Concurso TJDFT: Órgão estuda publicar novo edital para Técnico Judiciário e Analista Judiciário!

Após a aprovação da PLOA 2021, órgão realiza um estudo sobre a possibilidade de divulgar um edital para o novo concurso TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios). O novo certame do tribunal, visa o preenchimento de vagas para os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário, nos níveis médio e superior, res...

Status do concurso: Previsto

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

Após a aprovação da PLOA 2021, órgão realiza um estudo sobre a possibilidade de divulgar um edital para o novo concurso TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios).

O novo certame do tribunal, visa o preenchimento de vagas para os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário, nos níveis médio e superior, respectivamente. O edital de abertura poderá ofertar mais de 110 vagas!

Estudo para a realização do novo concurso TJDFT

Dentre as 53.111 vagas previstas para concursos públicos em 2021, estão reservadas 111 vagas para provimento no TJDFT. As oportunidades foram mencionadas na PLOA 2021 (Proposta de Lei Orçamentário Anual).

Segundo informações da Assessoria de Imprensa do órgão, existem estudos em andamento sobre um novo concurso TJDFT para as carreiras de Técnico Judiciário e Analista Judiciário.

“O entendimento da presidência do TJDFT repousa na necessidade de adequação da força de trabalho do tribunal, no sentido de conjugar o quantitativo de cargos das carreiras judiciárias, bem como as respectivas áreas de atuação e especialidades, às novas formas de execução das atividades e da prestação de serviços, impostas pelas sucessivas inovações legislativas e tecnológicas”, relatou o departamento.

Todavia, ainda será confirmado posteriormente se o TJDFT irá realizar essa seleção no ano de 2021. Ainda conforme informações da Assessoria de Imprensa, está sendo considerada a escassez de recursos no órgão.

“É sabido que a realização de novos concursos envolve custo elevado. Dessa forma, o tribunal segue buscando o aproveitamento de candidatos aprovados em concursos de outros órgãos, em detrimento da realização de novo concurso público”, salientou a Assessoria de Imprensa.

Déficit de cargos no TJDFT nas áreas de Apoio e Magistratura

De acordo com informações disponíveis no Portal de Transparência do TJDFT, atualmente, o órgão conta, com 438 cargos vagos para área de Apoio. Desse total, 224 cargos vagos são para Analista Judiciário, 211 cargos vagos para Técnico Judiciário e 03 cargos vagos para Auxiliar.

Na área da Magistratura, há 128 vagas em aberto. Dessas, 113 cargos vagos são para a função de Juiz Substituto e 15 cargos vagos para Juiz de Direito.

O TJDFT não realiza certame desde o ano de 2015. O prazo de validade da seleção era de um ano, prorrogável por igual período, e foi encerrado em 2017. Dessa forma, o tribunal não conta com concurso em validade e precisa realizar uma nova seleção para preenchimento das vacâncias.

Sobre o TJDFT

Órgão integrante do Poder Judiciário Federal, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios é um tribunal único. Conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988, em seu art. 21, XIII, compete à União, organizar e manter o Poder Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios. Ou seja, o TJDFT possui um aspecto exclusivo em relação aos demais tribunais que compõem a Justiça Estadual: o seu orçamento é oriundo da União, o que o torna um órgão federal com jurisdição local.

A Justiça do DF é composta por duas instâncias ou dois graus de jurisdição. O chamado primeiro grau compõe-se de Juízes de Direito e Juízes de Direito Substitutos e compreende as Circunscrições Judiciárias e suas respectivas varas. É na primeira instância que os magistrados analisam e julgam uma ação apresentada à Justiça do DF. Já a segunda instância é composta por desembargadores que têm a função de reexaminar as decisões proferidas na primeira instância, quando submetidas à sua apreciação. Porém há determinadas ações que, em razão da matéria, são examinadas diretamente na segunda instância.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios disponibiliza, à sociedade, centenas de Varas e Juizados em várias Regiões Administrativas do Distrito Federal. Servidores e Magistrados são continuamente capacitados e são feitas pesquisas periódicas de satisfação, sempre com a intenção de melhorar continuamente o desempenho da instituição e de prestar a melhor Justiça possível.

Porém, o TJDFT não se limita a julgar processos e está sempre atento às questões sociais que afligem a população. Assim, além da função judicial, que se relaciona diretamente com a sua missão institucional, o Tribunal possui iniciativas voluntárias e projetos que levam doações, cursos e informações à população e que contribuem para a pacificação de escolas e comunidades.

