Compartilhar:

Confira temas atuais que podem ser cobrados nas provas de concursos e ENEM!

icone calendario 06 mar 2019

Se você está se preparando para ser aprovado em um concurso público ou deseja atingir uma boa nota no ENEM, saiba que é imprescindível estar bem informado sobre os problemas atuais.

Lembre-se que os assuntos que afetam diretamente a vida dos brasileiros certamente servirão de tema, tanto para questões de provas objetivas quanto para tema de redação.

Para evitar ser pego de surpresa na hora da prova, é importante procurar familiarizar-se com os mais variados assuntos, ler o que for relacionado e principalmente estabelecer seus próprios argumentos e pontos de vista.

Para auxiliar na sua preparação, confira algumas dicas para manter-se bem informado e ainda possíveis temas que poderão ser cobrados nas provas futuras!

Dicas

– É tradição das bancas escolher assuntos da atualidade. Portanto é importante ficar atento as principais notícias no Brasil, o que ocorre no exterior pode até surgir na redação, mas apenas como fator secundário e elemento de comparação.

– Evite se informar utilizando apenas uma fonte. As fake news, notícias falsas que se espalham de forma rápida principalmente nas mídias sociais, têm sido um problema com consequências graves. Portanto busque sempre checar a procedência das informações, de preferência em mais de duas fontes que sejam confiáveis.

– Não se limite somente aos assuntos atuais. Dentre os principais temas levantados nas provas e redações, há os mais atuais e os atemporais, por exemplo, um tema que envolva um contexto histórico. Por isso é importante pesquisar também sobre a origem dos problemas.

– Ao se informar sobre um assunto, é aconselhável conversar sobre o tema com amigos ou familiares, desta forma você será capaz de explicar o que pensa com suas próprias palavras. O que também ajuda a fixar as informações na memória.

– A última dica é voltada para redação. Procure escrever suas ideias, pontos de vista e argumentos sobre determinado assunto. Imagine, ao escrever, que esse é o tema da redação para o sonhado concurso público ou ENEM.

Exemplos de temas

A seguir veja alguns possíveis temas que poderão cair nas provas ou na redação. Aproveite para treinar suas habilidades, pesquisando e escrevendo sobre os seguintes assuntos:

– A Crise da Venezuela e o governo Maduro;

– Fake News e privacidade na internet;

– Combate à corrupção, Democracia e Tecnologia;

– A volta do regime militar;

– Crise na Segurança Pública, Economia e Inflação;

– Donald Trump e as tensões com a Rússia e a Coreia do Norte, União Europeia;

– Tensões no Oriente Médio (Síria, Afeganistão, Irã e Israel), Estado Islâmico e Terrorismo;

– Refugiados;

– Violência urbana;

– Reforma da previdência.

Bons estudos!

Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais