- Página Inicial
- Concurso Semec PA: Edital com 379 vagas é republicado!
O concurso SEMEC PA (Secretaria Municipal de Educação do Pará) conta com edital reaberto. As oportunidades são para cargos de nível superior, com salários de até R$ 3,5 mil!
As vagas são destinadas para carreiras na área da Educação, os participantes podem ser inscrever até outubro e serão avaliados através de uma prova objetiva.
As inscrições podem ser realizadas do dia 27 de setembro até as 12h do dia 15 de outubro deste ano, através do site da bnaca organizadora, AOCP .
Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário com todas as informações atualizadas e em seguida pagar uma taxa no valor de R$ 80,00.
A solicitação de isenção da taxa de inscrição será realizada via internet no período das 23h59min do dia 27 até 29 de setembro.
O certame oferta 379 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para cargos da carreira do Magistério Municipal. As oportunidades são para os seguintes cargos:
O candidato aprovado no presente Concurso Público deverá comprovar, até a data da posse, os seguintes requisitos para a investidura no cargo:
a) ser brasileiro nato/naturalizado ou possuir os direitos inerentes a tal nas condições previstas no art. 12, §1º da Constituição Federal;
b) possuir os pré-requisitos exigidos para o exercício do cargo na data da posse;
c) estar em dia com as obrigações militares (se do sexo masculino) e eleitorais, comprovadas à época da nomeação;
d) estar em gozo dos direitos políticos;
e) ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data da posse;
f) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo a ser avaliada por uma junta multidisciplinar específica criada pela Prefeitura Municipal de Belém – PMB durante o processo de investidura do cargo;
g) nos últimos 05 (cinco) anos, na forma da legislação vigente:
g.1) não haver sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo/emprego ou função pública;
g.2) não ter sido condenado em processo criminal, por sentença transitada em julgado, pela prática de crimes contra a Administração Pública capitulados no Título XI da Parte Especial no Código Penal Brasileiro, na Lei n.º 7.492, de 16 de junho de 1985 e na Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992.
A avaliação dos candidatos será por meio de prova objetiva (para todos os cargos), realizada na data provável de 5 de dezembro, na cidade de Belém/PA, com duração de 4 horas.
Os locais e horários da prova serão informados no site da banca organizadora, AOCP, a partir do dia 24 de novembro.
Ocorrerá ainda uma prova discursiva e uma prova de títulos como critérios de avaliação dos candidatos.
A prova objetiva será composta de 50 (cinquenta) questões distribuídas por áreas de conhecimento. Cada questão da prova objetiva terá 5 (cinco) alternativas, sendo que cada questão terá apenas 1 (uma) alternativa correta. Será atribuída pontuação 0 (zero) às questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção assinalada, com rasuras ou preenchidas a lápis.
O candidato para ser aprovado na prova objetiva deverá, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos no edital:
• Obter no mínimo 50% (cinquenta por cento) da pontuação máxima possível para os cadernos de Conhecimentos Gerais, que engloba os cadernos de Língua Portuguesa (quando houver), Atualidades (quando houver), Legislação e Noções de Informática e;
• Obter no mínimo 50% (cinquenta por cento) da pontuação máxima possível para o caderno de Conhecimentos Específicos.
O conteúdo programático da prova irá constar as seguintes disciplinas:
– Língua Portuguesa: 10 questões;
– Legislação: 10 questões;
– Noções de Informática: 05 questões;
– Conhecimentos Específicos: 25 questões.
– Atualidades: 10 questões;
– Legislação: 10 questões;
– Noções de Informática: 05 questões;
– Conhecimentos Específicos: 25 questões.
O concurso público destina-se ao provimento de vagas existentes, sob o regime estatutário, no grupo ocupacional magistério da Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, e tem prazo de validade de 2 (dois) anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria Municipal de Educação – SEMEC.
Em 1964, com o objetivo de fortalecer o ensino de nível primário e a promoção da cultura, foi criada a Fundação Educacional do Município de Belém (FEMB). Quatro anos depois, a fundação se transformou em Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
Atualmente, a cultura é gerida por um órgão específico da Prefeitura de Belém (FUMBEL), deixando, portanto, a SEMEC apenas como Secretaria Municipal de Educação.
Competências: Orientar a política educacional do Município, fomentar, organizar e manter os diversos níveis de ensino do Município de Belém, bem como promover o aprimoramento cultural da população desta cidade, através dos meios adequados ao seu alcance.
Principais Serviços: Projetos que são desenvolvidos para qualificação de professores e alunos da Rede Municipal de Ensino, primando pela educação de qualidade no município.
O concurso Semec PA foi retomado e as inscrições reabertas até outubro. São 379 vagas ofertadas para vários cargos e especialidades. Confira detalhes!
Continuar lendo