Missão

Proporcionar à sociedade do Distrito Federal e dos Territórios o acesso à justiça e a resolução dos conflitos, por meio de um atendimento de qualidade, promovendo a paz social.

Visão

Até 2020, apresentar resultados que reflitam o aumento da produção, da eficiência e da qualidade em nossa atuação.

Valores

– Imparcialidade;

– Ética;

– Celeridade;

– Credibilidade;

– Transparência.

Cadeia de Valor do TJDFT

A Cadeia de Valor tem como objetivo identificar os principais fluxos de processos dentro do Tribunal.

Ética no TJDFT

Informações sobre Ética no TJDFT, assim como as decisões e orientações da Comissão e Coordenadoria de Ética.

Último concurso TJDFT

O último concurso TJDFT teve seu edital publicado no ano de 2015. Na ocasião, foram ofertadas 80 vagas para os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário. As carreiras exigiam os níveis médio e superior, respectivamente.

Para a função de Técnico Judiciário, foram ofertadas vagas área Administrativa e nas especialidades de Enfermagem e Programação de Sistemas. Para o cargo de Analista Judiciário, as oportunidades foram para a área Judiciária, sem especialidade e para Oficial de Justiça Avaliador Federal.

Ainda havia vagas para as especialidades de Odontologia, Medicina (Psiquiatria, Pediatria, Neurologia, Ginecologia-Obstetrícia e Clínica Médica), Suporte em Tecnologia da Informação, Psicologia, Biblioteconomia e Análise de Sistemas.

O último certame teve como banca organizadora responsável pelos trâmites o Cebraspe. Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva foi composta por 120 questões, distribuídas pelas disciplinas de Conhecimentos Básicos (50 questões) e Conhecimentos Específicos (70 questões). O exame de Conhecimentos Básicos contou com os seguintes itens:

– Língua Portuguesa;

– Noções de Informática;

– Ética no Serviço Público;

– Atualidades.

Os participantes inscritos nas vagas de Analista Judiciário, nas especialidades de Análise de Sistemas e Suporte em Tecnologia da Informação e Técnico Judiciário, na especialidade de Programação de Sistemas ainda responderam questões de Língua Inglesa.

Histórico de Notícias

08/09/2020

Concurso TJDFT: Órgão estuda possibilidade de novo edital para Técnico e Analista!

Após a aprovação da PLOA 2021, órgão realiza um estudo sobre a possibilidade de publicar um edital para o novo concurso TJDFT.

Continuar lendo
23/01/2020

Concurso TJDFT: Saiu o resultado provisório da prova de títulos!

Foi divulgado o resultado provisório da prova de títulos do concurso TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios).

Continuar lendo
08/01/2020

Concurso TJDFT: Divulgada convocação para a prova de títulos!

Saiu o resultado final da prova oral e a convocação para prova de títulos do concurso TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios).

Continuar lendo
03/10/2019

Concurso TJDFT: Candidatos são convocados para entrevista pessoal!

O TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) divulgou a convocação para a entrevista pessoal e análise de vida pregressa.

Continuar lendo
26/09/2019

Concurso TJDFT: Presidente solicita análise de déficit nos cargos do tribunal!

O Concurso TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), já iniciou uma análise dos cargos vagos no órgão.

Continuar lendo
25/09/2019

Concurso TJDFT: Presidente solicita análise para realização do certame!

O Presidente do órgão, Romão Cícero de Oliveira, enviou uma solicitação de análise para a realização de um novo Concurso TJDFT.

Continuar lendo
10/11/2015

TJDFT prorroga prazo de inscrições após instabilidade em site

TJDFT prorroga inscrições após instabilidade no site. Prazo termina hoje.

Continuar lendo
29/10/2015

Especial dos Concursos – TJDFT

Confira tudo sobre a seleção do TJDFT no nosso novo programa, o Especial dos Concursos.

Continuar lendo
22/10/2015

Inscrições para o TJDFT começam hoje. Salários são de até R$8,8 mil!

Inscrições para o TJDFT começam hoje. Saiba detalhes!

Continuar lendo
13/10/2015

O que cai na prova: TJDFT

TJDFT abre 80 vagas de concurso público para níveis médio e superior. Saiba o que cai na prova.

Continuar lendo
12/10/2015

Concurso TJDFT: 80 vagas e salários de R$ 8.863,84

O concurso TJDFT tem o objetivo de selecionar 80 novos profissionais para os cargos de Analista e Técnico Judiciários.

Continuar lendo
20/07/2015

TJDFT: concurso aguardado para este semestre

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais