Pesquisar no blog

Concurso UFPB: Reitor confirma edital para este ano e em 2023!

Boas notícias para os concurseiros! Foi confirmado que um novo concurso UFPB (Universidade Federal da Paraíba) será realizado este ano. Ademais, também é previsto um edital para 2023.

Além disso, para este ano são previstas cerca de 92 oportunidades entre carreiras Técnico-Administrativas de classes C, D e E. Sendo assim, se você se interessa pela seleção, confira a seguir todos os detalhes conhecidos!

 

Concurso UFPB: situação atual

Portanto, é essencial recordar, primeiramente, que um novo concurso UFPB é aguardado desde 2021, quando havia sido anunciado com a previsão de oferta de 120 oportunidades.

Ademais, na última quarta-feira, 18 de maio, durante uma live o reitor da universidade, professor Valdiney Gouveia, confirmou que um novo edital será publicado ainda em 2022, até o mês de setembro.

Além disso, o reitor também comentou que a oferta de oportunidades pode ser reduzida, visto que cerca de 65 aprovados na última seleção foram convocados nesses 18 meses de administração da instituição.

Sendo assim, Gouveia revelou que deverão ser ofertadas, no mínimo, 92 oportunidades. Ademais, o reitor ainda anunciou que outro edital pode ser publicado em 2023, com cerca de 72 oportunidades.

“Há expectativa e todo um empenho para que, em setembro deste ano, se concretize esse objetivo. A UFPB precisa renovar os seus quadros. É importante renovar, dar oportunidade a jovens que possam contribuir e dar diferentes perspectivas”, disse o reitor.

Dessa forma, é possível que maiores detalhes sejam revelados em breve, visto que ainda deverão ser confirmados o quantitativo de vagas e informados com maiores detalhes os cargos a serem ofertados.

Além disso, também poderá ser contratada uma banca organizadora que receba as inscrições dos candidatos e viabilize e aplique as etapas avaliativas da seleção, como as provas objetivas.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Vagas, cargos e salários

Nesse sentido, é provável que o próximo concurso da Universidade Federal da Paraíba oferte 92 oportunidades para carreiras Técnico-Administrativas de classes C, D e E, conforme divulgado em 2021.

Além disso, o destaque é para o cargo de Assistente em Administração, que exigirá apenas o nível médio de escolaridade. Ademais, as demais carreiras a serem contempladas poderão ser as seguintes:

  • Assistente de Alunos;
  • Técnico em Assuntos Educacionais;
  • Técnico de Laboratório;
  • Administrador; e
  • Contador.

 

Sendo assim, o próximo concurso público, que deverá ser realizado ainda em 2022, poderá exigir dos concurseiros os níveis médio, técnico e superior de escolaridade.

Ademais, como mencionado anteriormente, ainda são poucas as informações conhecidas, de forma que os salários atuais ainda não foram revelados.

Último concurso UFPB

Portanto, enquanto não são divulgados maiores detalhes acerca da nova seleção, é essencial que os interessados iniciem sua preparação com base em antigos editais publicados pela instituição.

Dessa forma, o último concurso UFPB foi realizado em 2018, quando foram ofertadas 131 oportunidades entre cargos de níveis médio, técnico e superior de escolaridade, como Assistente em Administração, Administrador e Técnico em Assuntos Educacionais.

Além disso, os aprovados da época e contratados pela Universidade contaram com remunerações que chegavam a R$ 4,6 mil, sem incluir os benefícios.

Ademais, a seleção ocorreu sob a organização do Instituto AOCP e a lotação dos aprovados aconteceu nos campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte.

É igualmente essencial frisar que o concurso contou com mais de 75 mil inscritos. Nesse sentido, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, quando responderam a 50 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas a seguir:

  • Português;
  • Matemática;
  • Informática;
  • Legislação; e
  • Conhecimentos Específicos.

 

Além disso, para ser considerado como aprovado foi necessário que o concurseiros obtivesse, no mínimo, 50% ou mais do total de pontos da avaliação.

Vale frisar, ainda, que os inscritos no cargo de Técnico passaram também por uma prova prática que ocorreu na capital do estado.

Sobre a UFPB

A Universidade Federal da Paraíba, anteriormente Universidade da Paraíba, é uma Instituição autárquica de regime especial de ensino, pesquisa e extensão, vinculada ao Ministério da Educação, com estrutura multi-campi e atuação nas cidades de João Pessoa, Areia, Rio Tinto e Mamanguape, e Bananeiras.

A Universidade tem sua origem com a criação, em 1934, da primeira escola de nível superior, a Escola de Agronomia do Nordeste, na cidade de Areia, exatamente quando as tendências profissionais da comunidade ainda são fortemente acentuadas para Medicina, Advocacia ou Sacerdócio, carreiras já tradicionais entre famílias da classe dominante rural e àquela altura aspirações dos setores de classe média da população.

Após uma luta de vários anos, envolvendo a comunidade acadêmica, a sociedade como um todo e a classe política local, foi criada a Universidade Federal de Campina Grande, com o desmembramento da Universidade Federal da Paraíba, através da Lei nº 10.419, de 09 de abril de 2002, integrada pelo Campus I, na cidade de Campina Grande, abrangendo o Centro de Ciências e Tecnologia – CCT; Centro de Humanidades – CH e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS; Campus II, na cidade de Cajazeiras, abrange o Centro de Formação de Professores – CFP; Campus III, na cidade de Sousa, abrange o Centro de Ciências Jurídicas e Sociais – CCJS e o Campus IV, na cidade de Patos, abrange o Centro de Saúde e Tecnologia Rural – CSTR.

 

Histórico de Notícias

24/11/2021

Concurso UFPB: Mais de 100 vagas em 2022, diz reitor!

O reitor Valdiney Gouveia anunciou um concurso UFPB para 2022, com 150 vagas! Entretanto, ainda há um concurso vigente, realizado em 2018! Entenda!

Continuar lendo
13/05/2021

Concurso UFPB: Trâmites para novo edital já foram iniciados!

Um novo concurso UFPB já iniciou os trâmites para ter um novo edital publicado. A previsão é de vagas para Professores e Servidores em 2022. Confira!

Continuar lendo
04/02/2016

Terminam hoje as inscrições das 154 vagas para a UFPB

Inscrições para UFPB terminam hoje. Veja como participar!

Continuar lendo
28/12/2015

UFPB retifica edital e inclui disciplina de informática para todos os cargos

UFPB publica primeira retificação em edital de concurso. Confira quais foram as mudanças!

Continuar lendo
27/10/2015

O que cai na prova: UFPB

UFPB abre concurso com 154 vagas de concurso para candidatos de todos os níveis. Confira o que cai na prova.

Continuar lendo
23/10/2015

UFPB tem concurso com 154 vagas para todos os níveis de escolaridade

UFPB abre concurso com 154 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Confira como participar da seleção!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais