auditor Fiscal: Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de ensino Superior, fornecido por Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Oficial de Fazenda: Curso Superior em Ciências Contábeis e registro atualizado no Conselho Regional de Contabilidade.

Remuneração

No último edital para Auditor Fiscal, que ocorreu em 2103, a remuneração prevista em edital foi de R$ 13.186,76. Oito anos depois, é possível que esse valor já tenha sido reajustado. De acordo com consulta ao Portal da Transparência do estado, é possível encontrar servidor ganhando mais de R$ 30 mil.

Último concurso SEFAZ RJ

O último concurso Sefaz RJ aconteceu no ano de 2013, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC). A seleção contou com 50 vagas para Auditor Fiscal da Receita Estadual. Na estatística geral, foram registradas 7.772 inscrições, ocasionando a concorrência média de 155 candidatos por vaga.

Etapas do último concurso

A avaliação dos candidatos foi realizada através de uma única etapa, composta por duas provas de caráter eliminatório e classificatório. Cada prova teve duração máxima de cinco horas e contou com 100 questões de múltipla escolha. As provas foram realizadas em dois domingos subsequentes.

Na primeira prova, foram cobradas as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Administração e Informática, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos e Auditoria e Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil e Direito Penal.

Já a segunda avaliação contou com temas relacionados a Direito Empresarial (Comercial), Economia e Finanças Públicas, Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico, além de Direito Tributário, Legislação Tributária e Legislação das Receitas não Tributárias.

Para ser considerado habilitado na etapa, foi preciso obter nota igual ou superior a 130 pontos, além de pontuação mínima em cada uma das disciplinas, conforme consta no quadro abaixo:

 

⇒ Confira o último edital do concurso Sefaz RJ 2013! ⇐

Histórico de Notícias

23/04/2021

Concurso Sefaz RJ: Sem novas seleções cresce o número de cargos vagos!

Novo Concurso Sefaz RJ não é lançado desde 2013 e Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro apresenta problemas com quadro de funcionários.

Continuar lendo
06/09/2019

Concurso SEFAZ RJ: Novo certame é sugerido pelo Conselho!

Durante a Reunião Extraordinária do Conselho Superior de Fiscalização Tributária, foi proposto pelo Conselheiro, a relização de um novo concurso.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais