Compartilhar:

O que cai na prova: Bombeiros – RJ 2015

icone calendario 15 jun 2015

175px-Brasão_CBM_RJ O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro abriu concurso público para selecionar 300 profissionais e formação de cadastro de reserva. Para conferir mais informações sobre o certame, clique aqui e veja a Análise de Edital. 

 

Conteúdo programático
A prova objetiva contará com 40 questões de múltipla escolha.

Língua Portuguesa: Elementos de construção do texto e seu sentido. Variação Linguística. Compreensão, interpretação e organização interna do texto. Semântica. Fonética. Encontros vocálicos e consonantais; acento; paronímia e homonímia; silabação (número, estrutura, tonicidade). Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos (tempos, modos); Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão e coerência textual. Estilística: figuras de linguagem. Ortografia. Pontuação.

Raciocínio Lógico: Entendimento da estrutura lógica de relações arbitrárias entre as pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Problemas de raciocínio. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático (que envolvam, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; números de grandezas proporcionais, razão e proporção, divisão proporcional, regra de três simples e composta, porcentagem, grandezas escalares, função do 1º grau, função do 2º grau, função exponencial, área de superfícies planas, MDC, MMC, produtos notáveis, potenciação, plano cartesiano: distribuição entre dois pontos e equação da reta, sistemas lineares, probabilidade, análise combinatória); Raciocínio sequencial de números, símbolos, figuras e letras; orientação espacial e temporal; formação de conceitos e discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Operações com conjuntos. Lógica sentencial ou de primeira ordem. Proposições conectivos. Operações lógicas sobre proposições; tabelas-verdade; equivalências; leis de Morgan; diagramas lógicos, tabelas e gráficos.

 

Critérios de desempate
a) maior nota nas questões de Língua Portuguesa;
b) maior nota nas questões de Raciocínio Lógico;
c) maior idade;
d) maior número de filhos (com referência ao dia anterior ao início das inscrições);
e) casado.

 

Compre os produtos da Nova

Compre as Apostilas para o seu Concurso Público direto com a Editora Nova e parcele no cartão de crédito em até 6 x sem juros!

Acompanhe a Nova Concursos  também nas redes sociais!

facebook_logo_detail  gplus  youtube-logo

 

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros - RJ

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais